A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ricardo Santos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/746
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa objetiva caracterizar a função Monitor sistematizando sua importância e atribuições, bem como a validade dessa atividade ao longo da formação acadêmica e docente pautada na responsabilidade e compromisso com as leituras, prática da observação e participação em reuniões junto a docentes orientadores de disciplinas nas Universidades. É salutar destacar que neste processo docente e discente juntos desenvolvem diversas atividades que proporcionam uma melhor compreensão sobre os objetos de estudo das ciências e metodologias adotadas nas disciplinas acadêmicas viabilizando reflexões que direcionem uma prática didático-pedagógica mais fortalecida. Encontra-se em análise os aspectos socio históricos que compreendem o conceito da monitoria, dentre os quais se podem destacar: o processo evolutivo da educação brasileira, os conceitos de educação, e as principais normativas institucionalizadas pelas universidades brasileiras e a UFAL especificamente. Neste sentido, a revisão integrativa de literatura se permeará nas discussões de Cunningham (1975), Bello (2001 e 2009), Neves (2005), Neves e Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz e Barzaghi (2007), Nascimento et al (2007), Santos e Lins (2007), Ferenc e Mizukami (2007) buscando compreender elementos específicos latentes ao longo do processo de evolução da função Monitor nos processos formativos e educativos para compreendermos e valorizarmos as práticas de monitoria acadêmica no âmbito universitário em Alagoas. PALAVRAS-CHAVE: Monitoria. Ensino Superior. Formação de Professores. Monitoring in Higher Education: integrational review of literature with emphasis for teaching preparation ABSTRACT: This research aims to characterize the Monitor function, systematizing its importance and attributions, as well as the validity of this activity throughout the academic and teaching formation based on the responsibility and commitment to the readings, practice of observation and participation in meetings with the teaching professors of disciplines in the Universities. It is salutary to point out that in this teaching and student process together they develop several activities that provide a better understanding about the objects of study of the sciences and methodologies adopted in the academic disciplines, making feasible reflections that direct a more didactic-pedagogical practice. The socio-historical aspects that comprise the concept of monitoring are analyzed, such as the evolutionary process of Brazilian education, the concepts of education, and the main norms institutionalized by Brazilian universities and UFAL specifically. In this sense, the integrative literature review will permeate the discussions of Cunningham (1975), Bello (2001 and 2009), Neves (2005), Neves and Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz and Barzaghi (2007), Ferenc and Mizukami (2007), seeking to understand specific latent elements throughout the process of evolution of the Monitor function in the formative and educational processes to understand and value the practices of academic monitoring in the university context in Alagoas. KEYWORDS: Monitoring. Higher education. Teacher training.
id UNEAL_f4f314ce8f3651f264eeaf63ca6014c0
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/746
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docenteRESUMO: Esta pesquisa objetiva caracterizar a função Monitor sistematizando sua importância e atribuições, bem como a validade dessa atividade ao longo da formação acadêmica e docente pautada na responsabilidade e compromisso com as leituras, prática da observação e participação em reuniões junto a docentes orientadores de disciplinas nas Universidades. É salutar destacar que neste processo docente e discente juntos desenvolvem diversas atividades que proporcionam uma melhor compreensão sobre os objetos de estudo das ciências e metodologias adotadas nas disciplinas acadêmicas viabilizando reflexões que direcionem uma prática didático-pedagógica mais fortalecida. Encontra-se em análise os aspectos socio históricos que compreendem o conceito da monitoria, dentre os quais se podem destacar: o processo evolutivo da educação brasileira, os conceitos de educação, e as principais normativas institucionalizadas pelas universidades brasileiras e a UFAL especificamente. Neste sentido, a revisão integrativa de literatura se permeará nas discussões de Cunningham (1975), Bello (2001 e 2009), Neves (2005), Neves e Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz e Barzaghi (2007), Nascimento et al (2007), Santos e Lins (2007), Ferenc e Mizukami (2007) buscando compreender elementos específicos latentes ao longo do processo de evolução da função Monitor nos processos formativos e educativos para compreendermos e valorizarmos as práticas de monitoria acadêmica no âmbito universitário em Alagoas. PALAVRAS-CHAVE: Monitoria. Ensino Superior. Formação de Professores. Monitoring in Higher Education: integrational review of literature with emphasis for teaching preparation ABSTRACT: This research aims to characterize the Monitor function, systematizing its importance and attributions, as well as the validity of this activity throughout the academic and teaching formation based on the responsibility and commitment to the readings, practice of observation and participation in meetings with the teaching professors of disciplines in the Universities. It is salutary to point out that in this teaching and student process together they develop several activities that provide a better understanding about the objects of study of the sciences and methodologies adopted in the academic disciplines, making feasible reflections that direct a more didactic-pedagogical practice. The socio-historical aspects that comprise the concept of monitoring are analyzed, such as the evolutionary process of Brazilian education, the concepts of education, and the main norms institutionalized by Brazilian universities and UFAL specifically. In this sense, the integrative literature review will permeate the discussions of Cunningham (1975), Bello (2001 and 2009), Neves (2005), Neves and Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz and Barzaghi (2007), Ferenc and Mizukami (2007), seeking to understand specific latent elements throughout the process of evolution of the Monitor function in the formative and educational processes to understand and value the practices of academic monitoring in the university context in Alagoas. KEYWORDS: Monitoring. Higher education. Teacher training.