PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra da Silva, Magno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fraga Araujo, Jairton, Rocha Galvão, Elaine, Pacheco Reis Batista, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ouricuri (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6441
Resumo: Caracterizou-se a composição química e microbiológica de duas formulações de biofertilizantes, com o objetivo de conhecer o potencial contaminante e o efeito nutricional em um pomar de acerola da empresa AMWAY NUTRILITE DO BRASIL, em Ubajara-CE. Para tal, empregou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com sete tratamentos (testemunha; 5; 10; 20 % de Biofertilizante Líquido a base de Esterco e 5; 10 e 20% de Biofertilizante Líquido a Base de Composto) e 4 repetições, com 28 parcelas sendo cada parcela, composta por duas plantas. Observaram-se maiores concentrações de N, P, Ni e Zn, no biofertilizante preparado com esterco e K, Na e Fe para o biofertilizante preparado com composto. Para Ca, Mg e S, os valores encontrados não diferiram. Não foi encontrada presença de Salmonella, Protozoários e Helmintos. Quanto à acidez titulável dos frutos, houve diferença significativa do tratamento BLC a 5 %, em relação aos tratamentos a BLE 5% e 10%. Para a variável `sólidos solúveis', observou-se, em termos absolutos, que o tratamento BLE a 5 % proporcionou aos frutos maiores quantidades de açúcares e o tratamento BLC a 10%, menores teores médios. Para a variável 'vitamina C', observaram-se teores mais elevados nos frutos do tratamento BLE a 5 %. O ratio não diferiu significativamente, estando esse comportamento relacionado aos valores encontrados para Vitamina C, bem como para Sólidos Solúveis. No que se refere ao rendimento comercial dos frutos, não foi encontrada diferença significativa entre os tratamentos avaliados.
id UNEB-1_1c065f4dbdb2f9a0733b551fa3fce00a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6441
network_acronym_str UNEB-1
network_name_str Revista Ouricuri (Online)
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICOMalpighia EmarginataBiofertilizantesBiodinâmica.Caracterizou-se a composição química e microbiológica de duas formulações de biofertilizantes, com o objetivo de conhecer o potencial contaminante e o efeito nutricional em um pomar de acerola da empresa AMWAY NUTRILITE DO BRASIL, em Ubajara-CE. Para tal, empregou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com sete tratamentos (testemunha; 5; 10; 20 % de Biofertilizante Líquido a base de Esterco e 5; 10 e 20% de Biofertilizante Líquido a Base de Composto) e 4 repetições, com 28 parcelas sendo cada parcela, composta por duas plantas. Observaram-se maiores concentrações de N, P, Ni e Zn, no biofertilizante preparado com esterco e K, Na e Fe para o biofertilizante preparado com composto. Para Ca, Mg e S, os valores encontrados não diferiram. Não foi encontrada presença de Salmonella, Protozoários e Helmintos. Quanto à acidez titulável dos frutos, houve diferença significativa do tratamento BLC a 5 %, em relação aos tratamentos a BLE 5% e 10%. Para a variável `sólidos solúveis', observou-se, em termos absolutos, que o tratamento BLE a 5 % proporcionou aos frutos maiores quantidades de açúcares e o tratamento BLC a 10%, menores teores médios. Para a variável 'vitamina C', observaram-se teores mais elevados nos frutos do tratamento BLE a 5 %. O ratio não diferiu significativamente, estando esse comportamento relacionado aos valores encontrados para Vitamina C, bem como para Sólidos Solúveis. No que se refere ao rendimento comercial dos frutos, não foi encontrada diferença significativa entre os tratamentos avaliados. Universidade do Estado da Bahia - UNEB2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6441Ouricuri Magazine; Vol. 2 No. 2 (2012); 125-137Revista Ouricuri; Vol. 2 Núm. 2 (2012); 125-137Ouricuri Magazine; Vol. 2 No. 2 (2012); 125-137Revista Ouricuri; v. 2 n. 2 (2012); 125-1372317-01312176-3216reponame:Revista Ouricuri (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6441/4072Copyright (c) 2019 Revista Ouricuriinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra da Silva, MagnoFraga Araujo, JairtonRocha Galvão, ElainePacheco Reis Batista, Fabiana2023-01-04T22:06:01Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6441Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuriPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/oai||ouricuri@nectas.org2317-01312176-3216opendoar:2023-01-04T22:06:01Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICO
title PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICO
spellingShingle PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICO
Bezerra da Silva, Magno
Malpighia Emarginata
Biofertilizantes
Biodinâmica.
title_short PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICO
title_full PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICO
title_fullStr PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICO
title_full_unstemmed PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICO
title_sort PRODUÇÃO E QUALIDADE DE ACEROLA COM BIOFERTILIZANTES LÍQUIDOS SOB CULTIVO BIODINÂMICO
author Bezerra da Silva, Magno
author_facet Bezerra da Silva, Magno
Fraga Araujo, Jairton
Rocha Galvão, Elaine
Pacheco Reis Batista, Fabiana
author_role author
author2 Fraga Araujo, Jairton
Rocha Galvão, Elaine
Pacheco Reis Batista, Fabiana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra da Silva, Magno
Fraga Araujo, Jairton
Rocha Galvão, Elaine
Pacheco Reis Batista, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Malpighia Emarginata
Biofertilizantes
Biodinâmica.
topic Malpighia Emarginata
Biofertilizantes
Biodinâmica.
description Caracterizou-se a composição química e microbiológica de duas formulações de biofertilizantes, com o objetivo de conhecer o potencial contaminante e o efeito nutricional em um pomar de acerola da empresa AMWAY NUTRILITE DO BRASIL, em Ubajara-CE. Para tal, empregou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com sete tratamentos (testemunha; 5; 10; 20 % de Biofertilizante Líquido a base de Esterco e 5; 10 e 20% de Biofertilizante Líquido a Base de Composto) e 4 repetições, com 28 parcelas sendo cada parcela, composta por duas plantas. Observaram-se maiores concentrações de N, P, Ni e Zn, no biofertilizante preparado com esterco e K, Na e Fe para o biofertilizante preparado com composto. Para Ca, Mg e S, os valores encontrados não diferiram. Não foi encontrada presença de Salmonella, Protozoários e Helmintos. Quanto à acidez titulável dos frutos, houve diferença significativa do tratamento BLC a 5 %, em relação aos tratamentos a BLE 5% e 10%. Para a variável `sólidos solúveis', observou-se, em termos absolutos, que o tratamento BLE a 5 % proporcionou aos frutos maiores quantidades de açúcares e o tratamento BLC a 10%, menores teores médios. Para a variável 'vitamina C', observaram-se teores mais elevados nos frutos do tratamento BLE a 5 %. O ratio não diferiu significativamente, estando esse comportamento relacionado aos valores encontrados para Vitamina C, bem como para Sólidos Solúveis. No que se refere ao rendimento comercial dos frutos, não foi encontrada diferença significativa entre os tratamentos avaliados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6441
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6441/4072
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ouricuri
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ouricuri
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Ouricuri Magazine; Vol. 2 No. 2 (2012); 125-137
Revista Ouricuri; Vol. 2 Núm. 2 (2012); 125-137
Ouricuri Magazine; Vol. 2 No. 2 (2012); 125-137
Revista Ouricuri; v. 2 n. 2 (2012); 125-137
2317-0131
2176-3216
reponame:Revista Ouricuri (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Ouricuri (Online)
collection Revista Ouricuri (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||ouricuri@nectas.org
_version_ 1809209582235418624