Mentoria formal: irmã bastarda da mentoria informal?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
DOI: | 10.48017/dj.v7i4.2321 |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2321 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre como a mentoria formal é praticada e percebida a partir do olhar da mentoria informal. O pano de fundo da análise são programas formais de mentoria relacionados ao ensino superior. O texto procura apresentar a mentoria como um processo relacional de transmissão de conhecimento de uma pessoa mais experiente para outra menos experiente. Neste contexto, é apresentado, a partir da experiência do autor, o confronto entre a teoria e prática da mentoria, especificamente, programas formais de mentoria. Além da crítica ao pensamento da mentoria formal como subcategoria da mentoria, o texto apresenta a influência de modismos como coaching e mentoring para disseminação do entendimento desta classificação. Este estudo foi desenvolvido na forma de um ensaio, observando não apenas as implicações teóricas da temática de mentoria, mas refletindo sobre a sua prática. Nesta construção, a experiência pessoal do autor, enquanto administrador de programas formais de mentoria, é levada em consideração para apresentação dos principais desafios no planejamento, seleção, emparelhamento, treinamento, estrutura e monitoramento de tais programas. |
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Mentoria formal: irmã bastarda da mentoria informal?Mentoria, Mentoria informal, Mentoria formal, Programas de mentoria.Este artigo tem como objetivo refletir sobre como a mentoria formal é praticada e percebida a partir do olhar da mentoria informal. O pano de fundo da análise são programas formais de mentoria relacionados ao ensino superior. O texto procura apresentar a mentoria como um processo relacional de transmissão de conhecimento de uma pessoa mais experiente para outra menos experiente. Neste contexto, é apresentado, a partir da experiência do autor, o confronto entre a teoria e prática da mentoria, especificamente, programas formais de mentoria. Além da crítica ao pensamento da mentoria formal como subcategoria da mentoria, o texto apresenta a influência de modismos como coaching e mentoring para disseminação do entendimento desta classificação. Este estudo foi desenvolvido na forma de um ensaio, observando não apenas as implicações teóricas da temática de mentoria, mas refletindo sobre a sua prática. Nesta construção, a experiência pessoal do autor, enquanto administrador de programas formais de mentoria, é levada em consideração para apresentação dos principais desafios no planejamento, seleção, emparelhamento, treinamento, estrutura e monitoramento de tais programas.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/232110.48017/dj.v7i4.2321Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2321/1785Copyright (c) 2022 Augusto Ferreira Ramos Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos Filho, Augusto Ferreira2022-10-10T03:23:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2321Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:36.469709Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
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