O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo aborda a realidade do ensino público atualmente, discutida aqui em razão da existência de certos entraves nos avanços da educação. O objetivo principal foi discutir as atuais dificuldades que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática como Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007), e também buscando dados através de aplicações de questionários, aplicados aos professores e funcionários da escola. Os resultados obtidos apontam que os docentes estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas formações, para oferecer uma melhor qualidade de ensino. Porém existem entraves como a falta de recursos pedagógicos, livros que não trazem a realidade local dos alunos e piso salarial baixo que obriga os professores a terem uma carga horária extensa, e isto dificulta o planejamento das aulas. Conclui-se que, apesar desses profissionais buscarem por uma melhor formação em suas áreas de ensino, urge a necessidade de melhores condições de trabalho para a aplicação de um ensino mais eficaz e uma relevante valorização dessa profissão, que por sinal é estratégica para o desenvolvimento de qual quer país no mundo.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoar. |
id |
UNEAL_d87167b1d91d32bea359905dace628fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/390 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de BarrosRESUMO: Este artigo aborda a realidade do ensino público atualmente, discutida aqui em razão da existência de certos entraves nos avanços da educação. O objetivo principal foi discutir as atuais dificuldades que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática como Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007), e também buscando dados através de aplicações de questionários, aplicados aos professores e funcionários da escola. Os resultados obtidos apontam que os docentes estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas formações, para oferecer uma melhor qualidade de ensino. Porém existem entraves como a falta de recursos pedagógicos, livros que não trazem a realidade local dos alunos e piso salarial baixo que obriga os professores a terem uma carga horária extensa, e isto dificulta o planejamento das aulas. Conclui-se que, apesar desses profissionais buscarem por uma melhor formação em suas áreas de ensino, urge a necessidade de melhores condições de trabalho para a aplicação de um ensino mais eficaz e uma relevante valorização dessa profissão, que por sinal é estratégica para o desenvolvimento de qual quer país no mundo.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoar.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/39010.17648/diversitas-journal-v1i3.390Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 353-3602525-521510.17648/diversitas-journal-v1i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390/371Copyright (c) 2019 Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Sônia Moura dos Santos, Maria Camila Nunes da Silva, Izabelly Alves Lopes, Ana Paula Nunes, Claudionor de Oliveira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes da Silva, Reynaldo DaivydMoura dos Santos, Maria SôniaNunes da Silva, Maria CamilaLopes, Izabelly AlvesNunes, Ana PaulaSilva, Claudionor de Oliveira2021-08-19T21:00:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/390Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:45.538411Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros |
title |
O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros |
spellingShingle |
O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros Lopes da Silva, Reynaldo Daivyd |
title_short |
O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros |
title_full |
O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros |
title_fullStr |
O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros |
title_full_unstemmed |
O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros |
title_sort |
O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros |
author |
Lopes da Silva, Reynaldo Daivyd |
author_facet |
Lopes da Silva, Reynaldo Daivyd Moura dos Santos, Maria Sônia Nunes da Silva, Maria Camila Lopes, Izabelly Alves Nunes, Ana Paula Silva, Claudionor de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Moura dos Santos, Maria Sônia Nunes da Silva, Maria Camila Lopes, Izabelly Alves Nunes, Ana Paula Silva, Claudionor de Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes da Silva, Reynaldo Daivyd Moura dos Santos, Maria Sônia Nunes da Silva, Maria Camila Lopes, Izabelly Alves Nunes, Ana Paula Silva, Claudionor de Oliveira |
description |
RESUMO: Este artigo aborda a realidade do ensino público atualmente, discutida aqui em razão da existência de certos entraves nos avanços da educação. O objetivo principal foi discutir as atuais dificuldades que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática como Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007), e também buscando dados através de aplicações de questionários, aplicados aos professores e funcionários da escola. Os resultados obtidos apontam que os docentes estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas formações, para oferecer uma melhor qualidade de ensino. Porém existem entraves como a falta de recursos pedagógicos, livros que não trazem a realidade local dos alunos e piso salarial baixo que obriga os professores a terem uma carga horária extensa, e isto dificulta o planejamento das aulas. Conclui-se que, apesar desses profissionais buscarem por uma melhor formação em suas áreas de ensino, urge a necessidade de melhores condições de trabalho para a aplicação de um ensino mais eficaz e uma relevante valorização dessa profissão, que por sinal é estratégica para o desenvolvimento de qual quer país no mundo.PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390 10.17648/diversitas-journal-v1i3.390 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v1i3.390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/390/371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 353-360 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v1i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051274995171328 |