Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mary Soares de Lima Albuquerque, Rose
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Regina de Oliveira Cavalcanti, Laís, Stephanny das Neves Barbosa Sena, Mycaelle, Rose de Albuquerque Sarmento-Omena, Andréa, Guerda de Araújo Santos, Renata, Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/765
Resumo: A Saúde Bucal (SB) envolve aspectos relacionados ao equilíbrio estético-funcional dos dentes e às vezes não há percepções por parte dos indivíduos a cerca de sua SB. Objetivo foi investigar a autopercepção, os hábitos e o impacto da SB na QV (ISBQV) dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste (IFN).  A amostra compreendeu 210 alunos alocados em 3 grupos (G1 – alunos do IFN com serviço odontológico e que frequentam; G2 – Alunos que estudam no IFN possui serviço odontológico, porém nunca frequentaram; e o G3 – Alunos que estudam no IFN que não possui serviço odontológico). O trabalho foi desenvolvido para a análise do perfil econômico, demográfico, autopercepção e hábitos. Para medir o ISBQV foram utilizadas as questões do Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14).  Os formulários foram validados e compreenderam perfil socioeconômico, demográfico, autopercepção, hábitos e o ISBQV. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº 1.989.352. Nos três grupos pesquisados, observou-se que os escolares apresentaram boa percepção; o ISBQV foi positivo. Em algumas dimensões houve relação entre autopercepção e qualidade de vida e os dados demonstraram que a higiene buc al dos mesmos não tem contribuído para a saúde bucal (SB). Os grupos estudados têm conhecimento dos cuidados que devem ter com a SB. Não houve nenhum ISBQV dos estudantes. Em alguns aspectos houve correspondência da autopercepção com a qualidade de vida; e a higiene bucal dos alunos demonstrou ser fator de risco para a ocorrência de cárie dentária e outros agravos bucais.
id UNEAL_2be9e6304e34ab9152c807180bd37ec0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/765
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.A Saúde Bucal (SB) envolve aspectos relacionados ao equilíbrio estético-funcional dos dentes e às vezes não há percepções por parte dos indivíduos a cerca de sua SB. Objetivo foi investigar a autopercepção, os hábitos e o impacto da SB na QV (ISBQV) dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste (IFN).  A amostra compreendeu 210 alunos alocados em 3 grupos (G1 – alunos do IFN com serviço odontológico e que frequentam; G2 – Alunos que estudam no IFN possui serviço odontológico, porém nunca frequentaram; e o G3 – Alunos que estudam no IFN que não possui serviço odontológico). O trabalho foi desenvolvido para a análise do perfil econômico, demográfico, autopercepção e hábitos. Para medir o ISBQV foram utilizadas as questões do Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14).  Os formulários foram validados e compreenderam perfil socioeconômico, demográfico, autopercepção, hábitos e o ISBQV. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº 1.989.352. Nos três grupos pesquisados, observou-se que os escolares apresentaram boa percepção; o ISBQV foi positivo. Em algumas dimensões houve relação entre autopercepção e qualidade de vida e os dados demonstraram que a higiene buc al dos mesmos não tem contribuído para a saúde bucal (SB). Os grupos estudados têm conhecimento dos cuidados que devem ter com a SB. Não houve nenhum ISBQV dos estudantes. Em alguns aspectos houve correspondência da autopercepção com a qualidade de vida; e a higiene bucal dos alunos demonstrou ser fator de risco para a ocorrência de cárie dentária e outros agravos bucais.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/76510.17648/diversitas-journal-v4i2.765Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 600-6112525-521510.17648/diversitas-journal-v4i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/765/808Copyright (c) 2019 Camila Maria Beder Ribeiro G Panjwanihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMary Soares de Lima Albuquerque, Rose Regina de Oliveira Cavalcanti, LaísStephanny das Neves Barbosa Sena, Mycaelle Rose de Albuquerque Sarmento-Omena, Andréa Guerda de Araújo Santos, RenataMaria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila2021-08-19T19:43:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/765Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:56.035506Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.
title Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.
spellingShingle Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.
Mary Soares de Lima Albuquerque, Rose
title_short Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.
title_full Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.
title_fullStr Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.
title_full_unstemmed Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.
title_sort Autopercepção, hábitos e impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste.
author Mary Soares de Lima Albuquerque, Rose
author_facet Mary Soares de Lima Albuquerque, Rose
Regina de Oliveira Cavalcanti, Laís
Stephanny das Neves Barbosa Sena, Mycaelle
Rose de Albuquerque Sarmento-Omena, Andréa
Guerda de Araújo Santos, Renata
Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila
author_role author
author2 Regina de Oliveira Cavalcanti, Laís
Stephanny das Neves Barbosa Sena, Mycaelle
Rose de Albuquerque Sarmento-Omena, Andréa
Guerda de Araújo Santos, Renata
Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mary Soares de Lima Albuquerque, Rose
Regina de Oliveira Cavalcanti, Laís
Stephanny das Neves Barbosa Sena, Mycaelle
Rose de Albuquerque Sarmento-Omena, Andréa
Guerda de Araújo Santos, Renata
Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani, Camila
description A Saúde Bucal (SB) envolve aspectos relacionados ao equilíbrio estético-funcional dos dentes e às vezes não há percepções por parte dos indivíduos a cerca de sua SB. Objetivo foi investigar a autopercepção, os hábitos e o impacto da SB na QV (ISBQV) dos estudantes de um Instituto Federal do Nordeste (IFN).  A amostra compreendeu 210 alunos alocados em 3 grupos (G1 – alunos do IFN com serviço odontológico e que frequentam; G2 – Alunos que estudam no IFN possui serviço odontológico, porém nunca frequentaram; e o G3 – Alunos que estudam no IFN que não possui serviço odontológico). O trabalho foi desenvolvido para a análise do perfil econômico, demográfico, autopercepção e hábitos. Para medir o ISBQV foram utilizadas as questões do Oral Health Impact Profile-14 (OHIP-14).  Os formulários foram validados e compreenderam perfil socioeconômico, demográfico, autopercepção, hábitos e o ISBQV. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa nº 1.989.352. Nos três grupos pesquisados, observou-se que os escolares apresentaram boa percepção; o ISBQV foi positivo. Em algumas dimensões houve relação entre autopercepção e qualidade de vida e os dados demonstraram que a higiene buc al dos mesmos não tem contribuído para a saúde bucal (SB). Os grupos estudados têm conhecimento dos cuidados que devem ter com a SB. Não houve nenhum ISBQV dos estudantes. Em alguns aspectos houve correspondência da autopercepção com a qualidade de vida; e a higiene bucal dos alunos demonstrou ser fator de risco para a ocorrência de cárie dentária e outros agravos bucais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/765
10.17648/diversitas-journal-v4i2.765
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/765
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i2.765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/765/808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Camila Maria Beder Ribeiro G Panjwani
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Camila Maria Beder Ribeiro G Panjwani
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 600-611
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051276014387200