A formação de professores alfabetizadores na idade certa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/621 |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade sistematizar a formação de professores alfabetizadores obtida durante o Curso de formação através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que ocorreu para os professores que lidam diretamente com a alfabetização do 1º ao 3º ano das crianças nas escolas municipais de Garanhuns-PE. Metodologicamente, esse trabalho se desenvolveu por meio de um projeto “Leitura Poética Devaneios e possibilidades” o qual, ao longo da formação foi para viabilizar melhores condições de interação entre a teoria com a prática, mediada pela produção dos próprios alunos no campo educacional. Ainda foi possível permear com a interdisciplinaridade, quando foram abordadas as formas geométricas, o sistema monetário, a poesia, a leitura e a oralidade. Congratulando com a produção da releitura dos alunos dos textos e imagens, mediante ao que lhe foi apresentado no decorrer dessa sistematização. Sendo assim, por meio da intervenção pedagógica na sala de aula do 2º Ano na escola Municipal, ressignificando a formação obtida por meio do Pacto com a prática em sala de aula. Por meio desse projeto, chegou-se a seguinte conclusão de que o processo de aquisição da leitura e da escrita mediado pelo gênero literário poesia tende a corroborar com o desenvolvimento epistêmico e linguístico dos educandos de forma a promover a desenvoltura das competências e habilidades necessária para aptidão da leitura e da escrita. |
id |
UNEAL_64192526b59c3eb130a4aa5625b13f84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/621 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores alfabetizadores na idade certaO presente trabalho tem por finalidade sistematizar a formação de professores alfabetizadores obtida durante o Curso de formação através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que ocorreu para os professores que lidam diretamente com a alfabetização do 1º ao 3º ano das crianças nas escolas municipais de Garanhuns-PE. Metodologicamente, esse trabalho se desenvolveu por meio de um projeto “Leitura Poética Devaneios e possibilidades” o qual, ao longo da formação foi para viabilizar melhores condições de interação entre a teoria com a prática, mediada pela produção dos próprios alunos no campo educacional. Ainda foi possível permear com a interdisciplinaridade, quando foram abordadas as formas geométricas, o sistema monetário, a poesia, a leitura e a oralidade. Congratulando com a produção da releitura dos alunos dos textos e imagens, mediante ao que lhe foi apresentado no decorrer dessa sistematização. Sendo assim, por meio da intervenção pedagógica na sala de aula do 2º Ano na escola Municipal, ressignificando a formação obtida por meio do Pacto com a prática em sala de aula. Por meio desse projeto, chegou-se a seguinte conclusão de que o processo de aquisição da leitura e da escrita mediado pelo gênero literário poesia tende a corroborar com o desenvolvimento epistêmico e linguístico dos educandos de forma a promover a desenvoltura das competências e habilidades necessária para aptidão da leitura e da escrita.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/62110.17648/diversitas-journal-v5i3-621Diversitas Journal; v. 5 n. 3 (2020): Redes sociais asseguram o desenvolvimento; 1988-20022525-521510.17648/diversitas-journal-v5i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/621/1062Copyright (c) 2020 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T18:23:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/621Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:51.450949Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores alfabetizadores na idade certa |
title |
A formação de professores alfabetizadores na idade certa |
spellingShingle |
A formação de professores alfabetizadores na idade certa Melo, Maria Aparecida Vieira de |
title_short |
A formação de professores alfabetizadores na idade certa |
title_full |
A formação de professores alfabetizadores na idade certa |
title_fullStr |
A formação de professores alfabetizadores na idade certa |
title_full_unstemmed |
A formação de professores alfabetizadores na idade certa |
title_sort |
A formação de professores alfabetizadores na idade certa |
author |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_facet |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
description |
O presente trabalho tem por finalidade sistematizar a formação de professores alfabetizadores obtida durante o Curso de formação através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que ocorreu para os professores que lidam diretamente com a alfabetização do 1º ao 3º ano das crianças nas escolas municipais de Garanhuns-PE. Metodologicamente, esse trabalho se desenvolveu por meio de um projeto “Leitura Poética Devaneios e possibilidades” o qual, ao longo da formação foi para viabilizar melhores condições de interação entre a teoria com a prática, mediada pela produção dos próprios alunos no campo educacional. Ainda foi possível permear com a interdisciplinaridade, quando foram abordadas as formas geométricas, o sistema monetário, a poesia, a leitura e a oralidade. Congratulando com a produção da releitura dos alunos dos textos e imagens, mediante ao que lhe foi apresentado no decorrer dessa sistematização. Sendo assim, por meio da intervenção pedagógica na sala de aula do 2º Ano na escola Municipal, ressignificando a formação obtida por meio do Pacto com a prática em sala de aula. Por meio desse projeto, chegou-se a seguinte conclusão de que o processo de aquisição da leitura e da escrita mediado pelo gênero literário poesia tende a corroborar com o desenvolvimento epistêmico e linguístico dos educandos de forma a promover a desenvoltura das competências e habilidades necessária para aptidão da leitura e da escrita. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/621 10.17648/diversitas-journal-v5i3-621 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/621 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v5i3-621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/621/1062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 5 n. 3 (2020): Redes sociais asseguram o desenvolvimento; 1988-2002 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v5i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275540430848 |