Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Edel Alexandre Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pontes, Thiago Araújo, Silva, Luciano Martins da, Miranda, Janaina Rodrigues de, Santos, Janaine Ferreira dos, Amorim, Isabelle Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552
Resumo: RESUMO: No mundo moderno, o ensino de matemática vem sofrendo diversas modificações na sua forma de ser apresentada nas bancas escolares. Atualmente, existe uma preocupação dos educadores em criar meios de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática, através de novas técnicas em sala de aula. Observa-se que, em muitos casos, o ensino da matemática fica preso a sequências padrões que nos leva a um leque de fórmulas decorativas e sem utilização imediata na vida prática. Objetivou-se com este trabalho sugerir a utilização do Raciocínio Lógico Matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através do estudo das operações aritméticas: somar/subtrair. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática. Raciocínio Lógico Matemático. Operações Aritméticas.  ABSTRACT: In the modern world, the teaching of mathematics has undergone several modifications in the form of being presented in the school benches. Currently there is a concern of educators to create ways to improve the process of teaching and learning math through new techniques in the classroom. It is observed that in many cases, the teaching of mathematics is stuck to standard sequences that lead us to a range of decorative formulas and without immediate use in practical life. This work aims to suggest the use of Logical Mathematical Reasoning in the development of the intellect of children through the study of arithmetic operations: add / subtract. KEYWORDS: Mathematics Teaching. Logical Mathematical Reasoning. Arithmetic Operations..  
id UNEAL_e6b09f222ce2986a20b0c4b00170eca6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/552
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtraçãoRESUMO: No mundo moderno, o ensino de matemática vem sofrendo diversas modificações na sua forma de ser apresentada nas bancas escolares. Atualmente, existe uma preocupação dos educadores em criar meios de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática, através de novas técnicas em sala de aula. Observa-se que, em muitos casos, o ensino da matemática fica preso a sequências padrões que nos leva a um leque de fórmulas decorativas e sem utilização imediata na vida prática. Objetivou-se com este trabalho sugerir a utilização do Raciocínio Lógico Matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através do estudo das operações aritméticas: somar/subtrair. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática. Raciocínio Lógico Matemático. Operações Aritméticas.  ABSTRACT: In the modern world, the teaching of mathematics has undergone several modifications in the form of being presented in the school benches. Currently there is a concern of educators to create ways to improve the process of teaching and learning math through new techniques in the classroom. It is observed that in many cases, the teaching of mathematics is stuck to standard sequences that lead us to a range of decorative formulas and without immediate use in practical life. This work aims to suggest the use of Logical Mathematical Reasoning in the development of the intellect of children through the study of arithmetic operations: add / subtract. KEYWORDS: Mathematics Teaching. Logical Mathematical Reasoning. Arithmetic Operations..  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/55210.17648/diversitas-journal-v2i3.552Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 469-4762525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552/505https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552/740Copyright (c) 2019 Edel Alexandre Silva Pontes, Thiago Araújo Pontes, Luciano Martins da Silva, Janaina Rodrigues de Miranda, Janaine Ferreira dos Santos, Isabelle Alves de Amorimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Edel Alexandre SilvaPontes, Thiago AraújoSilva, Luciano Martins daMiranda, Janaina Rodrigues deSantos, Janaine Ferreira dosAmorim, Isabelle Alves de2021-08-19T20:37:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/552Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:49.162777Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
title Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
spellingShingle Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
Pontes, Edel Alexandre Silva
title_short Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
title_full Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
title_fullStr Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
title_full_unstemmed Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
title_sort Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
author Pontes, Edel Alexandre Silva
author_facet Pontes, Edel Alexandre Silva
Pontes, Thiago Araújo
Silva, Luciano Martins da
Miranda, Janaina Rodrigues de
Santos, Janaine Ferreira dos
Amorim, Isabelle Alves de
author_role author
author2 Pontes, Thiago Araújo
Silva, Luciano Martins da
Miranda, Janaina Rodrigues de
Santos, Janaine Ferreira dos
Amorim, Isabelle Alves de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Edel Alexandre Silva
Pontes, Thiago Araújo
Silva, Luciano Martins da
Miranda, Janaina Rodrigues de
Santos, Janaine Ferreira dos
Amorim, Isabelle Alves de
description RESUMO: No mundo moderno, o ensino de matemática vem sofrendo diversas modificações na sua forma de ser apresentada nas bancas escolares. Atualmente, existe uma preocupação dos educadores em criar meios de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática, através de novas técnicas em sala de aula. Observa-se que, em muitos casos, o ensino da matemática fica preso a sequências padrões que nos leva a um leque de fórmulas decorativas e sem utilização imediata na vida prática. Objetivou-se com este trabalho sugerir a utilização do Raciocínio Lógico Matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através do estudo das operações aritméticas: somar/subtrair. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática. Raciocínio Lógico Matemático. Operações Aritméticas.  ABSTRACT: In the modern world, the teaching of mathematics has undergone several modifications in the form of being presented in the school benches. Currently there is a concern of educators to create ways to improve the process of teaching and learning math through new techniques in the classroom. It is observed that in many cases, the teaching of mathematics is stuck to standard sequences that lead us to a range of decorative formulas and without immediate use in practical life. This work aims to suggest the use of Logical Mathematical Reasoning in the development of the intellect of children through the study of arithmetic operations: add / subtract. KEYWORDS: Mathematics Teaching. Logical Mathematical Reasoning. Arithmetic Operations..  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552
10.17648/diversitas-journal-v2i3.552
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i3.552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552/505
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552/740
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 469-476
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275139874816