A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Melse Vantuir dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santana, Júlio César Barbosa, Almeida, Jacqueline Praxedes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/597
Resumo: RESUMO: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre preconceito socioeconômico, realizada na escola campo de estágio pelos licenciandos do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina de Estágio Supervisionado IV. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de natureza qualitativa, que utilizou como instrumento de recolha de dados o questionário. O levantamento realizado revelou, entre outros resultados, haver a existência de preconceito socioeconômico por parte dos alunos. O trabalho faz uma reflexão sobre o ensino da Geografia e a educação em direitos humanos como agentes formadores de valores relacionados ao combate às desigualdades e às injustiças sociais. Os dados da pesquisa ajudaram os estagiários a refletir sobre seu papel como agentes capazes de ajudar na promoção de uma sociedade menos excludente. Palavras-chave: Ensino de Geografia, Educação em direitos humanos, Preconceito socioeconômico.  ABSTRACT: This article presents the results of research on socioeconomic bias, held at school field training course by licenciandos of the course of Geography degree from the Federal University of Alagoas, in the discipline of supervised internship (IV). The research is characterized by being a study of qualitative nature, used as an instrument of data collection the questionnaire. The survey revealed, among other results, the existence of socioeconomic bias on the part of students. The work is a reflection on the teaching of geography and human rights education as agents combat-related values formers inequalities and social injustices. The research data helped the trainees to reflect on their role as agents capable of assisting in the promotion of a society that is less exclusionary. Keywords: Teaching Geography, Education in human rights, Socioeconomic bias.
id UNEAL_f1f0497deb580c783eeacb29bf775b6c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/597
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolarRESUMO: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre preconceito socioeconômico, realizada na escola campo de estágio pelos licenciandos do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina de Estágio Supervisionado IV. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de natureza qualitativa, que utilizou como instrumento de recolha de dados o questionário. O levantamento realizado revelou, entre outros resultados, haver a existência de preconceito socioeconômico por parte dos alunos. O trabalho faz uma reflexão sobre o ensino da Geografia e a educação em direitos humanos como agentes formadores de valores relacionados ao combate às desigualdades e às injustiças sociais. Os dados da pesquisa ajudaram os estagiários a refletir sobre seu papel como agentes capazes de ajudar na promoção de uma sociedade menos excludente. Palavras-chave: Ensino de Geografia, Educação em direitos humanos, Preconceito socioeconômico.  ABSTRACT: This article presents the results of research on socioeconomic bias, held at school field training course by licenciandos of the course of Geography degree from the Federal University of Alagoas, in the discipline of supervised internship (IV). The research is characterized by being a study of qualitative nature, used as an instrument of data collection the questionnaire. The survey revealed, among other results, the existence of socioeconomic bias on the part of students. The work is a reflection on the teaching of geography and human rights education as agents combat-related values formers inequalities and social injustices. The research data helped the trainees to reflect on their role as agents capable of assisting in the promotion of a society that is less exclusionary. Keywords: Teaching Geography, Education in human rights, Socioeconomic bias.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/59710.17648/diversitas-journal-v3i1.597Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 116-1272525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/597/538Copyright (c) 2019 Melse Vantuir dos Santos Medeiros, Júlio César Barbosa Santana, Jacqueline Praxedes de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Melse Vantuir dos SantosSantana, Júlio César BarbosaAlmeida, Jacqueline Praxedes de2021-08-19T20:29:08Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/597Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:50.528048Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar
title A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar
spellingShingle A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar
Medeiros, Melse Vantuir dos Santos
title_short A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar
title_full A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar
title_fullStr A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar
title_full_unstemmed A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar
title_sort A Geografia Escolar, a educação em Direitos Humanos e o preconceito socioeconômico no espaço escolar
author Medeiros, Melse Vantuir dos Santos
author_facet Medeiros, Melse Vantuir dos Santos
Santana, Júlio César Barbosa
Almeida, Jacqueline Praxedes de
author_role author
author2 Santana, Júlio César Barbosa
Almeida, Jacqueline Praxedes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Melse Vantuir dos Santos
Santana, Júlio César Barbosa
Almeida, Jacqueline Praxedes de
description RESUMO: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre preconceito socioeconômico, realizada na escola campo de estágio pelos licenciandos do curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina de Estágio Supervisionado IV. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de natureza qualitativa, que utilizou como instrumento de recolha de dados o questionário. O levantamento realizado revelou, entre outros resultados, haver a existência de preconceito socioeconômico por parte dos alunos. O trabalho faz uma reflexão sobre o ensino da Geografia e a educação em direitos humanos como agentes formadores de valores relacionados ao combate às desigualdades e às injustiças sociais. Os dados da pesquisa ajudaram os estagiários a refletir sobre seu papel como agentes capazes de ajudar na promoção de uma sociedade menos excludente. Palavras-chave: Ensino de Geografia, Educação em direitos humanos, Preconceito socioeconômico.  ABSTRACT: This article presents the results of research on socioeconomic bias, held at school field training course by licenciandos of the course of Geography degree from the Federal University of Alagoas, in the discipline of supervised internship (IV). The research is characterized by being a study of qualitative nature, used as an instrument of data collection the questionnaire. The survey revealed, among other results, the existence of socioeconomic bias on the part of students. The work is a reflection on the teaching of geography and human rights education as agents combat-related values formers inequalities and social injustices. The research data helped the trainees to reflect on their role as agents capable of assisting in the promotion of a society that is less exclusionary. Keywords: Teaching Geography, Education in human rights, Socioeconomic bias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/597
10.17648/diversitas-journal-v3i1.597
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/597
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v3i1.597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/597/538
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 116-127
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275500584960