O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, John Victor dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Anderson da Silva, Barros, Alice Correia, Brandão, Thyara Maia, Santos, Ronildo Alves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1924
Resumo: RESUMO: Introdução: O ensino da saúde mental na graduação em enfermagem vem passando por muitas transformações em sua estrutura, tanto na organização das aulas teóricas e métodos de ensino como nas práticas nos serviços de saúde mental, gerando alguns desafios para os estudantes, professores e demais envolvidos. Objetivo: identificar na literatura a percepção do docente de enfermagem sobre a formação em saúde mental no Brasil. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS®, Web of Science®, Scopus® e CINAHL® através de uma estratégia utilizada com descritores disponibilizados no DeCS e MeSH e adotado o fluxograma PRISMA® para sistematização da revisão. A amostra foi composta por 09 artigos, resultante de uma triagem realizada por critérios de inclusão e exclusão, com auxílio da plataforma Rayyan®. Resultados: foram apresentados como pontos que potencializam a formação a perspectiva do ensino pautado na reforma psiquiátrica e nas políticas de saúde mental, utilização de teorias de enfermagem e do processo da Sistematização da Assistência em Enfermagem, metodologias ativas, utilização dos serviços como campo prático, além de abordar conteúdos sobre a comunicação terapêutica, trabalho com a família, entre outros. Os aspectos que causam vulnerabilidade no processo de ensino-aprendizagem em saúde mental são a pouca carga horária, a não participação dos docentes na construção da matriz, conteúdos generalistas e superficiais, foco nas psicopatologias, poucas atividades práticas e a dualidade do campo psiquiátrico e a atenção psicossocial. Conclusão: o ensino da saúde mental ainda é muito amplo, generalizado e fragmentado, não havendo aprofundamento nas temáticas, nas práticas e pouca relação com as demais disciplinas do currículo. PALAVRAS-CHAVE: Docente de enfermagem, Educação em enfermagem, Saúde mental.   ABSTRACT: Introduction: The teaching of mental health in undergraduate nursing has undergone many transformations in its structure, both in the organization of theoretical classes and teaching methods and in practices in mental health services, generating some challenges for students, teachers and others involved. Objective: to identify in the literature the perception of nursing professors about training in mental health in Brazil. Methods: integrative literature review carried out in the LILACS®, Web of Science®, Scopus® and CINAHL® databases through a strategy used with descriptors available in DeCS and MeSH and adopting the PRISMA® flowchart for systematizing the review. The sample consisted of 09 articles, resulting from a screening performed by inclusion and exclusion criteria, with the aid of the Rayyan® platform. Results: were presented as points that enhance training the perspective of teaching based on psychiatric reform and mental health policies, use of nursing theories and the process of Systematization of Nursing Care, active methodologies, use of services as a practical field, in addition to address contents about therapeutic communication, work with the family, among others. The aspects that cause vulnerability in the teaching-learning process in mental health are the short workload, the non-participation of teachers in the construction of the matrix, general and superficial content, focus on psychopathologies, few practical activities and the duality of the psychiatric field and the psychosocial care. Conclusion: the teaching of mental health is still very broad, generalized and fragmented, with no deepening of themes, practices and little relationship with other subjects in the curriculum. KEYWORDS: Faculty, nursing, Education, Nursing, Mental Health.
