Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/451 |
Resumo: | RESUMO: A gestão de resíduos sólidos tem sido apontada pelos ambientalistas como uma das mais graves preocupações ambientais da atualidade, uma vez que o consumismo em demasia tem tomado conta da sociedade e afetado a sustentabilidade urbana. Reduzir a produção de resíduos depende de mudanças nos padrões de produção e consumo da sociedade. O presente trabalho teve por objetivo analisar a concepção dos discentes, de escolas de nível médio, sobre a geração e o descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar, bem como sensibilizá-los acerca da temática. A pesquisa foi realizada em três momentos, no primeiro foi efetivada uma visita na escola para aplicação de questionário semiestruturado, contendo questões referentes à geração e ao destino do lixo produzido, aos discentes do ensino médio. Posteriormente foi promovida uma palestra acerca da gestão dos resíduos sólidos na escola e ao final foi reaplicado o mesmo questionário a fim de conhecer o nível de assimilação do tema após a palestra. Através de análise quali-quantitativa dos questionários foi possível perceber que o conhecimento prévio dos discentes com relação à geração de resíduos na escola foi pertinente e que a promoção da palestra com a temática “a importância dos resíduos sólidos para a educação ambiental”, foi eficaz promovendo uma ampla repercussão, questionamentos e discussão acerca da temática abordada. Considera-se de suma relevância abordar temas relacionados aos resíduos sólidos e sua gestão no ambiente educacional, reforçando a ideia de que a comunidade escolar necessita de uma formação conscientizadora de tal problemática. Palavras-chave: Resíduos sólidos, Educação ambiental, Reciclagem. ABSTRACT: The management of solid waste has been singled out by environmentalists as one of the most serious environmental concerns of today, since too much consumerism has taken hold of society and affected urban sustainability. Reduce waste production depends on changes in patterns of production and consumption of society. This study aimed to analyze the design of students in high schools, on the generation and disposal of solid waste in the school environment, as well as sensitize them about the theme. The survey was conducted in three stages, the first was carried out a visit to the school applying semi-structured questionnaire containing questions regarding the generation and disposal of garbage produced to high school students. Later he was promoted a lecture about the management of solid waste in school and at the end was reapplied the same questionnaire to ascertain the level of assimilation of the subject after the lecture. Through qualitative and quantitative analysis of the questionnaires it was revealed that prior knowledge of the students regarding the generation of waste at school was poor and that the promotion of the lecture with the theme "the importance of solid waste for environmental education", was effective promoting a broad impact, and discussion questions about the theme. It is considered of paramount importance to address issues related to solid waste and its management in the educational environment, reinforcing the idea that the school community needs an awareness-training of such problems. Keywords: Solid Waste, Environmental Education, Recycling. |
id |
UNEAL_a9dfd4ddc7e0ed0061b40c203ec1584b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/451 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolarRESUMO: A gestão de resíduos sólidos tem sido apontada pelos ambientalistas como uma das mais graves preocupações ambientais da atualidade, uma vez que o consumismo em demasia tem tomado conta da sociedade e afetado a sustentabilidade urbana. Reduzir a produção de resíduos depende de mudanças nos padrões de produção e consumo da sociedade. O presente trabalho teve por objetivo analisar a concepção dos discentes, de escolas de nível médio, sobre a geração e o descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar, bem como sensibilizá-los acerca da temática. A pesquisa foi realizada em três momentos, no primeiro foi efetivada uma visita na escola para aplicação de questionário semiestruturado, contendo questões referentes à geração e ao destino do lixo produzido, aos discentes do ensino médio. Posteriormente foi promovida uma palestra acerca da gestão dos resíduos sólidos na escola e ao final foi reaplicado o mesmo questionário a fim de conhecer o nível de assimilação do tema após a palestra. Através de análise quali-quantitativa dos questionários foi possível perceber que o conhecimento prévio dos discentes com relação à geração de resíduos na escola foi pertinente e que a promoção da palestra com a temática “a importância dos resíduos sólidos para a educação ambiental”, foi eficaz promovendo uma ampla repercussão, questionamentos e discussão acerca da temática abordada. Considera-se de suma relevância abordar temas relacionados aos resíduos sólidos e sua gestão no ambiente educacional, reforçando a ideia de que a comunidade escolar necessita de uma formação conscientizadora de tal problemática. Palavras-chave: Resíduos sólidos, Educação ambiental, Reciclagem. ABSTRACT: The management of solid waste has been singled out by environmentalists as one of the most serious environmental concerns of today, since too much consumerism has taken hold of society and affected urban sustainability. Reduce waste production depends on changes in patterns of production and consumption of society. This study aimed to analyze the design of students in high schools, on the generation and disposal of solid waste in the school environment, as well as sensitize them about the theme. The survey was conducted in three stages, the first was carried out a visit to the school applying semi-structured questionnaire containing questions regarding the generation and disposal of garbage produced to high school students. Later he was promoted a lecture about the management of solid waste in school and at the end was reapplied the same questionnaire to ascertain the level of assimilation of the subject after the lecture. Through qualitative and quantitative analysis of the questionnaires it was revealed that prior knowledge of the students regarding the generation of waste at school was poor and that the promotion of the lecture with the theme "the importance of solid waste for environmental education", was effective promoting a broad impact, and discussion questions about the theme. It is considered of paramount importance to address issues related to solid waste and its management in the educational environment, reinforcing the idea that the school community needs an awareness-training of such problems. Keywords: Solid Waste, Environmental Education, Recycling.