Conteúdos de ensino em ciências: as pedras fundacionais na prática docente pelo ensino por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Liliane Oliveira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/513
Resumo: RESUMO: Pesquisas como as feitas por Selbach (2010) mostram que os professores planejam suas aulas de ciências com a utilização de questionários com palavras de ordem imperativa: “Defina, conceitue, classifique”. Essa prática bastante recorrente nas aulas de ciências aponta a grande relevância dada, apenas, aos conteúdos conceituais nos planejamentos de ensino. Objetivou-se com este estudo divulgar o ensino de ciências por investigação como uma perspectiva de ensino que pode de forma eficaz orientar os professores a trabalhar além dos conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e atitudinais. O presente estudo foi fundamentado na abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa bibliográfica. Nesses termos, eanalisamos uma sequência investigativa intitulada “De onde vem o arco-íris? no intuito de verificarmos nas ações didáticas desta como trabalhar de forma articulado conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em planejamentos de aulas de ciências. Assim, foi verificado que o ensino de ciências por investigação por elucidar ações físicas, cognitivas e comportamentais dos alunos no processo de aprendizagem pode contribuir sobremaneira para esse objetivo. PALAVRAS-CHAVE: formação docente; anos iniciais; ensino  ABSTRACT: Research such as those made by Selbach (2010) show that teachers in the early years planning their science classes with the use of questionnaires with words peremptory order: "Set, conceptualise, sort." This fairly standard practice in science classes shows the great importance given, only the conceptual content in educational planning. For this reason, we aim to disseminate education research in science as a teaching strategy that can effectively guide teachers to work beyond the conceptual content, procedural and attitudinal content. This study was based on a qualitative approach with a focus on literature. In these terms, we prepared an investigative sequence entitled "Where the rainbow come from? in order to analyze the didactic actions of this working articulated form conceptual, procedural and attitudinal content in science lesson plans. Thus, it was found that the educational research in science by elucidating physical, cognitive and behavioral actions of students in the learning process can contribute greatly to this goal. KEYWORD: teacher training; early years; teaching. 
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