Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Elaine Cristine do Amarante
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souto, Paulo Heimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/676
Resumo: Resumo: Além de refletir problemas ambientais, a Educação Ambiental também discute as relações sociais, econômicas e culturais com o ambiente, do ponto de vista ético e cidadão. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar as representações sociais de ambiente de alunos do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe. Escolheu-se as representações sociais porque são princípios organizadores que regulam as ações no cotidiano, sendo, portanto, adequadas para subsidiar as discussões que permeiam a temática cidadania e ambiente. Para tanto, utilizou-se questionários com a técnica de associações de palavras com o termo indutor "Ambiente", como também se indagou aos alunos a importância do ambiente em seu cotidiano. Além disso, para subsidiar uma melhor análise das representações dos alunos, realizou-se entrevista com uma das gestoras do CODAP, somada à análise do Projeto Pedagógico do Colégio vigente, dando ênfase à abordagem da Educação Ambiental. Em relação às respostas dos alunos, observou-se que se sentem parte do ambiente, mas que não estabelecem conexões mais profundas entre a questão ambiental e as conjunturas política, social, econômica, filosófica da mesma. Esta visão mais ampliada e crítica também não foi apresentada pela gestora do colégio em seus posicionamentos. Assim, observa-se que é necessário que a instituição escolar objeto da pesquisa, reveja o Projeto Pedagógico no tocante à EA, tanto para atendimento da legislação atual, como também para prover uma formação cidadã mais completa para seus alunos.  Palavras-chave: Currículo, Educação Ambiental, Representações Sociais. Abstract: In addition to reflecting environmental problems, Environmental Education also discusses social, economic and cultural relations with the environment from an ethical and citizen point of view. In this sense, this work had as objective to analyze the social representations of environment of students of the Colégio de Aplicação (CODAP) of Universidade Federal de Sergipe. The social representations were chosen because they are organizing principles that regulate the actions in the quotidian, being, therefore, adequate to subsidize the discussions that permeate the citizenship and environment theme. For that, questionnaires were used with the word association technique with the term inductor "Environment", as well as the students were asked the importance of the environment in their daily life. In addition, in order to support a better analysis of the students' representations, an interview was conducted with one of the managers of CODAP, in addition to the analysis of the current College's Pedagogical Project, emphasizing the Environmental Education approach. Regarding the students' responses, it was observed that they feel part of the environment, but do not establish deeper connections between the environmental issue and the political, social, economic, and philosophical conjunctures of the environment. This broader and more critical view was also not presented by the management of the college in its positions. Thus, it is observed that it is necessary for the school institution that is the object of the research to review the Pedagogical Project in relation to EE, both to comply with current legislation and to provide a more complete citizen education for its students.Keywords: Curriculum, Environmental Education, Social Representations.
id UNEAL_6cb01150846f707de403d76e8636eddb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/676
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolarResumo: Além de refletir problemas ambientais, a Educação Ambiental também discute as relações sociais, econômicas e culturais com o ambiente, do ponto de vista ético e cidadão. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar as representações sociais de ambiente de alunos do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe. Escolheu-se as representações sociais porque são princípios organizadores que regulam as ações no cotidiano, sendo, portanto, adequadas para subsidiar as discussões que permeiam a temática cidadania e ambiente. Para tanto, utilizou-se questionários com a técnica de associações de palavras com o termo indutor "Ambiente", como também se indagou aos alunos a importância do ambiente em seu cotidiano. Além disso, para subsidiar uma melhor análise das representações dos alunos, realizou-se entrevista com uma das gestoras do CODAP, somada à análise do Projeto Pedagógico do Colégio vigente, dando ênfase à abordagem da Educação Ambiental. Em relação às respostas dos alunos, observou-se que se sentem parte do ambiente, mas que não estabelecem conexões mais profundas entre a questão ambiental e as conjunturas política, social, econômica, filosófica da mesma. Esta visão mais ampliada e crítica também não foi apresentada pela gestora do colégio em seus posicionamentos. Assim, observa-se que é necessário que a instituição escolar objeto da pesquisa, reveja o Projeto Pedagógico no tocante à EA, tanto para atendimento da legislação atual, como também para prover uma formação cidadã mais completa para seus alunos.  Palavras-chave: Currículo, Educação Ambiental, Representações Sociais. Abstract: In addition to reflecting environmental problems, Environmental Education also discusses social, economic and cultural relations with the environment from an ethical and citizen point of view. In this sense, this work had as objective to analyze the social representations of environment of students of the Colégio de Aplicação (CODAP) of Universidade Federal de Sergipe. The social representations were chosen because they are organizing principles that regulate the actions in the quotidian, being, therefore, adequate to subsidize the discussions that permeate the citizenship and environment theme. For that, questionnaires were used with the word association technique with the term inductor "Environment", as well as the students were asked the importance of the environment in their daily life. In addition, in order to support a better analysis of the students' representations, an interview was conducted with one of the managers of CODAP, in addition to the analysis of the current College's Pedagogical Project, emphasizing the Environmental Education approach. Regarding the students' responses, it was observed that they feel part of the environment, but do not establish deeper connections between the environmental issue and the political, social, economic, and philosophical conjunctures of the environment. This broader and more critical view was also not presented by the management of the college in its positions. Thus, it is observed that it is necessary for the school institution that is the object of the research to review the Pedagogical Project in relation to EE, both to comply with current legislation and to provide a more complete citizen education for its students.Keywords: Curriculum, Environmental Education, Social Representations.