A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do gênero textual conto para a formação de leitores, bem como no processo de desenvolvimento da escrita. Visto que, esse gênero literário abre espaço para que os discentes deixem fluir o imaginário e despertem a curiosidade e possivelmente o senso crítico. Nessa perspectiva, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do polo de Arapiraca, juntamente com um supervisor desse programa do município e a coordenação da escola consideraram a possibilidade de utilizar uma obra literária em sala aula, já que alunos estão na fase de transição da infância para a adolescência. E, devido a essas mudanças, leitura de obras como essa, podem ajudá-los a passar por essa fase, pois apresenta situações possíveis, ainda que fictícias. Além de auxiliar no processo de ensino, focalizando na ampliação de aprendizagem de Língua Portuguesa, desde a oralidade, quanto da argumentação, principalmente, leitura e escrita, promovendo uma interação necessária para que o desenvolvimento ocorra. Logo, como procedimento metodológico, inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico acerca desse gênero e posteriormente um projeto voltado a leitura e à produção textual, mais precisamente de contos, a partir das teorias estudadas. Para desenvolvimento desse trabalho, o projeto foi ancorado nas teorias de Carroll (2002), Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), entre outros. |
id |
UNEAL_ae994f9542cb2847480d561a5e18d1ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/694 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escritaEste artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do gênero textual conto para a formação de leitores, bem como no processo de desenvolvimento da escrita. Visto que, esse gênero literário abre espaço para que os discentes deixem fluir o imaginário e despertem a curiosidade e possivelmente o senso crítico. Nessa perspectiva, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do polo de Arapiraca, juntamente com um supervisor desse programa do município e a coordenação da escola consideraram a possibilidade de utilizar uma obra literária em sala aula, já que alunos estão na fase de transição da infância para a adolescência. E, devido a essas mudanças, leitura de obras como essa, podem ajudá-los a passar por essa fase, pois apresenta situações possíveis, ainda que fictícias. Além de auxiliar no processo de ensino, focalizando na ampliação de aprendizagem de Língua Portuguesa, desde a oralidade, quanto da argumentação, principalmente, leitura e escrita, promovendo uma interação necessária para que o desenvolvimento ocorra. Logo, como procedimento metodológico, inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico acerca desse gênero e posteriormente um projeto voltado a leitura e à produção textual, mais precisamente de contos, a partir das teorias estudadas. Para desenvolvimento desse trabalho, o projeto foi ancorado nas teorias de Carroll (2002), Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), entre outros.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/69410.17648/diversitas-journal-v4i2.694Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 556-5652525-521510.17648/diversitas-journal-v4i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694/805Copyright (c) 2019 Francielly da Silva Oliveira, Inalda Maria Duarte de Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francielly da SilvaFreitas, Inalda Maria Duarte de2021-08-19T19:44:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/694Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:54.002762Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita |
title |
A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita |
spellingShingle |
A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita Oliveira, Francielly da Silva |
title_short |
A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita |
title_full |
A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita |
title_fullStr |
A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita |
title_full_unstemmed |
A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita |
title_sort |
A contribuição do gênero conto para a formação de leitores no processo da escrita |
author |
Oliveira, Francielly da Silva |
author_facet |
Oliveira, Francielly da Silva Freitas, Inalda Maria Duarte de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Inalda Maria Duarte de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francielly da Silva Freitas, Inalda Maria Duarte de |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do gênero textual conto para a formação de leitores, bem como no processo de desenvolvimento da escrita. Visto que, esse gênero literário abre espaço para que os discentes deixem fluir o imaginário e despertem a curiosidade e possivelmente o senso crítico. Nessa perspectiva, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do polo de Arapiraca, juntamente com um supervisor desse programa do município e a coordenação da escola consideraram a possibilidade de utilizar uma obra literária em sala aula, já que alunos estão na fase de transição da infância para a adolescência. E, devido a essas mudanças, leitura de obras como essa, podem ajudá-los a passar por essa fase, pois apresenta situações possíveis, ainda que fictícias. Além de auxiliar no processo de ensino, focalizando na ampliação de aprendizagem de Língua Portuguesa, desde a oralidade, quanto da argumentação, principalmente, leitura e escrita, promovendo uma interação necessária para que o desenvolvimento ocorra. Logo, como procedimento metodológico, inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico acerca desse gênero e posteriormente um projeto voltado a leitura e à produção textual, mais precisamente de contos, a partir das teorias estudadas. Para desenvolvimento desse trabalho, o projeto foi ancorado nas teorias de Carroll (2002), Marcuschi (2002), Bakhtin (1997), entre outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694 10.17648/diversitas-journal-v4i2.694 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v4i2.694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/694/805 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Francielly da Silva Oliveira, Inalda Maria Duarte de Freitas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Francielly da Silva Oliveira, Inalda Maria Duarte de Freitas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 556-565 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v4i2 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275662065664 |