id UNEAL_48808c576be26bdd2c43fd1ac714c2cb
oai_identifier_str oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1924
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativaRESUMO: Introdução: O ensino da saúde mental na graduação em enfermagem vem passando por muitas transformações em sua estrutura, tanto na organização das aulas teóricas e métodos de ensino como nas práticas nos serviços de saúde mental, gerando alguns desafios para os estudantes, professores e demais envolvidos. Objetivo: identificar na literatura a percepção do docente de enfermagem sobre a formação em saúde mental no Brasil. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS®, Web of Science®, Scopus® e CINAHL® através de uma estratégia utilizada com descritores disponibilizados no DeCS e MeSH e adotado o fluxograma PRISMA® para sistematização da revisão. A amostra foi composta por 09 artigos, resultante de uma triagem realizada por critérios de inclusão e exclusão, com auxílio da plataforma Rayyan®. Resultados: foram apresentados como pontos que potencializam a formação a perspectiva do ensino pautado na reforma psiquiátrica e nas políticas de saúde mental, utilização de teorias de enfermagem e do processo da Sistematização da Assistência em Enfermagem, metodologias ativas, utilização dos serviços como campo prático, além de abordar conteúdos sobre a comunicação terapêutica, trabalho com a família, entre outros. Os aspectos que causam vulnerabilidade no processo de ensino-aprendizagem em saúde mental são a pouca carga horária, a não participação dos docentes na construção da matriz, conteúdos generalistas e superficiais, foco nas psicopatologias, poucas atividades práticas e a dualidade do campo psiquiátrico e a atenção psicossocial. Conclusão: o ensino da saúde mental ainda é muito amplo, generalizado e fragmentado, não havendo aprofundamento nas temáticas, nas práticas e pouca relação com as demais disciplinas do currículo. PALAVRAS-CHAVE: Docente de enfermagem, Educação em enfermagem, Saúde mental.   ABSTRACT: Introduction: The teaching of mental health in undergraduate nursing has undergone many transformations in its structure, both in the organization of theoretical classes and teaching methods and in practices in mental health services, generating some challenges for students, teachers and others involved. Objective: to identify in the literature the perception of nursing professors about training in mental health in Brazil. Methods: integrative literature review carried out in the LILACS®, Web of Science®, Scopus® and CINAHL® databases through a strategy used with descriptors available in DeCS and MeSH and adopting the PRISMA® flowchart for systematizing the review. The sample consisted of 09 articles, resulting from a screening performed by inclusion and exclusion criteria, with the aid of the Rayyan® platform. Results: were presented as points that enhance training the perspective of teaching based on psychiatric reform and mental health policies, use of nursing theories and the process of Systematization of Nursing Care, active methodologies, use of services as a practical field, in addition to address contents about therapeutic communication, work with the family, among others. The aspects that cause vulnerability in the teaching-learning process in mental health are the short workload, the non-participation of teachers in the construction of the matrix, general and superficial content, focus on psychopathologies, few practical activities and the duality of the psychiatric field and the psychosocial care. Conclusion: the teaching of mental health is still very broad, generalized and fragmented, with no deepening of themes, practices and little relationship with other subjects in the curriculum. KEYWORDS: Faculty, nursing, Education, Nursing, Mental Health.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/192410.48017/dj.v6i4.1924Diversitas Journal; Vol. 6 No. 4 (2021): Education realities in the Sars-Covid19 Pandemic ; 4001-4018Diversitas Journal; Vol. 6 Núm. 4 (2021): Realidades de la educación en la pandemia Sars-Covid 19; 4001-4018Diversitas Journal; v. 6 n. 4 (2021): Realidades da educação na Pandemia Sars-Covid 19 ; 4001-40182525-521510.48017/dj.v6i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1924/1521Copyright (c) 2021 John Victor dos Santos Silva, Anderson da Silva Moreira, Alice Correia Barros, Thyara Maia Brandão, Ronildo Alves dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, John Victor dos SantosMoreira, Anderson da SilvaBarros, Alice CorreiaBrandão, Thyara MaiaSantos, Ronildo Alves dos2024-04-19T19:49:50Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1924Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2024-04-19T19:49:50Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa
title O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa
spellingShingle O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa
Silva, John Victor dos Santos
title_short O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa
