Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Silva Marcos, Débora Morgana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva Oliveira, Mayck Weverton, de Almeida, Letícia Lopes, Oliveira Rocha, Marcos, dos Santos, Aldenir Feitosa, da Silva, James Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2273
Resumo: This article analyzes a new approach to some contents in the teaching of chemistry, relating them to the production of mental maps made of fabric. The production of mind maps aimed to provide students with a more understandable method to study some chemistry subjects, facilitating the teaching-learning process and stimulating the cognitive and creative part of these students. The study model of the project has as methodology the purposeful research, execution and development that took place in a state school in the city of Arapiraca-AL, by a student of the 1st year of high school. During the course of the project, it was observed a change in students' interest in relation to chemistry classes, they showed more interest in the disciplines precisely because of the creation and exposure of materials. The produced mind maps were stored in the school's science lab, allowing other students to access them.
id UNEAL_3209354e957f3a2b0a4a3fbc7b639763
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2273
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de químicaMapas mentais; Ensino de química; Novas metodologiasMapas mentaisMental maps; chemistry teaching; New methodologies.This article analyzes a new approach to some contents in the teaching of chemistry, relating them to the production of mental maps made of fabric. The production of mind maps aimed to provide students with a more understandable method to study some chemistry subjects, facilitating the teaching-learning process and stimulating the cognitive and creative part of these students. The study model of the project has as methodology the purposeful research, execution and development that took place in a state school in the city of Arapiraca-AL, by a student of the 1st year of high school. During the course of the project, it was observed a change in students' interest in relation to chemistry classes, they showed more interest in the disciplines precisely because of the creation and exposure of materials. The produced mind maps were stored in the school's science lab, allowing other students to access them.Este artigo analisa uma nova abordagem para alguns conteúdos no ensino de química, relacionando estes com a produção de mapas mentais feitos em tecido. A produção dos mapas mentais teve como objetivo proporcionar aos alunos um método mais compreensível para se estudar alguns assuntos de química, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e estimulando a parte cognitiva e criativa destes alunos. O modelo de estudo do projeto tem como metodologia a pesquisa propositiva, a execução e o desenvolvimento se deram em uma escola estadual da cidade de Arapiraca-AL, por uma aluna do 1º ano do ensino médio. Foi observado durante a finalização do projeto a mudança de interesse dos alunos em relações as aulas de química, mostraram mais interesse com os assuntos justamente por conta da criação e a exposição dos materiais. Os mapas mentais produzidos foram armazenados no laboratório de ciências da escola, possibilitando a outros alunos o acesso a eles.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/227310.48017/dj.v7i4.2273Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2273/1815Copyright (c) 2022 Débora Morgana Da Silva Marcos, Mayck Weverton da Silva Oliveira, Letícia Lopes de Almeida, Marcos Oliveira Rocha, Aldenir Feitosa dos Santos, James Alex da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva Marcos, Débora Morganada Silva Oliveira, Mayck Weverton de Almeida, Letícia LopesOliveira Rocha, Marcosdos Santos, Aldenir Feitosada Silva, James Alex2022-10-10T03:23:25Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2273Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:35.074583Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química
title Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química
spellingShingle Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química
Da Silva Marcos, Débora Morgana
Mapas mentais; Ensino de química; Novas metodologias
Mapas mentais
Mental maps; chemistry teaching; New methodologies.
title_short Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química
title_full Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química
title_fullStr Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química
title_full_unstemmed Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química
title_sort Confecção de mapas mentais feitos em tecido como proposta inovadora no estudo de química
author Da Silva Marcos, Débora Morgana
author_facet Da Silva Marcos, Débora Morgana
da Silva Oliveira, Mayck Weverton
de Almeida, Letícia Lopes
Oliveira Rocha, Marcos
dos Santos, Aldenir Feitosa
da Silva, James Alex
author_role author
author2 da Silva Oliveira, Mayck Weverton
de Almeida, Letícia Lopes
Oliveira Rocha, Marcos
dos Santos, Aldenir Feitosa
da Silva, James Alex
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Silva Marcos, Débora Morgana
da Silva Oliveira, Mayck Weverton
de Almeida, Letícia Lopes
Oliveira Rocha, Marcos
dos Santos, Aldenir Feitosa
da Silva, James Alex
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas mentais; Ensino de química; Novas metodologias
Mapas mentais
Mental maps; chemistry teaching; New methodologies.
topic Mapas mentais; Ensino de química; Novas metodologias
Mapas mentais
Mental maps; chemistry teaching; New methodologies.
description This article analyzes a new approach to some contents in the teaching of chemistry, relating them to the production of mental maps made of fabric. The production of mind maps aimed to provide students with a more understandable method to study some chemistry subjects, facilitating the teaching-learning process and stimulating the cognitive and creative part of these students. The study model of the project has as methodology the purposeful research, execution and development that took place in a state school in the city of Arapiraca-AL, by a student of the 1st year of high school. During the course of the project, it was observed a change in students' interest in relation to chemistry classes, they showed more interest in the disciplines precisely because of the creation and exposure of materials. The produced mind maps were stored in the school's science lab, allowing other students to access them.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2273
10.48017/dj.v7i4.2273
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2273
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i4.2273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2273/1815
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento
2525-5215
10.48017/dj.v7i4
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279727394816