Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jessia Elem Cunha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barros, Rubens Pessoa de, Costa, Millena Duarte, Araujo, Stephany Flávia Mendonça de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2037
Resumo: RESUMO: As formigas lideram o espaço de seres considerados dotados de uma extraordinária capacidade de adaptação a qualquer ambiente, com estratégias de sobrevivência baseadas numa divisão de trabalho entre a colônia, que atrai atenção para diversas pesquisas e descobertas científicas. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo realizar a observação do comportamento alimentar de formigas em ambientes domésticos nas cidades de Arapiraca e Major Isidoro, em Alagoas, mediante a oferta de atrativos: mel, açúcar e formitol (inseticida) como iscas. Foram elaboradas armadilhas em forma de “fitas” com diferentes tamanhos (10cm, 12cm e 20 cm) em superfícies lisas e em turnos distintos para atraí-las. Ao observar o comportamento das formigas, foram identificadas três espécies diferentes de formigas nos locais da pesquisa: Formiga fantasma (Tapinoma melanocephalu); Formiga louca (Paratrechina longicornis) e Formiga argentina (Linepithema humile). Esta última apareceu em maior quantidade (64,4%) dos 414 indivíduos identificados ao total. As formigas apresentaram maior índice de permanência e quantidade de indivíduos no turno da noite, o índice de tempo e quantidade foram moderados no turno da tarde, e menor índice de permanência e quantidade foi no turno da manhã. Concluiu-se que a finalidade do estudo foi alcançada, de acordo com as observações feitas através das variáveis (o ambiente, a identificação das espécies, a preferência alimentar das formigas e a estimativa do tempo de permanência em torno do alimento).  
id UNEAL_d90aa8f0899f61c5cf206c9d84a6e9fc
oai_identifier_str oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2037
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente domésticoComportamento Animal, Ecologia, Formiga.RESUMO: As formigas lideram o espaço de seres considerados dotados de uma extraordinária capacidade de adaptação a qualquer ambiente, com estratégias de sobrevivência baseadas numa divisão de trabalho entre a colônia, que atrai atenção para diversas pesquisas e descobertas científicas. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo realizar a observação do comportamento alimentar de formigas em ambientes domésticos nas cidades de Arapiraca e Major Isidoro, em Alagoas, mediante a oferta de atrativos: mel, açúcar e formitol (inseticida) como iscas. Foram elaboradas armadilhas em forma de “fitas” com diferentes tamanhos (10cm, 12cm e 20 cm) em superfícies lisas e em turnos distintos para atraí-las. Ao observar o comportamento das formigas, foram identificadas três espécies diferentes de formigas nos locais da pesquisa: Formiga fantasma (Tapinoma melanocephalu); Formiga louca (Paratrechina longicornis) e Formiga argentina (Linepithema humile). Esta última apareceu em maior quantidade (64,4%) dos 414 indivíduos identificados ao total. As formigas apresentaram maior índice de permanência e quantidade de indivíduos no turno da noite, o índice de tempo e quantidade foram moderados no turno da tarde, e menor índice de permanência e quantidade foi no turno da manhã. Concluiu-se que a finalidade do estudo foi alcançada, de acordo com as observações feitas através das variáveis (o ambiente, a identificação das espécies, a preferência alimentar das formigas e a estimativa do tempo de permanência em torno do alimento).  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/203710.48017/dj.v8i1.2037Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2037/1935Copyright (c) 2023 JESSIA ELEM CUNHA BARBOSAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Jessia Elem CunhaBarros, Rubens Pessoa deCosta, Millena Duarte Araujo, Stephany Flávia Mendonça de2023-02-14T19:33:53Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2037Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-02-14T19:33:53Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico
title Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico
spellingShingle Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico
Barbosa, Jessia Elem Cunha
Comportamento Animal, Ecologia, Formiga.
title_short Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico
title_full Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico
title_fullStr Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico
title_full_unstemmed Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico
title_sort Observação do comportamento alimentar de formigas em ambiente doméstico
author Barbosa, Jessia Elem Cunha
author_facet Barbosa, Jessia Elem Cunha
Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Millena Duarte
Araujo, Stephany Flávia Mendonça de
author_role author
author2 Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Millena Duarte
Araujo, Stephany Flávia Mendonça de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jessia Elem Cunha
Barros, Rubens Pessoa de
Costa, Millena Duarte
Araujo, Stephany Flávia Mendonça de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Animal, Ecologia, Formiga.
topic Comportamento Animal, Ecologia, Formiga.
description RESUMO: As formigas lideram o espaço de seres considerados dotados de uma extraordinária capacidade de adaptação a qualquer ambiente, com estratégias de sobrevivência baseadas numa divisão de trabalho entre a colônia, que atrai atenção para diversas pesquisas e descobertas científicas. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo realizar a observação do comportamento alimentar de formigas em ambientes domésticos nas cidades de Arapiraca e Major Isidoro, em Alagoas, mediante a oferta de atrativos: mel, açúcar e formitol (inseticida) como iscas. Foram elaboradas armadilhas em forma de “fitas” com diferentes tamanhos (10cm, 12cm e 20 cm) em superfícies lisas e em turnos distintos para atraí-las. Ao observar o comportamento das formigas, foram identificadas três espécies diferentes de formigas nos locais da pesquisa: Formiga fantasma (Tapinoma melanocephalu); Formiga louca (Paratrechina longicornis) e Formiga argentina (Linepithema humile). Esta última apareceu em maior quantidade (64,4%) dos 414 indivíduos identificados ao total. As formigas apresentaram maior índice de permanência e quantidade de indivíduos no turno da noite, o índice de tempo e quantidade foram moderados no turno da tarde, e menor índice de permanência e quantidade foi no turno da manhã. Concluiu-se que a finalidade do estudo foi alcançada, de acordo com as observações feitas através das variáveis (o ambiente, a identificação das espécies, a preferência alimentar das formigas e a estimativa do tempo de permanência em torno do alimento).  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2037
10.48017/dj.v8i1.2037
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2037
identifier_str_mv 10.48017/dj.v8i1.2037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2037/1935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 JESSIA ELEM CUNHA BARBOSA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 JESSIA ELEM CUNHA BARBOSA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
Diversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
2525-5215
10.48017/dj.v8i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051272588689408