Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Telma de Aquino Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Cleyton de Almeida, Deneson Oliveira Lima, Conceição Maria Dias de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/777
Resumo: A migração da população rural para a zona urbana é um fenômeno que tem chamado a atenção de pesquisadores das mais diversas áreas de estudos, a fim de atenuar o efeito do deslocamento sobre a superlotação dos centros urbanos e a descontinuidade da atividade rural familiar. Visando tais fatores, objetivou-se avaliar a percepção dos jovens da comunidade Piau, distrito de Piranhas, Alagoas sobre os benefícios e entraves de residir no meio rural na atualidade. A pesquisa foi realizada em escolas da rede estadual, mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, em uma sequência nominal contendo quinze perguntas nas categorias abertas e fechadas. Os dados foram analisados, agrupados por categoria e similaridade de respostas e posteriormente foram expressos em frequência relativa. Constatou- se que 63% dos jovens gostam de residir no campo, porém 92% relatou que se tivesse oportunidade deixava o campo, por encontrarem dificuldades frente a educação continuada, falta de oportunidades, como emprego, acesso a crédito e terra. A migração pelos jovens é almejada a fim de encontrar condições melhores de vida, visto que as atividades agrarias são marginalizadas e usadas em frases construídas para incentivar/encorajar a continuidade aos estudos e/ou busca por empregos fora da comunidade rural.
id UNEAL_9bd293b777e48a06b41815fc94d86aba
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/777
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio ruralA migração da população rural para a zona urbana é um fenômeno que tem chamado a atenção de pesquisadores das mais diversas áreas de estudos, a fim de atenuar o efeito do deslocamento sobre a superlotação dos centros urbanos e a descontinuidade da atividade rural familiar. Visando tais fatores, objetivou-se avaliar a percepção dos jovens da comunidade Piau, distrito de Piranhas, Alagoas sobre os benefícios e entraves de residir no meio rural na atualidade. A pesquisa foi realizada em escolas da rede estadual, mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, em uma sequência nominal contendo quinze perguntas nas categorias abertas e fechadas. Os dados foram analisados, agrupados por categoria e similaridade de respostas e posteriormente foram expressos em frequência relativa. Constatou- se que 63% dos jovens gostam de residir no campo, porém 92% relatou que se tivesse oportunidade deixava o campo, por encontrarem dificuldades frente a educação continuada, falta de oportunidades, como emprego, acesso a crédito e terra. A migração pelos jovens é almejada a fim de encontrar condições melhores de vida, visto que as atividades agrarias são marginalizadas e usadas em frases construídas para incentivar/encorajar a continuidade aos estudos e/ou busca por empregos fora da comunidade rural.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/77710.17648/diversitas-journal-v5i2-777Diversitas Journal; v. 5 n. 2 (2020): A força feminina na consolidação da História; 729-7382525-521510.17648/diversitas-journal-v5i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/777/969Copyright (c) 2020 Maria Telma de Aquino Rodrigues, Cleyton de Almeida Araújo, Deneson Oliveira Lima, Conceição Maria Dias de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaria Telma de Aquino RodriguesAraújo, Cleyton de AlmeidaDeneson Oliveira LimaConceição Maria Dias de Lima2021-08-19T19:02:10Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/777Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:56.487776Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural
title Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural
spellingShingle Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural
Maria Telma de Aquino Rodrigues
title_short Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural
title_full Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural
title_fullStr Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural
title_full_unstemmed Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural
title_sort Êxodo Rural: perspectivas dos jovens sobre a vivencia em meio rural
author Maria Telma de Aquino Rodrigues
author_facet Maria Telma de Aquino Rodrigues
Araújo, Cleyton de Almeida
Deneson Oliveira Lima
Conceição Maria Dias de Lima
author_role author
author2 Araújo, Cleyton de Almeida
Deneson Oliveira Lima
Conceição Maria Dias de Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Telma de Aquino Rodrigues
Araújo, Cleyton de Almeida
Deneson Oliveira Lima
Conceição Maria Dias de Lima
description A migração da população rural para a zona urbana é um fenômeno que tem chamado a atenção de pesquisadores das mais diversas áreas de estudos, a fim de atenuar o efeito do deslocamento sobre a superlotação dos centros urbanos e a descontinuidade da atividade rural familiar. Visando tais fatores, objetivou-se avaliar a percepção dos jovens da comunidade Piau, distrito de Piranhas, Alagoas sobre os benefícios e entraves de residir no meio rural na atualidade. A pesquisa foi realizada em escolas da rede estadual, mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, em uma sequência nominal contendo quinze perguntas nas categorias abertas e fechadas. Os dados foram analisados, agrupados por categoria e similaridade de respostas e posteriormente foram expressos em frequência relativa. Constatou- se que 63% dos jovens gostam de residir no campo, porém 92% relatou que se tivesse oportunidade deixava o campo, por encontrarem dificuldades frente a educação continuada, falta de oportunidades, como emprego, acesso a crédito e terra. A migração pelos jovens é almejada a fim de encontrar condições melhores de vida, visto que as atividades agrarias são marginalizadas e usadas em frases construídas para incentivar/encorajar a continuidade aos estudos e/ou busca por empregos fora da comunidade rural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/777
10.17648/diversitas-journal-v5i2-777
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/777
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v5i2-777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/777/969
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 5 n. 2 (2020): A força feminina na consolidação da História; 729-738
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v5i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051276030115840