O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456 |
Resumo: | A dislexia é um dos mais importantes transtornos de aprendizagem. É caracterizada por dificuldade de linguagem verbal, escrita e compreensiva. Seus primeiros sinais surgem no início da vida e vão aumentando quando o sujeito entra a vida escolar. Por causa das limitações de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, no passado muitos disléxicos se evadiam a escola. E aqueles que avançavam na escolaridade não eram diagnosticados na idade escolar. Aliás, muitos disléxicos só foram diagnosticados ou autodiagnosticados na idade adulta, não recebendo apoio intelectual durante a sua formação acadêmica. Visando revelar elementos da dislexia ao longo de uma vida, neste artigo tomaremos a história de vida de uma pedagoga. Destacaremos seu percurso acadêmico e sua trajetória existencial. Mostraremos a importância da discussão acerca da dislexia, entendendo sua implicação para a vida de um grupo numeroso de pessoas. A partir do caso, enfatizaremos ser possível uma pessoa disléxica aprender, avançar e ter sucesso profissional. |
id |
UNEAL_45c26de147e420737baca77d17000101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2456 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de casodislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnósticoA dislexia é um dos mais importantes transtornos de aprendizagem. É caracterizada por dificuldade de linguagem verbal, escrita e compreensiva. Seus primeiros sinais surgem no início da vida e vão aumentando quando o sujeito entra a vida escolar. Por causa das limitações de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, no passado muitos disléxicos se evadiam a escola. E aqueles que avançavam na escolaridade não eram diagnosticados na idade escolar. Aliás, muitos disléxicos só foram diagnosticados ou autodiagnosticados na idade adulta, não recebendo apoio intelectual durante a sua formação acadêmica. Visando revelar elementos da dislexia ao longo de uma vida, neste artigo tomaremos a história de vida de uma pedagoga. Destacaremos seu percurso acadêmico e sua trajetória existencial. Mostraremos a importância da discussão acerca da dislexia, entendendo sua implicação para a vida de um grupo numeroso de pessoas. A partir do caso, enfatizaremos ser possível uma pessoa disléxica aprender, avançar e ter sucesso profissional.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/245610.48017/dj.v8i1.2456Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456/1878Copyright (c) 2022 Neide Maria de Oliveira da Silva, José do Nascimento Soares, Antonio Luiz da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Neide Maria de Oliveira daSoares, José do Nascimento Silva, Antonio Luiz da2023-01-10T03:57:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2456Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:39.511225Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso |
title |
O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso |
spellingShingle |
O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso Silva, Neide Maria de Oliveira da dislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnóstico |
title_short |
O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso |
title_full |
O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso |
title_fullStr |
O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso |
title_sort |
O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso |
author |
Silva, Neide Maria de Oliveira da |
author_facet |
Silva, Neide Maria de Oliveira da Soares, José do Nascimento Silva, Antonio Luiz da |
author_role |
author |
author2 |
Soares, José do Nascimento Silva, Antonio Luiz da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Neide Maria de Oliveira da Soares, José do Nascimento Silva, Antonio Luiz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnóstico |
topic |
dislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnóstico |
description |
A dislexia é um dos mais importantes transtornos de aprendizagem. É caracterizada por dificuldade de linguagem verbal, escrita e compreensiva. Seus primeiros sinais surgem no início da vida e vão aumentando quando o sujeito entra a vida escolar. Por causa das limitações de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, no passado muitos disléxicos se evadiam a escola. E aqueles que avançavam na escolaridade não eram diagnosticados na idade escolar. Aliás, muitos disléxicos só foram diagnosticados ou autodiagnosticados na idade adulta, não recebendo apoio intelectual durante a sua formação acadêmica. Visando revelar elementos da dislexia ao longo de uma vida, neste artigo tomaremos a história de vida de uma pedagoga. Destacaremos seu percurso acadêmico e sua trajetória existencial. Mostraremos a importância da discussão acerca da dislexia, entendendo sua implicação para a vida de um grupo numeroso de pessoas. A partir do caso, enfatizaremos ser possível uma pessoa disléxica aprender, avançar e ter sucesso profissional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456 10.48017/dj.v8i1.2456 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v8i1.2456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456/1878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário 2525-5215 10.48017/dj.v8i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279807086592 |