Proposta de Ensino de Biologia por Investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Karine Moura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Duarte, Márcia Maria, Oliveira, Samuel Bezerra de, Santos, Marluce Roberto dos, Silva, Cristiane Santos, Moreira de Lima Filho, Adalberon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149
Resumo: O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem uma importância significativa na educação brasileira, pois, contribui com a formação inicial e continuada dos professores ampliando o elo entre universidades e escolas públicas. o principal objetivo deste artigo é relatar a elaboração e aplicação de uma proposta didática sobre o ensino de biologia por investigação desenvolvida em uma escola núcleo do PIBID. O Ensino por Investigação é uma alternativa para superar o modelo tradicional de ensino que simplifica e limita as potencialidades dos estudantes, mas, continua sendo bastante adotado ainda nas escolas. A formatação pedagógica que caracterizam a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos em três etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento e foi desenvolvida em quatro aulas do componente curricular de biologia. Por fim, ministrar aula de ciências por investigação propiciou um maior aprofundamento nos conteúdos relativos às Ciências, além de uma abordagem participativa e reflexiva e autônoma por parte dos bolsistas e supervisora da escola núcleo.      
id UNEAL_c8e1e0449fa6f3a59db5dc760b4186d5
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2149
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Proposta de Ensino de Biologia por Investigação Biologia, Ensino por Investigação, Vírus.O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem uma importância significativa na educação brasileira, pois, contribui com a formação inicial e continuada dos professores ampliando o elo entre universidades e escolas públicas. o principal objetivo deste artigo é relatar a elaboração e aplicação de uma proposta didática sobre o ensino de biologia por investigação desenvolvida em uma escola núcleo do PIBID. O Ensino por Investigação é uma alternativa para superar o modelo tradicional de ensino que simplifica e limita as potencialidades dos estudantes, mas, continua sendo bastante adotado ainda nas escolas. A formatação pedagógica que caracterizam a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos em três etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento e foi desenvolvida em quatro aulas do componente curricular de biologia. Por fim, ministrar aula de ciências por investigação propiciou um maior aprofundamento nos conteúdos relativos às Ciências, além de uma abordagem participativa e reflexiva e autônoma por parte dos bolsistas e supervisora da escola núcleo.      Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/214910.48017/dj.v7i2.2149Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores2525-521510.48017/dj.v7i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149/1678Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Karine Moura Duarte, Márcia Maria Oliveira, Samuel Bezerra de Santos, Marluce Roberto dos Silva, Cristiane Santos Moreira de Lima Filho, Adalberon 2022-04-02T19:05:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2149Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:31.384492Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de Ensino de Biologia por Investigação
title Proposta de Ensino de Biologia por Investigação
spellingShingle Proposta de Ensino de Biologia por Investigação
Silva, Camila Karine Moura
Biologia, Ensino por Investigação, Vírus.
title_short Proposta de Ensino de Biologia por Investigação
title_full Proposta de Ensino de Biologia por Investigação
title_fullStr Proposta de Ensino de Biologia por Investigação
title_full_unstemmed Proposta de Ensino de Biologia por Investigação
title_sort Proposta de Ensino de Biologia por Investigação
author Silva, Camila Karine Moura
author_facet Silva, Camila Karine Moura
Duarte, Márcia Maria
Oliveira, Samuel Bezerra de
Santos, Marluce Roberto dos
Silva, Cristiane Santos
Moreira de Lima Filho, Adalberon
author_role author
author2 Duarte, Márcia Maria
Oliveira, Samuel Bezerra de
Santos, Marluce Roberto dos
Silva, Cristiane Santos
Moreira de Lima Filho, Adalberon
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Karine Moura
Duarte, Márcia Maria
Oliveira, Samuel Bezerra de
Santos, Marluce Roberto dos
Silva, Cristiane Santos
Moreira de Lima Filho, Adalberon
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia, Ensino por Investigação, Vírus.
topic Biologia, Ensino por Investigação, Vírus.
description O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem uma importância significativa na educação brasileira, pois, contribui com a formação inicial e continuada dos professores ampliando o elo entre universidades e escolas públicas. o principal objetivo deste artigo é relatar a elaboração e aplicação de uma proposta didática sobre o ensino de biologia por investigação desenvolvida em uma escola núcleo do PIBID. O Ensino por Investigação é uma alternativa para superar o modelo tradicional de ensino que simplifica e limita as potencialidades dos estudantes, mas, continua sendo bastante adotado ainda nas escolas. A formatação pedagógica que caracterizam a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos em três etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento e foi desenvolvida em quatro aulas do componente curricular de biologia. Por fim, ministrar aula de ciências por investigação propiciou um maior aprofundamento nos conteúdos relativos às Ciências, além de uma abordagem participativa e reflexiva e autônoma por parte dos bolsistas e supervisora da escola núcleo.      
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149
10.48017/dj.v7i2.2149
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i2.2149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149/1678
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores
2525-5215
10.48017/dj.v7i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279313207296