Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Amanda Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moura, Karlliane Silva, Barbosa, James Cleudson, dos Santos, Aldenir Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/332
Resumo: Desde tempo imemoriais, a população passou a utilizar as plantas como fontes de cura de algumas doenças ou como meios para aliviar dores. Até os dias atuais ainda é perceptível o uso de plantas na fitoterapia; devido a essa importância estudos identificam as substâncias bioativas presentes em algumas plantas medicinais, tais substâncias são derivadas do metabolismo secundário dos vegetais e possuem alto potencial antioxidante, sendo capaz de prevenir e inibir a ação dos radicais livres no organismo humano. Deste modo, o objetivo deste trabalho é evidenciar a importância do estudo das substâncias produzidas pelo metabolismo secundário (capazes de prevenir algumas patologias) e demonstrar a ação de cada uma destas substâncias no organismo humano. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi de cunho bibliográfica, onde foi possível ter acesso a artigos científicos que explanavam sobre a importância e o efeito biológico dos metabólitos secundários. Com base na pesquisa realizada foi identificado os diferentes grupos de metabólicos e seus respectivos efeitos no organismo. Entre o grupo mais abundante de metabólicos estão os polifenóis ou compostos fenólicos que possuem numerosos efeitos biológicos (sequestro de radicais livres, inibição da proliferação celular, bem como seu potencial como agente antibiótico, antialérgico e anti-inflamatório). Além disso, os compostos bioativos apresentam papéis na redução do risco do câncer e doenças cardiovasculares. Diante do exposto, a presente pesquisa bibliográfica demonstrou quão importante é o estudo dos compostos bioativos na promoção a saúde. 
id UNEAL_4d75a3229cf7c8fb91c5a9c376eb45f9
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/332
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Os metabólitos secundários e sua importância para o organismoDesde tempo imemoriais, a população passou a utilizar as plantas como fontes de cura de algumas doenças ou como meios para aliviar dores. Até os dias atuais ainda é perceptível o uso de plantas na fitoterapia; devido a essa importância estudos identificam as substâncias bioativas presentes em algumas plantas medicinais, tais substâncias são derivadas do metabolismo secundário dos vegetais e possuem alto potencial antioxidante, sendo capaz de prevenir e inibir a ação dos radicais livres no organismo humano. Deste modo, o objetivo deste trabalho é evidenciar a importância do estudo das substâncias produzidas pelo metabolismo secundário (capazes de prevenir algumas patologias) e demonstrar a ação de cada uma destas substâncias no organismo humano. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi de cunho bibliográfica, onde foi possível ter acesso a artigos científicos que explanavam sobre a importância e o efeito biológico dos metabólitos secundários. Com base na pesquisa realizada foi identificado os diferentes grupos de metabólicos e seus respectivos efeitos no organismo. Entre o grupo mais abundante de metabólicos estão os polifenóis ou compostos fenólicos que possuem numerosos efeitos biológicos (sequestro de radicais livres, inibição da proliferação celular, bem como seu potencial como agente antibiótico, antialérgico e anti-inflamatório). Além disso, os compostos bioativos apresentam papéis na redução do risco do câncer e doenças cardiovasculares. Diante do exposto, a presente pesquisa bibliográfica demonstrou quão importante é o estudo dos compostos bioativos na promoção a saúde. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/33210.17648/diversitas-journal-v1i2.332Diversitas Journal; v. 1 n. 2 (2016): Jovens e projetos de vida na atualidade; 175-1812525-521510.17648/diversitas-journal-v1i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/332/326Copyright (c) 2019 Amanda Lima Cunha, Karlliane Silva Moura, James Cleudson Barbosa, Aldenir Feitosa dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Amanda LimaMoura, Karlliane SilvaBarbosa, James Cleudsondos Santos, Aldenir Feitosa2021-08-19T21:09:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/332Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:44.633931Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo
title Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo
spellingShingle Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo
Cunha, Amanda Lima
title_short Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo
title_full Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo
title_fullStr Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo
title_full_unstemmed Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo
title_sort Os metabólitos secundários e sua importância para o organismo
author Cunha, Amanda Lima
author_facet Cunha, Amanda Lima
Moura, Karlliane Silva
Barbosa, James Cleudson
dos Santos, Aldenir Feitosa
author_role author
author2 Moura, Karlliane Silva
Barbosa, James Cleudson
dos Santos, Aldenir Feitosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Amanda Lima
Moura, Karlliane Silva
Barbosa, James Cleudson
dos Santos, Aldenir Feitosa
description Desde tempo imemoriais, a população passou a utilizar as plantas como fontes de cura de algumas doenças ou como meios para aliviar dores. Até os dias atuais ainda é perceptível o uso de plantas na fitoterapia; devido a essa importância estudos identificam as substâncias bioativas presentes em algumas plantas medicinais, tais substâncias são derivadas do metabolismo secundário dos vegetais e possuem alto potencial antioxidante, sendo capaz de prevenir e inibir a ação dos radicais livres no organismo humano. Deste modo, o objetivo deste trabalho é evidenciar a importância do estudo das substâncias produzidas pelo metabolismo secundário (capazes de prevenir algumas patologias) e demonstrar a ação de cada uma destas substâncias no organismo humano. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi de cunho bibliográfica, onde foi possível ter acesso a artigos científicos que explanavam sobre a importância e o efeito biológico dos metabólitos secundários. Com base na pesquisa realizada foi identificado os diferentes grupos de metabólicos e seus respectivos efeitos no organismo. Entre o grupo mais abundante de metabólicos estão os polifenóis ou compostos fenólicos que possuem numerosos efeitos biológicos (sequestro de radicais livres, inibição da proliferação celular, bem como seu potencial como agente antibiótico, antialérgico e anti-inflamatório). Além disso, os compostos bioativos apresentam papéis na redução do risco do câncer e doenças cardiovasculares. Diante do exposto, a presente pesquisa bibliográfica demonstrou quão importante é o estudo dos compostos bioativos na promoção a saúde. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/332
10.17648/diversitas-journal-v1i2.332
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/332
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v1i2.332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/332/326
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 1 n. 2 (2016): Jovens e projetos de vida na atualidade; 175-181
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v1i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051274653335552