Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Bezerra da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Max Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/391
Resumo: RESUMO: Objetivou-se com este trabalho analisar e compreender as produções textuais realizadas por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola de esfera pública localizada na zona rural do município de Igaci – AL. Os discentes trazem consigo vestígios culturais arraigados que influenciam fortemente a produção textual. Desse modo, temos o intuito identificar e quantificar os critérios de textualidade contidos nas produções de texto destes alunos. Para esse estudo, se recorrerá a diversos autores como Antunes (2005); Bakhtin (1995); Sercundes (2004); Azevedo e Tardelli (2004); Marcuschi (2008); Koch (2012), além de outros teóricos. As análises foram realizadas por meio de 20 amostras, nas quais foram encontradas várias inconsistências no âmbito da ortografia, problemas de pontuação, ausência de coesão e coerência textuais, incidentes de concordância, entre outros. Portanto, constatou-se que, no corpus, a influência da oralidade teve um reflexo bastante negativo na escrita e, consequentemente, na produção final dos textos. Palavras-chave: Análises. Produções Textuais. Ensino Básico.   ABSTRACT: This work aims to analyze and understand the textual productions performed by students of the 9th grade of elementary school of a public sphere of school in the rural municipality of Igaci - AL. The students bring with them ingrained cultural vestiges that strongly influence the textual production. Thus, we have the intention to identify and quantify the textuality criteria contained in the text productions of these students. For this study, we will use several authors as Antunes (2005); Bakhtin (1995); Sercundes (2004); Azevedo and Tardelli (2004); Marcuschi (2008); Koch (2012), and other theorists. The analyzes were performed using 20 samples, in which inconsistencies were found within the various spelling, punctuation problems, lack of cohesion and textual coherence, consistency incidents, among others. Therefore, it was found that the corpus, the influence of oral had a very negative effect on the writing, and therefore manufacture of the final products.  Keywords: Analyses. Textual productions. Basic education.  
id UNEAL_e79de0921fc809c26386db90dd48827a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/391
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidadeRESUMO: Objetivou-se com este trabalho analisar e compreender as produções textuais realizadas por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola de esfera pública localizada na zona rural do município de Igaci – AL. Os discentes trazem consigo vestígios culturais arraigados que influenciam fortemente a produção textual. Desse modo, temos o intuito identificar e quantificar os critérios de textualidade contidos nas produções de texto destes alunos. Para esse estudo, se recorrerá a diversos autores como Antunes (2005); Bakhtin (1995); Sercundes (2004); Azevedo e Tardelli (2004); Marcuschi (2008); Koch (2012), além de outros teóricos. As análises foram realizadas por meio de 20 amostras, nas quais foram encontradas várias inconsistências no âmbito da ortografia, problemas de pontuação, ausência de coesão e coerência textuais, incidentes de concordância, entre outros. Portanto, constatou-se que, no corpus, a influência da oralidade teve um reflexo bastante negativo na escrita e, consequentemente, na produção final dos textos. Palavras-chave: Análises. Produções Textuais. Ensino Básico.   ABSTRACT: This work aims to analyze and understand the textual productions performed by students of the 9th grade of elementary school of a public sphere of school in the rural municipality of Igaci - AL. The students bring with them ingrained cultural vestiges that strongly influence the textual production. Thus, we have the intention to identify and quantify the textuality criteria contained in the text productions of these students. For this study, we will use several authors as Antunes (2005); Bakhtin (1995); Sercundes (2004); Azevedo and Tardelli (2004); Marcuschi (2008); Koch (2012), and other theorists. The analyzes were performed using 20 samples, in which inconsistencies were found within the various spelling, punctuation problems, lack of cohesion and textual coherence, consistency incidents, among others. Therefore, it was found that the corpus, the influence of oral had a very negative effect on the writing, and therefore manufacture of the final products.  Keywords: Analyses. Textual productions. Basic education.  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/39110.17648/diversitas-journal-v1i2.391Diversitas Journal; v. 1 n. 2 (2016): Jovens e projetos de vida na atualidade; 244-2492525-521510.17648/diversitas-journal-v1i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/391/335Copyright (c) 2019 José Bezerra da Silva, Max Silva da Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Bezerra daRocha, Max Silva da2021-08-19T21:06:31Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/391Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:45.583894Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade
title Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade
spellingShingle Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade
Silva, José Bezerra da
title_short Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade
title_full Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade
title_fullStr Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade
title_full_unstemmed Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade
title_sort Produção textual no ensino básico: reflexões sobre os critérios de textualidade
author Silva, José Bezerra da
author_facet Silva, José Bezerra da
Rocha, Max Silva da
author_role author
author2 Rocha, Max Silva da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Bezerra da
Rocha, Max Silva da
description RESUMO: Objetivou-se com este trabalho analisar e compreender as produções textuais realizadas por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola de esfera pública localizada na zona rural do município de Igaci – AL. Os discentes trazem consigo vestígios culturais arraigados que influenciam fortemente a produção textual. Desse modo, temos o intuito identificar e quantificar os critérios de textualidade contidos nas produções de texto destes alunos. Para esse estudo, se recorrerá a diversos autores como Antunes (2005); Bakhtin (1995); Sercundes (2004); Azevedo e Tardelli (2004); Marcuschi (2008); Koch (2012), além de outros teóricos. As análises foram realizadas por meio de 20 amostras, nas quais foram encontradas várias inconsistências no âmbito da ortografia, problemas de pontuação, ausência de coesão e coerência textuais, incidentes de concordância, entre outros. Portanto, constatou-se que, no corpus, a influência da oralidade teve um reflexo bastante negativo na escrita e, consequentemente, na produção final dos textos. Palavras-chave: Análises. Produções Textuais. Ensino Básico.   ABSTRACT: This work aims to analyze and understand the textual productions performed by students of the 9th grade of elementary school of a public sphere of school in the rural municipality of Igaci - AL. The students bring with them ingrained cultural vestiges that strongly influence the textual production. Thus, we have the intention to identify and quantify the textuality criteria contained in the text productions of these students. For this study, we will use several authors as Antunes (2005); Bakhtin (1995); Sercundes (2004); Azevedo and Tardelli (2004); Marcuschi (2008); Koch (2012), and other theorists. The analyzes were performed using 20 samples, in which inconsistencies were found within the various spelling, punctuation problems, lack of cohesion and textual coherence, consistency incidents, among others. Therefore, it was found that the corpus, the influence of oral had a very negative effect on the writing, and therefore manufacture of the final products.  Keywords: Analyses. Textual productions. Basic education.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/391
10.17648/diversitas-journal-v1i2.391
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/391
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v1i2.391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/391/335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 José Bezerra da Silva, Max Silva da Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 José Bezerra da Silva, Max Silva da Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 1 n. 2 (2016): Jovens e projetos de vida na atualidade; 244-249
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v1i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051274996219904