Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação Popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/614 |
Resumo: | Analisar a situação de escolas municipais à luz do ideário da Educação do Campo e da Educação Popular foi a finalidade da pesquisa que deu margem ao presente artigo, desenvolvida no Município de Canhotinho, situado no Agreste Pernambucano. Ela foi orientada pelas questões: como são desenvolvidas as práticas pedagógicas em escolas de rede municipal de Canhotinho - PE situadas em contextos rurais? Que aproximações tais práticas processam com os ideários da Educação do Campo e da Educação Popular? Seu objetivo consistiu em analisar práticas psicopedagogas em escolas municipais de contextos rurais. Canhotinho, no agreste de Pernambuco, foi o locus da pesquisa. Efetuaram-se entrevistas com 7 professoras daquela Rede Municipal e se processaram 10 sessões de observação em sala de aula. Foi possível perceber que ainda perdura, de forma alarmante, a prática das turmas multisseriadas, o que condiciona muitos desdobramentos psicopedagógicos. Percebeu-se também a predominância de características notadamente urbanocêntricas que distanciam estas realidades do ideário da educação do campo e também da educação popular. Além disso, a pesquisa deu margem a considerações que parecem pertinentes em torno da questão da identidade do Professor(a) do Campo e do Professor(a) no campo. |
id |
UNEAL_46defdc16dde5b60268145fdf5aadeb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/614 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação PopularAnalisar a situação de escolas municipais à luz do ideário da Educação do Campo e da Educação Popular foi a finalidade da pesquisa que deu margem ao presente artigo, desenvolvida no Município de Canhotinho, situado no Agreste Pernambucano. Ela foi orientada pelas questões: como são desenvolvidas as práticas pedagógicas em escolas de rede municipal de Canhotinho - PE situadas em contextos rurais? Que aproximações tais práticas processam com os ideários da Educação do Campo e da Educação Popular? Seu objetivo consistiu em analisar práticas psicopedagogas em escolas municipais de contextos rurais. Canhotinho, no agreste de Pernambuco, foi o locus da pesquisa. Efetuaram-se entrevistas com 7 professoras daquela Rede Municipal e se processaram 10 sessões de observação em sala de aula. Foi possível perceber que ainda perdura, de forma alarmante, a prática das turmas multisseriadas, o que condiciona muitos desdobramentos psicopedagógicos. Percebeu-se também a predominância de características notadamente urbanocêntricas que distanciam estas realidades do ideário da educação do campo e também da educação popular. Além disso, a pesquisa deu margem a considerações que parecem pertinentes em torno da questão da identidade do Professor(a) do Campo e do Professor(a) no campo.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/61410.17648/diversitas-journal-v4i3.614Diversitas Journal; v. 4 n. 3 (2019): Desenvolvimento Local, territorial e a colaboração da ciência; 925-9292525-521510.17648/diversitas-journal-v4i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/614/902Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T19:33:01Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/614Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:51.213385Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação Popular |
title |
Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação Popular |
spellingShingle |
Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação Popular Melo, Maria Aparecida Vieira de |
title_short |
Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação Popular |
title_full |
Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação Popular |
title_fullStr |
Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação Popular |
title_full_unstemmed |
Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação Popular |
title_sort |
Ensino em rede municipal: bem distante da Educação do Campo e da Educação Popular |
author |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_facet |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
description |
Analisar a situação de escolas municipais à luz do ideário da Educação do Campo e da Educação Popular foi a finalidade da pesquisa que deu margem ao presente artigo, desenvolvida no Município de Canhotinho, situado no Agreste Pernambucano. Ela foi orientada pelas questões: como são desenvolvidas as práticas pedagógicas em escolas de rede municipal de Canhotinho - PE situadas em contextos rurais? Que aproximações tais práticas processam com os ideários da Educação do Campo e da Educação Popular? Seu objetivo consistiu em analisar práticas psicopedagogas em escolas municipais de contextos rurais. Canhotinho, no agreste de Pernambuco, foi o locus da pesquisa. Efetuaram-se entrevistas com 7 professoras daquela Rede Municipal e se processaram 10 sessões de observação em sala de aula. Foi possível perceber que ainda perdura, de forma alarmante, a prática das turmas multisseriadas, o que condiciona muitos desdobramentos psicopedagógicos. Percebeu-se também a predominância de características notadamente urbanocêntricas que distanciam estas realidades do ideário da educação do campo e também da educação popular. Além disso, a pesquisa deu margem a considerações que parecem pertinentes em torno da questão da identidade do Professor(a) do Campo e do Professor(a) no campo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/614 10.17648/diversitas-journal-v4i3.614 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/614 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v4i3.614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/614/902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 4 n. 3 (2019): Desenvolvimento Local, territorial e a colaboração da ciência; 925-929 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v4i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275530993664 |