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/67610.17648/diversitas-journal-v3i3.676Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 741-7602525-521510.17648/diversitas-journal-v3i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/676/658Copyright (c) 2019 Elaine Cristine do Amarante Matos, Paulo Heimar Soutohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Elaine Cristine do AmaranteSouto, Paulo Heimar2021-08-19T20:09:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/676Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:53.221274Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar
title Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar
spellingShingle Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar
Matos, Elaine Cristine do Amarante
title_short Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar
title_full Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar
title_fullStr Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar
title_full_unstemmed Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar
title_sort Cidadania e ambiente: representações ambientais de discentes e o papel da instituição escolar
author Matos, Elaine Cristine do Amarante
author_facet Matos, Elaine Cristine do Amarante
Souto, Paulo Heimar
author_role author
author2 Souto, Paulo Heimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Elaine Cristine do Amarante
Souto, Paulo Heimar
description Resumo: Além de refletir problemas ambientais, a Educação Ambiental também discute as relações sociais, econômicas e culturais com o ambiente, do ponto de vista ético e cidadão. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar as representações sociais de ambiente de alunos do Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe. Escolheu-se as representações sociais porque são princípios organizadores que regulam as ações no cotidiano, sendo, portanto, adequadas para subsidiar as discussões que permeiam a temática cidadania e ambiente. Para tanto, utilizou-se questionários com a técnica de associações de palavras com o termo indutor "Ambiente", como também se indagou aos alunos a importância do ambiente em seu cotidiano. Além disso, para subsidiar uma melhor análise das representações dos alunos, realizou-se entrevista com uma das gestoras do CODAP, somada à análise do Projeto Pedagógico do Colégio vigente, dando ênfase à abordagem da Educação Ambiental. Em relação às respostas dos alunos, observou-se que se sentem parte do ambiente, mas que não estabelecem conexões mais profundas entre a questão ambiental e as conjunturas política, social, econômica, filosófica da mesma. Esta visão mais ampliada e crítica também não foi apresentada pela gestora do colégio em seus posicionamentos. Assim, observa-se que é necessário que a instituição escolar objeto da pesquisa, reveja o Projeto Pedagógico no tocante à EA, tanto para atendimento da legislação atual, como também para prover uma formação cidadã mais completa para seus alunos.  Palavras-chave: Currículo, Educação Ambiental, Representações Sociais. Abstract: In addition to reflecting environmental problems, Environmental Education also discusses social, economic and cultural relations with the environment from an ethical and citizen point of view. In this sense, this work had as objective to analyze the social representations of environment of students of the Colégio de Aplicação (CODAP) of Universidade Federal de Sergipe. The social representations were chosen because they are organizing principles that regulate the actions in the quotidian, being, therefore, adequate to subsidize the discussions that permeate the citizenship and environment theme. For that, questionnaires were used with the word association technique with the term inductor "Environment", as well as the students were asked the importance of the environment in their daily life. In addition, in order to support a better analysis of the students' representations, an interview was conducted with one of the managers of CODAP, in addition to the analysis of the current College's Pedagogical Project, emphasizing the Environmental Education approach. Regarding the students' responses, it was observed that they feel part of the environment, but do not establish deeper connections between the environmental issue and the political, social, economic, and philosophical conjunctures of the environment. This broader and more critical view was also not presented by the management of the college in its positions. Thus, it is observed that it is necessary for the school institution that is the object of the research to review the Pedagogical Project in relation to EE, both to comply with current legislation and to provide a more complete citizen education for its students.Keywords: Curriculum, Environmental Education, Social Representations.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/676
10.17648/diversitas-journal-v3i3.676
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/676
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v3i3.676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/676/658
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Elaine Cristine do Amarante Matos, Paulo Heimar Souto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Elaine Cristine do Amarante Matos, Paulo Heimar Souto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 741-760
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v3i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275627462656