Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179 |
Resumo: | A pandemia do vírus da COVID-19 causou uma mudança drástica na vida de muitas pessoas, com isso, alguns sintomas físicos e emocionais passaram a se tornar frequentes. Diante desse cenário, surge a necessidade de abordar o tema saúde mental nas escolas, principalmente, entre os adolescentes, que estão sempre em constante mudanças físicas, psíquicas e sociais; e muitas vezes não têm conhecimento sobre o assunto. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia com destaque para as ações do Projeto “Psicovida” desenvolvido com alunos dos 8º e 9º anos em uma escola de Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa baseada na descrição da construção do conhecimento em saúde mental de forma lúdica, na qual os assuntos abordados foram os sentimentos mais significativos durante esse período pandêmico. Após análise dos resultados, foi possível perceber que a raiva e o medo foram os principais sentimentos adquiridos durante a pandemia. Por fim, conclui-se que o apoio dos executores do projeto, durante as atividades solicitadas, contribuiu para que os alunos expressassem seus sentimentos com mais facilidade. |
id |
UNEAL_ff28ac36bb4a99104ab2ca8be1c900c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2179 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologiaAdolescentesSentimentosPandemiaA pandemia do vírus da COVID-19 causou uma mudança drástica na vida de muitas pessoas, com isso, alguns sintomas físicos e emocionais passaram a se tornar frequentes. Diante desse cenário, surge a necessidade de abordar o tema saúde mental nas escolas, principalmente, entre os adolescentes, que estão sempre em constante mudanças físicas, psíquicas e sociais; e muitas vezes não têm conhecimento sobre o assunto. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia com destaque para as ações do Projeto “Psicovida” desenvolvido com alunos dos 8º e 9º anos em uma escola de Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa baseada na descrição da construção do conhecimento em saúde mental de forma lúdica, na qual os assuntos abordados foram os sentimentos mais significativos durante esse período pandêmico. Após análise dos resultados, foi possível perceber que a raiva e o medo foram os principais sentimentos adquiridos durante a pandemia. Por fim, conclui-se que o apoio dos executores do projeto, durante as atividades solicitadas, contribuiu para que os alunos expressassem seus sentimentos com mais facilidade.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/217910.48017/dj.v7i3.2179Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179/1736Copyright (c) 2022 CARLOS PETRÚCIO, NATALIA ALICE, DAYANE DOS SANTOS, ERIKA SIQUEIRA, JAQUELINE FERRO, CLAUDIMARY BISPOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetrúcio Silva dos Santos, CarlosSilva, Natalia Alicedos Santos Silva, DayaneSiqueira Cesário, Érikados Santos Ferro, JaquelineBispo dos Santos, Claudimary2022-07-02T17:54:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2179Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.505263Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia |
title |
Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia |
spellingShingle |
Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia Petrúcio Silva dos Santos, Carlos Adolescentes Sentimentos Pandemia |
title_short |
Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia |
title_full |
Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia |
title_fullStr |
Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia |
title_full_unstemmed |
Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia |
title_sort |
Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia |
author |
Petrúcio Silva dos Santos, Carlos |
author_facet |
Petrúcio Silva dos Santos, Carlos Silva, Natalia Alice dos Santos Silva, Dayane Siqueira Cesário, Érika dos Santos Ferro, Jaqueline Bispo dos Santos, Claudimary |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Natalia Alice dos Santos Silva, Dayane Siqueira Cesário, Érika dos Santos Ferro, Jaqueline Bispo dos Santos, Claudimary |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Petrúcio Silva dos Santos, Carlos Silva, Natalia Alice dos Santos Silva, Dayane Siqueira Cesário, Érika dos Santos Ferro, Jaqueline Bispo dos Santos, Claudimary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes Sentimentos Pandemia |
topic |
Adolescentes Sentimentos Pandemia |
description |
A pandemia do vírus da COVID-19 causou uma mudança drástica na vida de muitas pessoas, com isso, alguns sintomas físicos e emocionais passaram a se tornar frequentes. Diante desse cenário, surge a necessidade de abordar o tema saúde mental nas escolas, principalmente, entre os adolescentes, que estão sempre em constante mudanças físicas, psíquicas e sociais; e muitas vezes não têm conhecimento sobre o assunto. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia com destaque para as ações do Projeto “Psicovida” desenvolvido com alunos dos 8º e 9º anos em uma escola de Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa baseada na descrição da construção do conhecimento em saúde mental de forma lúdica, na qual os assuntos abordados foram os sentimentos mais significativos durante esse período pandêmico. Após análise dos resultados, foi possível perceber que a raiva e o medo foram os principais sentimentos adquiridos durante a pandemia. Por fim, conclui-se que o apoio dos executores do projeto, durante as atividades solicitadas, contribuiu para que os alunos expressassem seus sentimentos com mais facilidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179 10.48017/dj.v7i3.2179 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i3.2179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2179/1736 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade 2525-5215 10.48017/dj.v7i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279360393216 |