Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/506 |
Resumo: | RESUMO: Pensando o Estágio Curricular Supervisionado e o quanto ele é importante para a formação em licenciatura e para a prática docente no ensino de Geografia. O presente artigo se propõe a discutir a importância do Estágio Curricular Supervisionado, na formação do licenciando, futuro professor de Geografia. Este processo de aprendizagem permite ao licenciando desenvolver a inter-relação entre o conhecimento teórico adquirido durante a formação acadêmica e a prática. O estágio supervisionado proporciona ao licenciando o domínio sobre a teoria apreendia durante toda a formação acadêmica e a prática iniciada a partir do momento do Estágio, experiência capaz de promover o desenvolvimento profissional do licenciando. A metodologia foi baseada no Estágio Curricular Supervisionado de Regência realizado na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz. Utilizou-se as contribuições de Elsa Yasuko Passini, Suellen Silva Pereira, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, e Izabel Cristina Scalabrin, que foram fundamentais para a construção deste artigo. Em suma, o Estágio Supervisionado dá ao futuro professor noções do dia a dia da sala de aula, possibilitando ao mesmo aprender a lidar com as dificuldades diárias e também a conseguir seu objetivo maior, que é a promoção da aprendizagem. A prática do Estágio amplia, ainda, o entendimento sobre o meio em que o licenciando vai ser inserido, além de ir vivenciando as responsabilidades da profissão de professor. PALAVRAS CHAVE: Estágio Supervisionado; Prática Docente; Ensino de Geografia. |
id |
UNEAL_d0a67318b6c5700fb108ec90d16f79bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/506 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/ALRESUMO: Pensando o Estágio Curricular Supervisionado e o quanto ele é importante para a formação em licenciatura e para a prática docente no ensino de Geografia. O presente artigo se propõe a discutir a importância do Estágio Curricular Supervisionado, na formação do licenciando, futuro professor de Geografia. Este processo de aprendizagem permite ao licenciando desenvolver a inter-relação entre o conhecimento teórico adquirido durante a formação acadêmica e a prática. O estágio supervisionado proporciona ao licenciando o domínio sobre a teoria apreendia durante toda a formação acadêmica e a prática iniciada a partir do momento do Estágio, experiência capaz de promover o desenvolvimento profissional do licenciando. A metodologia foi baseada no Estágio Curricular Supervisionado de Regência realizado na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz. Utilizou-se as contribuições de Elsa Yasuko Passini, Suellen Silva Pereira, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, e Izabel Cristina Scalabrin, que foram fundamentais para a construção deste artigo. Em suma, o Estágio Supervisionado dá ao futuro professor noções do dia a dia da sala de aula, possibilitando ao mesmo aprender a lidar com as dificuldades diárias e também a conseguir seu objetivo maior, que é a promoção da aprendizagem. A prática do Estágio amplia, ainda, o entendimento sobre o meio em que o licenciando vai ser inserido, além de ir vivenciando as responsabilidades da profissão de professor. PALAVRAS CHAVE: Estágio Supervisionado; Prática Docente; Ensino de Geografia. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/50610.17648/diversitas-journal-v2i2.506Diversitas Journal; v. 2 n. 2 (2017): A ciência em movimento em todos os territórios; 338-3482525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/506/479Copyright (c) 2019 Ívia Rejane Ferreira Silva, Ricardo Santos de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ívia Rejane FerreiraAlmeida, Ricardo Santos de2021-08-19T20:45:30Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/506Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:47.835004Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL |
title |
Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL |
spellingShingle |
Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL Silva, Ívia Rejane Ferreira |
title_short |
Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL |
title_full |
Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL |
title_fullStr |
Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL |
title_full_unstemmed |
Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL |
title_sort |
Experiências do estágio supervisionado em geografia na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz, Distrito Piau, em Piranhas/AL |
author |
Silva, Ívia Rejane Ferreira |
author_facet |
Silva, Ívia Rejane Ferreira Almeida, Ricardo Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Ricardo Santos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ívia Rejane Ferreira Almeida, Ricardo Santos de |
description |
RESUMO: Pensando o Estágio Curricular Supervisionado e o quanto ele é importante para a formação em licenciatura e para a prática docente no ensino de Geografia. O presente artigo se propõe a discutir a importância do Estágio Curricular Supervisionado, na formação do licenciando, futuro professor de Geografia. Este processo de aprendizagem permite ao licenciando desenvolver a inter-relação entre o conhecimento teórico adquirido durante a formação acadêmica e a prática. O estágio supervisionado proporciona ao licenciando o domínio sobre a teoria apreendia durante toda a formação acadêmica e a prática iniciada a partir do momento do Estágio, experiência capaz de promover o desenvolvimento profissional do licenciando. A metodologia foi baseada no Estágio Curricular Supervisionado de Regência realizado na Escola Municipal Luiz Tertuliano da Paz. Utilizou-se as contribuições de Elsa Yasuko Passini, Suellen Silva Pereira, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, e Izabel Cristina Scalabrin, que foram fundamentais para a construção deste artigo. Em suma, o Estágio Supervisionado dá ao futuro professor noções do dia a dia da sala de aula, possibilitando ao mesmo aprender a lidar com as dificuldades diárias e também a conseguir seu objetivo maior, que é a promoção da aprendizagem. A prática do Estágio amplia, ainda, o entendimento sobre o meio em que o licenciando vai ser inserido, além de ir vivenciando as responsabilidades da profissão de professor. PALAVRAS CHAVE: Estágio Supervisionado; Prática Docente; Ensino de Geografia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/506 10.17648/diversitas-journal-v2i2.506 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/506 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i2.506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/506/479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ívia Rejane Ferreira Silva, Ricardo Santos de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ívia Rejane Ferreira Silva, Ricardo Santos de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 2 (2017): A ciência em movimento em todos os territórios; 338-348 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275083251712 |