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/74610.17648/diversitas-journal-v4i1.746Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 143-1582525-521510.17648/diversitas-journal-v4i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/746/714Copyright (c) 2019 Ricardo Santos de Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ricardo Santos de2021-08-19T19:58:51Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/746Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:55.491342Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente
title A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente
spellingShingle A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente
Almeida, Ricardo Santos de
title_short A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente
title_full A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente
title_fullStr A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente
title_full_unstemmed A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente
title_sort A monitoria no Ensino Superior: revisão integrativa de literatura com ênfase para a preparação docente
author Almeida, Ricardo Santos de
author_facet Almeida, Ricardo Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ricardo Santos de
description RESUMO: Esta pesquisa objetiva caracterizar a função Monitor sistematizando sua importância e atribuições, bem como a validade dessa atividade ao longo da formação acadêmica e docente pautada na responsabilidade e compromisso com as leituras, prática da observação e participação em reuniões junto a docentes orientadores de disciplinas nas Universidades. É salutar destacar que neste processo docente e discente juntos desenvolvem diversas atividades que proporcionam uma melhor compreensão sobre os objetos de estudo das ciências e metodologias adotadas nas disciplinas acadêmicas viabilizando reflexões que direcionem uma prática didático-pedagógica mais fortalecida. Encontra-se em análise os aspectos socio históricos que compreendem o conceito da monitoria, dentre os quais se podem destacar: o processo evolutivo da educação brasileira, os conceitos de educação, e as principais normativas institucionalizadas pelas universidades brasileiras e a UFAL especificamente. Neste sentido, a revisão integrativa de literatura se permeará nas discussões de Cunningham (1975), Bello (2001 e 2009), Neves (2005), Neves e Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz e Barzaghi (2007), Nascimento et al (2007), Santos e Lins (2007), Ferenc e Mizukami (2007) buscando compreender elementos específicos latentes ao longo do processo de evolução da função Monitor nos processos formativos e educativos para compreendermos e valorizarmos as práticas de monitoria acadêmica no âmbito universitário em Alagoas. PALAVRAS-CHAVE: Monitoria. Ensino Superior. Formação de Professores. Monitoring in Higher Education: integrational review of literature with emphasis for teaching preparation ABSTRACT: This research aims to characterize the Monitor function, systematizing its importance and attributions, as well as the validity of this activity throughout the academic and teaching formation based on the responsibility and commitment to the readings, practice of observation and participation in meetings with the teaching professors of disciplines in the Universities. It is salutary to point out that in this teaching and student process together they develop several activities that provide a better understanding about the objects of study of the sciences and methodologies adopted in the academic disciplines, making feasible reflections that direct a more didactic-pedagogical practice. The socio-historical aspects that comprise the concept of monitoring are analyzed, such as the evolutionary process of Brazilian education, the concepts of education, and the main norms institutionalized by Brazilian universities and UFAL specifically. In this sense, the integrative literature review will permeate the discussions of Cunningham (1975), Bello (2001 and 2009), Neves (2005), Neves and Men (2007), Schneider (2006), Nunes (2007), Queiróz and Barzaghi (2007), Ferenc and Mizukami (2007), seeking to understand specific latent elements throughout the process of evolution of the Monitor function in the formative and educational processes to understand and value the practices of academic monitoring in the university context in Alagoas. KEYWORDS: Monitoring. Higher education. Teacher training.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/746
10.17648/diversitas-journal-v4i1.746
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/746
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i1.746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/746/714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ricardo Santos de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ricardo Santos de Almeida
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 143-158
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275721834496