Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552 |
Resumo: | RESUMO: No mundo moderno, o ensino de matemática vem sofrendo diversas modificações na sua forma de ser apresentada nas bancas escolares. Atualmente, existe uma preocupação dos educadores em criar meios de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática, através de novas técnicas em sala de aula. Observa-se que, em muitos casos, o ensino da matemática fica preso a sequências padrões que nos leva a um leque de fórmulas decorativas e sem utilização imediata na vida prática. Objetivou-se com este trabalho sugerir a utilização do Raciocínio Lógico Matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através do estudo das operações aritméticas: somar/subtrair. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática. Raciocínio Lógico Matemático. Operações Aritméticas. ABSTRACT: In the modern world, the teaching of mathematics has undergone several modifications in the form of being presented in the school benches. Currently there is a concern of educators to create ways to improve the process of teaching and learning math through new techniques in the classroom. It is observed that in many cases, the teaching of mathematics is stuck to standard sequences that lead us to a range of decorative formulas and without immediate use in practical life. This work aims to suggest the use of Logical Mathematical Reasoning in the development of the intellect of children through the study of arithmetic operations: add / subtract. KEYWORDS: Mathematics Teaching. Logical Mathematical Reasoning. Arithmetic Operations.. |
id |
UNEAL_e6b09f222ce2986a20b0c4b00170eca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/552 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtraçãoRESUMO: No mundo moderno, o ensino de matemática vem sofrendo diversas modificações na sua forma de ser apresentada nas bancas escolares. Atualmente, existe uma preocupação dos educadores em criar meios de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática, através de novas técnicas em sala de aula. Observa-se que, em muitos casos, o ensino da matemática fica preso a sequências padrões que nos leva a um leque de fórmulas decorativas e sem utilização imediata na vida prática. Objetivou-se com este trabalho sugerir a utilização do Raciocínio Lógico Matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através do estudo das operações aritméticas: somar/subtrair. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática. Raciocínio Lógico Matemático. Operações Aritméticas. ABSTRACT: In the modern world, the teaching of mathematics has undergone several modifications in the form of being presented in the school benches. Currently there is a concern of educators to create ways to improve the process of teaching and learning math through new techniques in the classroom. It is observed that in many cases, the teaching of mathematics is stuck to standard sequences that lead us to a range of decorative formulas and without immediate use in practical life. This work aims to suggest the use of Logical Mathematical Reasoning in the development of the intellect of children through the study of arithmetic operations: add / subtract. KEYWORDS: Mathematics Teaching. Logical Mathematical Reasoning. Arithmetic Operations.. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/55210.17648/diversitas-journal-v2i3.552Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 469-4762525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552/505https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552/740Copyright (c) 2019 Edel Alexandre Silva Pontes, Thiago Araújo Pontes, Luciano Martins da Silva, Janaina Rodrigues de Miranda, Janaine Ferreira dos Santos, Isabelle Alves de Amorimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Edel Alexandre SilvaPontes, Thiago AraújoSilva, Luciano Martins daMiranda, Janaina Rodrigues deSantos, Janaine Ferreira dosAmorim, Isabelle Alves de2021-08-19T20:37:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/552Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:49.162777Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração |
title |
Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração |
spellingShingle |
Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração Pontes, Edel Alexandre Silva |
title_short |
Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração |
title_full |
Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração |
title_fullStr |
Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração |
title_full_unstemmed |
Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração |
title_sort |
Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração |
author |
Pontes, Edel Alexandre Silva |
author_facet |
Pontes, Edel Alexandre Silva Pontes, Thiago Araújo Silva, Luciano Martins da Miranda, Janaina Rodrigues de Santos, Janaine Ferreira dos Amorim, Isabelle Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Thiago Araújo Silva, Luciano Martins da Miranda, Janaina Rodrigues de Santos, Janaine Ferreira dos Amorim, Isabelle Alves de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Edel Alexandre Silva Pontes, Thiago Araújo Silva, Luciano Martins da Miranda, Janaina Rodrigues de Santos, Janaine Ferreira dos Amorim, Isabelle Alves de |
description |
RESUMO: No mundo moderno, o ensino de matemática vem sofrendo diversas modificações na sua forma de ser apresentada nas bancas escolares. Atualmente, existe uma preocupação dos educadores em criar meios de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática, através de novas técnicas em sala de aula. Observa-se que, em muitos casos, o ensino da matemática fica preso a sequências padrões que nos leva a um leque de fórmulas decorativas e sem utilização imediata na vida prática. Objetivou-se com este trabalho sugerir a utilização do Raciocínio Lógico Matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através do estudo das operações aritméticas: somar/subtrair. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática. Raciocínio Lógico Matemático. Operações Aritméticas. ABSTRACT: In the modern world, the teaching of mathematics has undergone several modifications in the form of being presented in the school benches. Currently there is a concern of educators to create ways to improve the process of teaching and learning math through new techniques in the classroom. It is observed that in many cases, the teaching of mathematics is stuck to standard sequences that lead us to a range of decorative formulas and without immediate use in practical life. This work aims to suggest the use of Logical Mathematical Reasoning in the development of the intellect of children through the study of arithmetic operations: add / subtract. KEYWORDS: Mathematics Teaching. Logical Mathematical Reasoning. Arithmetic Operations.. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552 10.17648/diversitas-journal-v2i3.552 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i3.552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552/505 https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/552/740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 469-476 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275139874816 |