title_full O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa
title_fullStr O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa
title_full_unstemmed O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa
title_sort O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa
author Silva, John Victor dos Santos
author_facet Silva, John Victor dos Santos
Moreira, Anderson da Silva
Barros, Alice Correia
Brandão, Thyara Maia
Santos, Ronildo Alves dos
author_role author
author2 Moreira, Anderson da Silva
Barros, Alice Correia
Brandão, Thyara Maia
Santos, Ronildo Alves dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, John Victor dos Santos
Moreira, Anderson da Silva
Barros, Alice Correia
Brandão, Thyara Maia
Santos, Ronildo Alves dos
description RESUMO: Introdução: O ensino da saúde mental na graduação em enfermagem vem passando por muitas transformações em sua estrutura, tanto na organização das aulas teóricas e métodos de ensino como nas práticas nos serviços de saúde mental, gerando alguns desafios para os estudantes, professores e demais envolvidos. Objetivo: identificar na literatura a percepção do docente de enfermagem sobre a formação em saúde mental no Brasil. Métodos: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS®, Web of Science®, Scopus® e CINAHL® através de uma estratégia utilizada com descritores disponibilizados no DeCS e MeSH e adotado o fluxograma PRISMA® para sistematização da revisão. A amostra foi composta por 09 artigos, resultante de uma triagem realizada por critérios de inclusão e exclusão, com auxílio da plataforma Rayyan®. Resultados: foram apresentados como pontos que potencializam a formação a perspectiva do ensino pautado na reforma psiquiátrica e nas políticas de saúde mental, utilização de teorias de enfermagem e do processo da Sistematização da Assistência em Enfermagem, metodologias ativas, utilização dos serviços como campo prático, além de abordar conteúdos sobre a comunicação terapêutica, trabalho com a família, entre outros. Os aspectos que causam vulnerabilidade no processo de ensino-aprendizagem em saúde mental são a pouca carga horária, a não participação dos docentes na construção da matriz, conteúdos generalistas e superficiais, foco nas psicopatologias, poucas atividades práticas e a dualidade do campo psiquiátrico e a atenção psicossocial. Conclusão: o ensino da saúde mental ainda é muito amplo, generalizado e fragmentado, não havendo aprofundamento nas temáticas, nas práticas e pouca relação com as demais disciplinas do currículo. PALAVRAS-CHAVE: Docente de enfermagem, Educação em enfermagem, Saúde mental.   ABSTRACT: Introduction: The teaching of mental health in undergraduate nursing has undergone many transformations in its structure, both in the organization of theoretical classes and teaching methods and in practices in mental health services, generating some challenges for students, teachers and others involved. Objective: to identify in the literature the perception of nursing professors about training in mental health in Brazil. Methods: integrative literature review carried out in the LILACS®, Web of Science®, Scopus® and CINAHL® databases through a strategy used with descriptors available in DeCS and MeSH and adopting the PRISMA® flowchart for systematizing the review. The sample consisted of 09 articles, resulting from a screening performed by inclusion and exclusion criteria, with the aid of the Rayyan® platform. Results: were presented as points that enhance training the perspective of teaching based on psychiatric reform and mental health policies, use of nursing theories and the process of Systematization of Nursing Care, active methodologies, use of services as a practical field, in addition to address contents about therapeutic communication, work with the family, among others. The aspects that cause vulnerability in the teaching-learning process in mental health are the short workload, the non-participation of teachers in the construction of the matrix, general and superficial content, focus on psychopathologies, few practical activities and the duality of the psychiatric field and the psychosocial care. Conclusion: the teaching of mental health is still very broad, generalized and fragmented, with no deepening of themes, practices and little relationship with other subjects in the curriculum. KEYWORDS: Faculty, nursing, Education, Nursing, Mental Health.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1924
10.48017/dj.v6i4.1924
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1924
identifier_str_mv 10.48017/dj.v6i4.1924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1924/1521
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; Vol. 6 No. 4 (2021): Education realities in the Sars-Covid19 Pandemic ; 4001-4018
Diversitas Journal; Vol. 6 Núm. 4 (2021): Realidades de la educación en la pandemia Sars-Covid 19; 4001-4018
Diversitas Journal; v. 6 n. 4 (2021): Realidades da educação na Pandemia Sars-Covid 19 ; 4001-4018
2525-5215
10.48017/dj.v6i4
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051272118927360