Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petrúcio Silva dos Santos, Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Natalia Alice, dos Santos Silva, Dayane, Siqueira Cesário, Érika, dos Santos Ferro, Jaqueline, Bispo dos Santos, Claudimary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179
Resumo: A pandemia do vírus da COVID-19 causou uma mudança drástica na vida de muitas pessoas, com isso, alguns sintomas físicos e emocionais passaram a se tornar frequentes. Diante desse cenário, surge a necessidade de abordar o tema saúde mental nas escolas, principalmente, entre os adolescentes, que estão sempre em constante mudanças físicas, psíquicas e sociais; e muitas vezes não têm conhecimento sobre o assunto. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia com destaque para as ações do Projeto “Psicovida” desenvolvido com alunos dos 8º e 9º anos em uma escola de Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa baseada na descrição da construção do conhecimento em saúde mental de forma lúdica, na qual os assuntos abordados foram os sentimentos mais significativos durante esse período pandêmico. Após análise dos resultados, foi possível perceber que a raiva e o medo foram os principais sentimentos adquiridos durante a pandemia. Por fim, conclui-se que o apoio dos executores do projeto, durante as atividades solicitadas, contribuiu para que os alunos expressassem seus sentimentos com mais facilidade.
id UNEAL_ff28ac36bb4a99104ab2ca8be1c900c6
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2179
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologiaAdolescentesSentimentosPandemiaA pandemia do vírus da COVID-19 causou uma mudança drástica na vida de muitas pessoas, com isso, alguns sintomas físicos e emocionais passaram a se tornar frequentes. Diante desse cenário, surge a necessidade de abordar o tema saúde mental nas escolas, principalmente, entre os adolescentes, que estão sempre em constante mudanças físicas, psíquicas e sociais; e muitas vezes não têm conhecimento sobre o assunto. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia com destaque para as ações do Projeto “Psicovida” desenvolvido com alunos dos 8º e 9º anos em uma escola de Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa baseada na descrição da construção do conhecimento em saúde mental de forma lúdica, na qual os assuntos abordados foram os sentimentos mais significativos durante esse período pandêmico. Após análise dos resultados, foi possível perceber que a raiva e o medo foram os principais sentimentos adquiridos durante a pandemia. Por fim, conclui-se que o apoio dos executores do projeto, durante as atividades solicitadas, contribuiu para que os alunos expressassem seus sentimentos com mais facilidade.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/217910.48017/dj.v7i3.2179Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179/1736Copyright (c) 2022 CARLOS PETRÚCIO, NATALIA ALICE, DAYANE DOS SANTOS, ERIKA SIQUEIRA, JAQUELINE FERRO, CLAUDIMARY BISPOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetrúcio Silva dos Santos, CarlosSilva, Natalia Alicedos Santos Silva, DayaneSiqueira Cesário, Érikados Santos Ferro, JaquelineBispo dos Santos, Claudimary2022-07-02T17:54:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2179Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.505263Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia
title Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia
spellingShingle Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia
Petrúcio Silva dos Santos, Carlos
Adolescentes
Sentimentos
Pandemia
title_short Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia
title_full Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia
title_fullStr Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia
title_full_unstemmed Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia
title_sort Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia
author Petrúcio Silva dos Santos, Carlos
author_facet Petrúcio Silva dos Santos, Carlos
Silva, Natalia Alice
dos Santos Silva, Dayane
Siqueira Cesário, Érika
dos Santos Ferro, Jaqueline
Bispo dos Santos, Claudimary
author_role author
author2 Silva, Natalia Alice
dos Santos Silva, Dayane
Siqueira Cesário, Érika
dos Santos Ferro, Jaqueline
Bispo dos Santos, Claudimary
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petrúcio Silva dos Santos, Carlos
Silva, Natalia Alice
dos Santos Silva, Dayane
Siqueira Cesário, Érika
dos Santos Ferro, Jaqueline
Bispo dos Santos, Claudimary
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Sentimentos
Pandemia
topic Adolescentes
Sentimentos
Pandemia
description A pandemia do vírus da COVID-19 causou uma mudança drástica na vida de muitas pessoas, com isso, alguns sintomas físicos e emocionais passaram a se tornar frequentes. Diante desse cenário, surge a necessidade de abordar o tema saúde mental nas escolas, principalmente, entre os adolescentes, que estão sempre em constante mudanças físicas, psíquicas e sociais; e muitas vezes não têm conhecimento sobre o assunto. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia com destaque para as ações do Projeto “Psicovida” desenvolvido com alunos dos 8º e 9º anos em uma escola de Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa baseada na descrição da construção do conhecimento em saúde mental de forma lúdica, na qual os assuntos abordados foram os sentimentos mais significativos durante esse período pandêmico. Após análise dos resultados, foi possível perceber que a raiva e o medo foram os principais sentimentos adquiridos durante a pandemia. Por fim, conclui-se que o apoio dos executores do projeto, durante as atividades solicitadas, contribuiu para que os alunos expressassem seus sentimentos com mais facilidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179
10.48017/dj.v7i3.2179
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i3.2179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179/1736
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade
2525-5215
10.48017/dj.v7i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279360393216