FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Ferreira Júnior, Washington
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Barros Prado Moura, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ouricuri (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6437
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo registrar o comportamento fenológico reprodutivo e vegetativo de espécies de plantas no fragmento de Mata Atlântica da Fazenda Boa Vista, pertencente à Usina Cachoeira S. A., Estado de Alagoas. Neste fragmento foram marcadas vinte parcelas de 10 x 10 m, onde foram feitas observações fenológicas mensais no período de novembro de 2007 a outubro de 2008 e dezembro de 2008, através de binóculo e anotações em caderno de campo. Foram registrados os dados de atividade e intensidade das fenofases de queda foliar, formação de folhas novas, floração e frutificação, além do modo de dispersão de cada espécie. Testes de correlação de Spearman (rs) foram realizados, relacionando o número de espécies entre cada fenofase por mês e também entre as fenofases e os fatores climáticos (temperatura média mensal e precipitação total mensal). Nas observações, 31 espécies apresentaram a fenofase de floração ou frutificação. Nestas, as fenofases de frutificação, queda de folhas e formação de folhas novas tiveram um baixo valor de intensidade ao longo do período de estudo, embora altos valores de atividade concentraram os eventos fenológicos com o aumento na precipitação. Entretanto, nenhum teste mostrou correlação significativa. Muitas espécies apresentaram um modo de dispersão zoocórico e estas frutificaram principalmente com as primeiras chuvas. Assim, com estes resultados, demonstra-se a importância da precipitação sazonal para a emergência dos padrões fenológicos, mesmo que essas variáveis não tenham se correlacionado.
id UNEB-1_2b502865fe63c4d3f0ff63391b20ee23
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6437
network_acronym_str UNEB-1
network_name_str Revista Ouricuri (Online)
repository_id_str
spelling FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASILFloraçãoFrutificaçãoMudança FoliarFloresta Atlântica Alagoana.Esta pesquisa teve como objetivo registrar o comportamento fenológico reprodutivo e vegetativo de espécies de plantas no fragmento de Mata Atlântica da Fazenda Boa Vista, pertencente à Usina Cachoeira S. A., Estado de Alagoas. Neste fragmento foram marcadas vinte parcelas de 10 x 10 m, onde foram feitas observações fenológicas mensais no período de novembro de 2007 a outubro de 2008 e dezembro de 2008, através de binóculo e anotações em caderno de campo. Foram registrados os dados de atividade e intensidade das fenofases de queda foliar, formação de folhas novas, floração e frutificação, além do modo de dispersão de cada espécie. Testes de correlação de Spearman (rs) foram realizados, relacionando o número de espécies entre cada fenofase por mês e também entre as fenofases e os fatores climáticos (temperatura média mensal e precipitação total mensal). Nas observações, 31 espécies apresentaram a fenofase de floração ou frutificação. Nestas, as fenofases de frutificação, queda de folhas e formação de folhas novas tiveram um baixo valor de intensidade ao longo do período de estudo, embora altos valores de atividade concentraram os eventos fenológicos com o aumento na precipitação. Entretanto, nenhum teste mostrou correlação significativa. Muitas espécies apresentaram um modo de dispersão zoocórico e estas frutificaram principalmente com as primeiras chuvas. Assim, com estes resultados, demonstra-se a importância da precipitação sazonal para a emergência dos padrões fenológicos, mesmo que essas variáveis não tenham se correlacionado. Universidade do Estado da Bahia - UNEB2019-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6437Ouricuri Magazine; Vol. 2 No. 2 (2012); 097-123Revista Ouricuri; Vol. 2 Núm. 2 (2012); 097-123Ouricuri Magazine; Vol. 2 No. 2 (2012); 097-123Revista Ouricuri; v. 2 n. 2 (2012); 097-1232317-01312176-3216reponame:Revista Ouricuri (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6437/4068Copyright (c) 2019 Revista Ouricurihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Ferreira Júnior, Washingtonde Barros Prado Moura, Flávia2024-01-25T15:59:38Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6437Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuriPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/oai||ouricuri@nectas.org2317-01312176-3216opendoar:2024-01-25T15:59:38Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
title FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
spellingShingle FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
Soares Ferreira Júnior, Washington
Floração
Frutificação
Mudança Foliar
Floresta Atlântica Alagoana.
title_short FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
title_full FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
title_fullStr FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
title_full_unstemmed FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
title_sort FENOLOGIA E SÍNDROMES DE DISPERSÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL
author Soares Ferreira Júnior, Washington
author_facet Soares Ferreira Júnior, Washington
de Barros Prado Moura, Flávia
author_role author
author2 de Barros Prado Moura, Flávia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Ferreira Júnior, Washington
de Barros Prado Moura, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Floração
Frutificação
Mudança Foliar
Floresta Atlântica Alagoana.
topic Floração
Frutificação
Mudança Foliar
Floresta Atlântica Alagoana.
description Esta pesquisa teve como objetivo registrar o comportamento fenológico reprodutivo e vegetativo de espécies de plantas no fragmento de Mata Atlântica da Fazenda Boa Vista, pertencente à Usina Cachoeira S. A., Estado de Alagoas. Neste fragmento foram marcadas vinte parcelas de 10 x 10 m, onde foram feitas observações fenológicas mensais no período de novembro de 2007 a outubro de 2008 e dezembro de 2008, através de binóculo e anotações em caderno de campo. Foram registrados os dados de atividade e intensidade das fenofases de queda foliar, formação de folhas novas, floração e frutificação, além do modo de dispersão de cada espécie. Testes de correlação de Spearman (rs) foram realizados, relacionando o número de espécies entre cada fenofase por mês e também entre as fenofases e os fatores climáticos (temperatura média mensal e precipitação total mensal). Nas observações, 31 espécies apresentaram a fenofase de floração ou frutificação. Nestas, as fenofases de frutificação, queda de folhas e formação de folhas novas tiveram um baixo valor de intensidade ao longo do período de estudo, embora altos valores de atividade concentraram os eventos fenológicos com o aumento na precipitação. Entretanto, nenhum teste mostrou correlação significativa. Muitas espécies apresentaram um modo de dispersão zoocórico e estas frutificaram principalmente com as primeiras chuvas. Assim, com estes resultados, demonstra-se a importância da precipitação sazonal para a emergência dos padrões fenológicos, mesmo que essas variáveis não tenham se correlacionado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6437
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6437/4068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ouricuri
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ouricuri
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Ouricuri Magazine; Vol. 2 No. 2 (2012); 097-123
Revista Ouricuri; Vol. 2 Núm. 2 (2012); 097-123
Ouricuri Magazine; Vol. 2 No. 2 (2012); 097-123
Revista Ouricuri; v. 2 n. 2 (2012); 097-123
2317-0131
2176-3216
reponame:Revista Ouricuri (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Ouricuri (Online)
collection Revista Ouricuri (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||ouricuri@nectas.org
_version_ 1809209582233321472