A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francielly da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Inalda Maria Duarte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do gênero textual conto para a formação de leitores, bem como no processo de desenvolvimento da escrita. Visto que, esse gênero literário abre espaço para que os discentes deixem fluir o imaginário e despertem a curiosidade e possivelmente o senso crítico. Nessa perspectiva, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do polo de Arapiraca, juntamente com um supervisor desse programa do município e a coordenação da escola consideraram a possibilidade de utilizar uma obra literária em sala aula, já que alunos estão na fase de transição da infância para a adolescência. E, devido a essas mudanças, leitura de obras como essa, podem ajudá-los a passar por essa fase, pois apresenta situações possíveis, ainda que fictícias. Além de auxiliar no processo de ensino, focalizando na ampliação de aprendizagem de Língua Portuguesa, desde a oralidade, quanto da argumentação, principalmente, leitura e escrita, promovendo uma interação necessária para que o desenvolvimento ocorra. Logo, como procedimento metodológico, inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico acerca desse gênero e posteriormente um projeto voltado a leitura e à produção textual, mais precisamente de contos, a partir das teorias estudadas. Para desenvolvimento desse trabalho, o projeto foi ancorado nas teorias de Carroll (2002), Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), entre outros.
id UNEAL_ae994f9542cb2847480d561a5e18d1ff
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/694
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escritaEste artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do gênero textual conto para a formação de leitores, bem como no processo de desenvolvimento da escrita. Visto que, esse gênero literário abre espaço para que os discentes deixem fluir o imaginário e despertem a curiosidade e possivelmente o senso crítico. Nessa perspectiva, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do polo de Arapiraca, juntamente com um supervisor desse programa do município e a coordenação da escola consideraram a possibilidade de utilizar uma obra literária em sala aula, já que alunos estão na fase de transição da infância para a adolescência. E, devido a essas mudanças, leitura de obras como essa, podem ajudá-los a passar por essa fase, pois apresenta situações possíveis, ainda que fictícias. Além de auxiliar no processo de ensino, focalizando na ampliação de aprendizagem de Língua Portuguesa, desde a oralidade, quanto da argumentação, principalmente, leitura e escrita, promovendo uma interação necessária para que o desenvolvimento ocorra. Logo, como procedimento metodológico, inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico acerca desse gênero e posteriormente um projeto voltado a leitura e à produção textual, mais precisamente de contos, a partir das teorias estudadas. Para desenvolvimento desse trabalho, o projeto foi ancorado nas teorias de Carroll (2002), Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), entre outros.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/69410.17648/diversitas-journal-v4i2.694Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 556-5652525-521510.17648/diversitas-journal-v4i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694/805Copyright (c) 2019 Francielly da Silva Oliveira, Inalda Maria Duarte de Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francielly da SilvaFreitas, Inalda Maria Duarte de2021-08-19T19:44:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/694Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:54.002762Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita
title A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita
spellingShingle A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita
Oliveira, Francielly da Silva
title_short A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita
title_full A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita
title_fullStr A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita
title_full_unstemmed A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita
title_sort A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita
author Oliveira, Francielly da Silva
author_facet Oliveira, Francielly da Silva
Freitas, Inalda Maria Duarte de
author_role author
author2 Freitas, Inalda Maria Duarte de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francielly da Silva
Freitas, Inalda Maria Duarte de
description Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do gênero textual conto para a formação de leitores, bem como no processo de desenvolvimento da escrita. Visto que, esse gênero literário abre espaço para que os discentes deixem fluir o imaginário e despertem a curiosidade e possivelmente o senso crítico. Nessa perspectiva, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do polo de Arapiraca, juntamente com um supervisor desse programa do município e a coordenação da escola consideraram a possibilidade de utilizar uma obra literária em sala aula, já que alunos estão na fase de transição da infância para a adolescência. E, devido a essas mudanças, leitura de obras como essa, podem ajudá-los a passar por essa fase, pois apresenta situações possíveis, ainda que fictícias. Além de auxiliar no processo de ensino, focalizando na ampliação de aprendizagem de Língua Portuguesa, desde a oralidade, quanto da argumentação, principalmente, leitura e escrita, promovendo uma interação necessária para que o desenvolvimento ocorra. Logo, como procedimento metodológico, inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico acerca desse gênero e posteriormente um projeto voltado a leitura e à produção textual, mais precisamente de contos, a partir das teorias estudadas. Para desenvolvimento desse trabalho, o projeto foi ancorado nas teorias de Carroll (2002), Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), entre outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694
10.17648/diversitas-journal-v4i2.694
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i2.694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694/805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Francielly da Silva Oliveira, Inalda Maria Duarte de Freitas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Francielly da Silva Oliveira, Inalda Maria Duarte de Freitas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 556-565
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275662065664