Proposta de Ensino de Biologia por Investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149 |
Resumo: | O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem uma importância significativa na educação brasileira, pois, contribui com a formação inicial e continuada dos professores ampliando o elo entre universidades e escolas públicas. o principal objetivo deste artigo é relatar a elaboração e aplicação de uma proposta didática sobre o ensino de biologia por investigação desenvolvida em uma escola núcleo do PIBID. O Ensino por Investigação é uma alternativa para superar o modelo tradicional de ensino que simplifica e limita as potencialidades dos estudantes, mas, continua sendo bastante adotado ainda nas escolas. A formatação pedagógica que caracterizam a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos em três etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento e foi desenvolvida em quatro aulas do componente curricular de biologia. Por fim, ministrar aula de ciências por investigação propiciou um maior aprofundamento nos conteúdos relativos às Ciências, além de uma abordagem participativa e reflexiva e autônoma por parte dos bolsistas e supervisora da escola núcleo. |
id |
UNEAL_c8e1e0449fa6f3a59db5dc760b4186d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2149 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de Ensino de Biologia por Investigação Biologia, Ensino por Investigação, Vírus.O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem uma importância significativa na educação brasileira, pois, contribui com a formação inicial e continuada dos professores ampliando o elo entre universidades e escolas públicas. o principal objetivo deste artigo é relatar a elaboração e aplicação de uma proposta didática sobre o ensino de biologia por investigação desenvolvida em uma escola núcleo do PIBID. O Ensino por Investigação é uma alternativa para superar o modelo tradicional de ensino que simplifica e limita as potencialidades dos estudantes, mas, continua sendo bastante adotado ainda nas escolas. A formatação pedagógica que caracterizam a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos em três etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento e foi desenvolvida em quatro aulas do componente curricular de biologia. Por fim, ministrar aula de ciências por investigação propiciou um maior aprofundamento nos conteúdos relativos às Ciências, além de uma abordagem participativa e reflexiva e autônoma por parte dos bolsistas e supervisora da escola núcleo. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/214910.48017/dj.v7i2.2149Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores2525-521510.48017/dj.v7i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149/1678Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Karine Moura Duarte, Márcia Maria Oliveira, Samuel Bezerra de Santos, Marluce Roberto dos Silva, Cristiane Santos Moreira de Lima Filho, Adalberon 2022-04-02T19:05:40Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2149Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:31.384492Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de Ensino de Biologia por Investigação |
title |
Proposta de Ensino de Biologia por Investigação |
spellingShingle |
Proposta de Ensino de Biologia por Investigação Silva, Camila Karine Moura Biologia, Ensino por Investigação, Vírus. |
title_short |
Proposta de Ensino de Biologia por Investigação |
title_full |
Proposta de Ensino de Biologia por Investigação |
title_fullStr |
Proposta de Ensino de Biologia por Investigação |
title_full_unstemmed |
Proposta de Ensino de Biologia por Investigação |
title_sort |
Proposta de Ensino de Biologia por Investigação |
author |
Silva, Camila Karine Moura |
author_facet |
Silva, Camila Karine Moura Duarte, Márcia Maria Oliveira, Samuel Bezerra de Santos, Marluce Roberto dos Silva, Cristiane Santos Moreira de Lima Filho, Adalberon |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Márcia Maria Oliveira, Samuel Bezerra de Santos, Marluce Roberto dos Silva, Cristiane Santos Moreira de Lima Filho, Adalberon |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Karine Moura Duarte, Márcia Maria Oliveira, Samuel Bezerra de Santos, Marluce Roberto dos Silva, Cristiane Santos Moreira de Lima Filho, Adalberon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia, Ensino por Investigação, Vírus. |
topic |
Biologia, Ensino por Investigação, Vírus. |
description |
O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem uma importância significativa na educação brasileira, pois, contribui com a formação inicial e continuada dos professores ampliando o elo entre universidades e escolas públicas. o principal objetivo deste artigo é relatar a elaboração e aplicação de uma proposta didática sobre o ensino de biologia por investigação desenvolvida em uma escola núcleo do PIBID. O Ensino por Investigação é uma alternativa para superar o modelo tradicional de ensino que simplifica e limita as potencialidades dos estudantes, mas, continua sendo bastante adotado ainda nas escolas. A formatação pedagógica que caracterizam a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos em três etapas: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento e foi desenvolvida em quatro aulas do componente curricular de biologia. Por fim, ministrar aula de ciências por investigação propiciou um maior aprofundamento nos conteúdos relativos às Ciências, além de uma abordagem participativa e reflexiva e autônoma por parte dos bolsistas e supervisora da escola núcleo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149 10.48017/dj.v7i2.2149 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i2.2149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2149/1678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adalberon Moreira de Lima Filho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores 2525-5215 10.48017/dj.v7i2 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279313207296 |