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/45110.17648/diversitas-journal-v1i1.451Diversitas Journal; Vol. 1 No. 1 (2016): Educate and research: reflecting on academic training; 03-07Diversitas Journal; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Educar e investigar: reflexionando sobre la formación académica; 03-07Diversitas Journal; v. 1 n. 1 (2016): Educar e pesquisar: refletindo sobre a formação acadêmica; 03-072525-521510.17648/diversitas-journal-v1i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/451/282Copyright (c) 2019 Maurício Cordeiro Freire, Anne Mírian da Silva Gomes, Eliane Lima da Silva Oliveira, Jaqueline Araújo de Oliveira, Maria Janiele Barbosa de Farias, Janaína Kívia Alves Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Maurício CordeiroGomes, Anne Mírian da SilvaOliveira, Eliane Lima da SilvaOliveira, Jaqueline Araújo deFarias, Maria Janiele Barbosa deLima, Janaína Kívia Alves2024-04-19T20:02:38Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/451Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2024-04-19T20:02:38Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar |
title |
Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar |
spellingShingle |
Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar Freire, Maurício Cordeiro |
title_short |
Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar |
title_full |
Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar |
title_fullStr |
Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar |
title_sort |
Análise da concepção dos alunos sobre a geração e descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar |
author |
Freire, Maurício Cordeiro |
author_facet |
Freire, Maurício Cordeiro Gomes, Anne Mírian da Silva Oliveira, Eliane Lima da Silva Oliveira, Jaqueline Araújo de Farias, Maria Janiele Barbosa de Lima, Janaína Kívia Alves |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Anne Mírian da Silva Oliveira, Eliane Lima da Silva Oliveira, Jaqueline Araújo de Farias, Maria Janiele Barbosa de Lima, Janaína Kívia Alves |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Maurício Cordeiro Gomes, Anne Mírian da Silva Oliveira, Eliane Lima da Silva Oliveira, Jaqueline Araújo de Farias, Maria Janiele Barbosa de Lima, Janaína Kívia Alves |
description |
RESUMO: A gestão de resíduos sólidos tem sido apontada pelos ambientalistas como uma das mais graves preocupações ambientais da atualidade, uma vez que o consumismo em demasia tem tomado conta da sociedade e afetado a sustentabilidade urbana. Reduzir a produção de resíduos depende de mudanças nos padrões de produção e consumo da sociedade. O presente trabalho teve por objetivo analisar a concepção dos discentes, de escolas de nível médio, sobre a geração e o descarte de resíduos sólidos no ambiente escolar, bem como sensibilizá-los acerca da temática. A pesquisa foi realizada em três momentos, no primeiro foi efetivada uma visita na escola para aplicação de questionário semiestruturado, contendo questões referentes à geração e ao destino do lixo produzido, aos discentes do ensino médio. Posteriormente foi promovida uma palestra acerca da gestão dos resíduos sólidos na escola e ao final foi reaplicado o mesmo questionário a fim de conhecer o nível de assimilação do tema após a palestra. Através de análise quali-quantitativa dos questionários foi possível perceber que o conhecimento prévio dos discentes com relação à geração de resíduos na escola foi pertinente e que a promoção da palestra com a temática “a importância dos resíduos sólidos para a educação ambiental”, foi eficaz promovendo uma ampla repercussão, questionamentos e discussão acerca da temática abordada. Considera-se de suma relevância abordar temas relacionados aos resíduos sólidos e sua gestão no ambiente educacional, reforçando a ideia de que a comunidade escolar necessita de uma formação conscientizadora de tal problemática. Palavras-chave: Resíduos sólidos, Educação ambiental, Reciclagem. ABSTRACT: The management of solid waste has been singled out by environmentalists as one of the most serious environmental concerns of today, since too much consumerism has taken hold of society and affected urban sustainability. Reduce waste production depends on changes in patterns of production and consumption of society. This study aimed to analyze the design of students in high schools, on the generation and disposal of solid waste in the school environment, as well as sensitize them about the theme. The survey was conducted in three stages, the first was carried out a visit to the school applying semi-structured questionnaire containing questions regarding the generation and disposal of garbage produced to high school students. Later he was promoted a lecture about the management of solid waste in school and at the end was reapplied the same questionnaire to ascertain the level of assimilation of the subject after the lecture. Through qualitative and quantitative analysis of the questionnaires it was revealed that prior knowledge of the students regarding the generation of waste at school was poor and that the promotion of the lecture with the theme "the importance of solid waste for environmental education", was effective promoting a broad impact, and discussion questions about the theme. It is considered of paramount importance to address issues related to solid waste and its management in the educational environment, reinforcing the idea that the school community needs an awareness-training of such problems. Keywords: Solid Waste, Environmental Education, Recycling. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/451 10.17648/diversitas-journal-v1i1.451 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/451 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v1i1.451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/451/282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; Vol. 1 No. 1 (2016): Educate and research: reflecting on academic training; 03-07 Diversitas Journal; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Educar e investigar: reflexionando sobre la formación académica; 03-07 Diversitas Journal; v. 1 n. 1 (2016): Educar e pesquisar: refletindo sobre a formação acadêmica; 03-07 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v1i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051270805061632 |