A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Oliveira , Mayara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marques, Leônidas de Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/800
Resumo: RESUMO O estágio supervisionado é para os estudantes um importante contato com a realidade profissional. No cenário posto neste artigo, uma estudante de licenciatura em Geografia desenvolveu um minicurso para alunos do ensino médio de uma escola pública sobre a temática de Cartografia. A experiência adquirida através desta atividade foi organizada em reflexões acerca da profissão docente, discussões sobre a práxis do ensino de Geografia e socialização dos relatos dos estudantes que participaram deste processo resultante em significativa aprendizagem. Desse modo, compreende-se que o conteúdo tornou-se mais compreensível diante das diferentes estratégias metodológicas adotadas pela estagiária resultando assim em uma prática exitosa de ensino de Geografia. Palavras-chave: Educação, Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado.     ABSTRACT In general, supervised internship is an important contact between the professional context and undergraduate students. In this article, an undergraduate student in Geography developed a workshop for students in a high school about Cartography. The experience obtained through this activity was organized in three parts: reflections about teaching profession; discussions in relation to the praxis of Geography teaching; and socialization of student reports that were produced during the workshop, resulting in significant learning. In this way, we understood that the content became more comprehensible than before, considering different methodological strategies that was adopted by the undergraduate student, resulting in a successful practice of Geography teaching. Keywords: Education, Geography Teaching, Supervised Internship.  
id UNEAL_cfcbfd0f9c20478c6c2472064a438550
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/800
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/ALRESUMO O estágio supervisionado é para os estudantes um importante contato com a realidade profissional. No cenário posto neste artigo, uma estudante de licenciatura em Geografia desenvolveu um minicurso para alunos do ensino médio de uma escola pública sobre a temática de Cartografia. A experiência adquirida através desta atividade foi organizada em reflexões acerca da profissão docente, discussões sobre a práxis do ensino de Geografia e socialização dos relatos dos estudantes que participaram deste processo resultante em significativa aprendizagem. Desse modo, compreende-se que o conteúdo tornou-se mais compreensível diante das diferentes estratégias metodológicas adotadas pela estagiária resultando assim em uma prática exitosa de ensino de Geografia. Palavras-chave: Educação, Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado.     ABSTRACT In general, supervised internship is an important contact between the professional context and undergraduate students. In this article, an undergraduate student in Geography developed a workshop for students in a high school about Cartography. The experience obtained through this activity was organized in three parts: reflections about teaching profession; discussions in relation to the praxis of Geography teaching; and socialization of student reports that were produced during the workshop, resulting in significant learning. In this way, we understood that the content became more comprehensible than before, considering different methodological strategies that was adopted by the undergraduate student, resulting in a successful practice of Geography teaching. Keywords: Education, Geography Teaching, Supervised Internship.  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/80010.17648/diversitas-journal-v4i2.800Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 480-4952525-521510.17648/diversitas-journal-v4i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/800/799Copyright (c) 2019 Mayara Gomes de Oliveira , Leônidas de Santana Marqueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Oliveira , MayaraMarques, Leônidas de Santana2021-08-19T19:46:45Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/800Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:57.116320Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL
title A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL
spellingShingle A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL
Gomes de Oliveira , Mayara
title_short A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL
title_full A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL
title_fullStr A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL
title_full_unstemmed A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL
title_sort A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL
author Gomes de Oliveira , Mayara
author_facet Gomes de Oliveira , Mayara
Marques, Leônidas de Santana
author_role author
author2 Marques, Leônidas de Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes de Oliveira , Mayara
Marques, Leônidas de Santana
description RESUMO O estágio supervisionado é para os estudantes um importante contato com a realidade profissional. No cenário posto neste artigo, uma estudante de licenciatura em Geografia desenvolveu um minicurso para alunos do ensino médio de uma escola pública sobre a temática de Cartografia. A experiência adquirida através desta atividade foi organizada em reflexões acerca da profissão docente, discussões sobre a práxis do ensino de Geografia e socialização dos relatos dos estudantes que participaram deste processo resultante em significativa aprendizagem. Desse modo, compreende-se que o conteúdo tornou-se mais compreensível diante das diferentes estratégias metodológicas adotadas pela estagiária resultando assim em uma prática exitosa de ensino de Geografia. Palavras-chave: Educação, Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado.     ABSTRACT In general, supervised internship is an important contact between the professional context and undergraduate students. In this article, an undergraduate student in Geography developed a workshop for students in a high school about Cartography. The experience obtained through this activity was organized in three parts: reflections about teaching profession; discussions in relation to the praxis of Geography teaching; and socialization of student reports that were produced during the workshop, resulting in significant learning. In this way, we understood that the content became more comprehensible than before, considering different methodological strategies that was adopted by the undergraduate student, resulting in a successful practice of Geography teaching. Keywords: Education, Geography Teaching, Supervised Internship.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/800
10.17648/diversitas-journal-v4i2.800
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/800
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i2.800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/800/799
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mayara Gomes de Oliveira , Leônidas de Santana Marques
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mayara Gomes de Oliveira , Leônidas de Santana Marques
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 2 (2019): Sociedade, saúde e natureza, em busca de equilíbrios; 480-495
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051276058427392