O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes da Silva, Reynaldo Daivyd
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Moura dos Santos, Maria Sônia, Nunes da Silva, Maria Camila, Lopes, Izabelly Alves, Nunes, Ana Paula, Silva, Claudionor de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390
Resumo: RESUMO: Este artigo aborda a realidade do ensino público atualmente, discutida aqui em razão da existência de certos entraves nos avanços da educação. O objetivo principal foi discutir as atuais dificuldades que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática como Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007), e também buscando dados através de aplicações de questionários, aplicados aos professores e funcionários da escola. Os resultados obtidos apontam que os docentes estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas formações, para oferecer uma melhor qualidade de ensino. Porém existem entraves como a falta de recursos pedagógicos, livros que não trazem a realidade local dos alunos e piso salarial baixo que obriga os professores a terem uma carga horária extensa, e isto dificulta o planejamento das aulas. Conclui-se que, apesar desses profissionais buscarem por uma melhor formação em suas áreas de ensino, urge a necessidade de melhores condições de trabalho para a aplicação de um ensino mais eficaz e uma relevante valorização dessa profissão, que por sinal é estratégica para o desenvolvimento de qual quer país no mundo.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoar.
id UNEAL_d87167b1d91d32bea359905dace628fe
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/390
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de BarrosRESUMO: Este artigo aborda a realidade do ensino público atualmente, discutida aqui em razão da existência de certos entraves nos avanços da educação. O objetivo principal foi discutir as atuais dificuldades que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática como Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007), e também buscando dados através de aplicações de questionários, aplicados aos professores e funcionários da escola. Os resultados obtidos apontam que os docentes estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas formações, para oferecer uma melhor qualidade de ensino. Porém existem entraves como a falta de recursos pedagógicos, livros que não trazem a realidade local dos alunos e piso salarial baixo que obriga os professores a terem uma carga horária extensa, e isto dificulta o planejamento das aulas. Conclui-se que, apesar desses profissionais buscarem por uma melhor formação em suas áreas de ensino, urge a necessidade de melhores condições de trabalho para a aplicação de um ensino mais eficaz e uma relevante valorização dessa profissão, que por sinal é estratégica para o desenvolvimento de qual quer país no mundo.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoar.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/39010.17648/diversitas-journal-v1i3.390Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 353-3602525-521510.17648/diversitas-journal-v1i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390/371Copyright (c) 2019 Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Sônia Moura dos Santos, Maria Camila Nunes da Silva, Izabelly Alves Lopes, Ana Paula Nunes, Claudionor de Oliveira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes da Silva, Reynaldo DaivydMoura dos Santos, Maria SôniaNunes da Silva, Maria CamilaLopes, Izabelly AlvesNunes, Ana PaulaSilva, Claudionor de Oliveira2021-08-19T21:00:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/390Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:45.538411Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
title O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
spellingShingle O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
Lopes da Silva, Reynaldo Daivyd
title_short O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
title_full O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
title_fullStr O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
title_full_unstemmed O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
title_sort O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
author Lopes da Silva, Reynaldo Daivyd
author_facet Lopes da Silva, Reynaldo Daivyd
Moura dos Santos, Maria Sônia
Nunes da Silva, Maria Camila
Lopes, Izabelly Alves
Nunes, Ana Paula
Silva, Claudionor de Oliveira
author_role author
author2 Moura dos Santos, Maria Sônia
Nunes da Silva, Maria Camila
Lopes, Izabelly Alves
Nunes, Ana Paula
Silva, Claudionor de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes da Silva, Reynaldo Daivyd
Moura dos Santos, Maria Sônia
Nunes da Silva, Maria Camila
Lopes, Izabelly Alves
Nunes, Ana Paula
Silva, Claudionor de Oliveira
description RESUMO: Este artigo aborda a realidade do ensino público atualmente, discutida aqui em razão da existência de certos entraves nos avanços da educação. O objetivo principal foi discutir as atuais dificuldades que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática como Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007), e também buscando dados através de aplicações de questionários, aplicados aos professores e funcionários da escola. Os resultados obtidos apontam que os docentes estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas formações, para oferecer uma melhor qualidade de ensino. Porém existem entraves como a falta de recursos pedagógicos, livros que não trazem a realidade local dos alunos e piso salarial baixo que obriga os professores a terem uma carga horária extensa, e isto dificulta o planejamento das aulas. Conclui-se que, apesar desses profissionais buscarem por uma melhor formação em suas áreas de ensino, urge a necessidade de melhores condições de trabalho para a aplicação de um ensino mais eficaz e uma relevante valorização dessa profissão, que por sinal é estratégica para o desenvolvimento de qual quer país no mundo.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390
10.17648/diversitas-journal-v1i3.390
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v1i3.390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390/371
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 353-360
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v1i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051274995171328