O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Neide Maria de Oliveira da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares, José do Nascimento, Silva, Antonio Luiz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456
Resumo: A dislexia é um dos mais importantes transtornos de aprendizagem. É caracterizada por dificuldade de linguagem verbal, escrita e compreensiva. Seus primeiros sinais surgem no início da vida e vão aumentando quando o sujeito entra a vida escolar.  Por causa das limitações de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, no passado muitos disléxicos se evadiam a escola. E aqueles que avançavam na escolaridade não eram diagnosticados na idade escolar. Aliás, muitos disléxicos só foram diagnosticados ou autodiagnosticados na idade adulta, não recebendo apoio intelectual durante a sua formação acadêmica. Visando revelar elementos da dislexia ao longo de uma vida, neste artigo tomaremos a história de vida de uma pedagoga. Destacaremos seu percurso acadêmico e sua trajetória existencial. Mostraremos a importância da discussão acerca da dislexia, entendendo sua implicação para a vida de um grupo numeroso de pessoas. A partir do caso, enfatizaremos ser possível uma pessoa disléxica aprender, avançar e ter sucesso profissional.
id UNEAL_45c26de147e420737baca77d17000101
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2456
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de casodislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnósticoA dislexia é um dos mais importantes transtornos de aprendizagem. É caracterizada por dificuldade de linguagem verbal, escrita e compreensiva. Seus primeiros sinais surgem no início da vida e vão aumentando quando o sujeito entra a vida escolar.  Por causa das limitações de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, no passado muitos disléxicos se evadiam a escola. E aqueles que avançavam na escolaridade não eram diagnosticados na idade escolar. Aliás, muitos disléxicos só foram diagnosticados ou autodiagnosticados na idade adulta, não recebendo apoio intelectual durante a sua formação acadêmica. Visando revelar elementos da dislexia ao longo de uma vida, neste artigo tomaremos a história de vida de uma pedagoga. Destacaremos seu percurso acadêmico e sua trajetória existencial. Mostraremos a importância da discussão acerca da dislexia, entendendo sua implicação para a vida de um grupo numeroso de pessoas. A partir do caso, enfatizaremos ser possível uma pessoa disléxica aprender, avançar e ter sucesso profissional.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/245610.48017/dj.v8i1.2456Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456/1878Copyright (c) 2022 Neide Maria de Oliveira da Silva, José do Nascimento Soares, Antonio Luiz da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Neide Maria de Oliveira daSoares, José do Nascimento Silva, Antonio Luiz da2023-01-10T03:57:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2456Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:39.511225Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso
title O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso
spellingShingle O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso
Silva, Neide Maria de Oliveira da
dislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnóstico
title_short O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso
title_full O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso
title_fullStr O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso
title_full_unstemmed O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso
title_sort O autodiagnóstico da dislexia na pessoa adulta: um estudo de caso
author Silva, Neide Maria de Oliveira da
author_facet Silva, Neide Maria de Oliveira da
Soares, José do Nascimento
Silva, Antonio Luiz da
author_role author
author2 Soares, José do Nascimento
Silva, Antonio Luiz da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Neide Maria de Oliveira da
Soares, José do Nascimento
Silva, Antonio Luiz da
dc.subject.por.fl_str_mv dislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnóstico
topic dislexia, transtorno, aprendizagem, diagnóstico, autodiagnóstico
description A dislexia é um dos mais importantes transtornos de aprendizagem. É caracterizada por dificuldade de linguagem verbal, escrita e compreensiva. Seus primeiros sinais surgem no início da vida e vão aumentando quando o sujeito entra a vida escolar.  Por causa das limitações de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, no passado muitos disléxicos se evadiam a escola. E aqueles que avançavam na escolaridade não eram diagnosticados na idade escolar. Aliás, muitos disléxicos só foram diagnosticados ou autodiagnosticados na idade adulta, não recebendo apoio intelectual durante a sua formação acadêmica. Visando revelar elementos da dislexia ao longo de uma vida, neste artigo tomaremos a história de vida de uma pedagoga. Destacaremos seu percurso acadêmico e sua trajetória existencial. Mostraremos a importância da discussão acerca da dislexia, entendendo sua implicação para a vida de um grupo numeroso de pessoas. A partir do caso, enfatizaremos ser possível uma pessoa disléxica aprender, avançar e ter sucesso profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456
10.48017/dj.v8i1.2456
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456
identifier_str_mv 10.48017/dj.v8i1.2456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2456/1878
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
2525-5215
10.48017/dj.v8i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279807086592