ETNOFARMACOLOGIA E EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ouricuri (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1488 |
Resumo: | Este trabalho objetivou realizar um levantamento do conhecimento etnofarmacológico dos professores de uma escola pública. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo onde foi aplicado um questionário para 14 docentes do Ensino Fundamental e Médio. O gênero Feminino foi predominante entre os sujeitos da pesquisa foram registradas 15 espécies, distribuídas em 11 famílias botânicas. As espécies mais citadas pelos informantes foram Mentha spicata L. (hortelã), Cymbopogon citratus (DC. ex Nees) Stapf. (capim cidreira) e Plectranthus barbatus Andrews. (boldo) e as famílias botânicas mais citadas foram Lamiaceae e Poaceae. O método de uso mais citado foi na forma de chá e a parte botânica mais usada é a folha. Verificou-se que o conhecimento etnofarmacológico foi passado de geração para geração, contribuindo para a conservação desse conhecimento, os dados também possibilitam a realização de atividades de educação ambiental na escola, envolvendo toda a comunidade escolar e até as famílias dos alunos e ressalta o resgate de valores e conhecimentos. |
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ETNOFARMACOLOGIA E EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALEducação básicaEtnofarmacologiaProfessores.Este trabalho objetivou realizar um levantamento do conhecimento etnofarmacológico dos professores de uma escola pública. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo onde foi aplicado um questionário para 14 docentes do Ensino Fundamental e Médio. O gênero Feminino foi predominante entre os sujeitos da pesquisa foram registradas 15 espécies, distribuídas em 11 famílias botânicas. As espécies mais citadas pelos informantes foram Mentha spicata L. (hortelã), Cymbopogon citratus (DC. ex Nees) Stapf. (capim cidreira) e Plectranthus barbatus Andrews. (boldo) e as famílias botânicas mais citadas foram Lamiaceae e Poaceae. O método de uso mais citado foi na forma de chá e a parte botânica mais usada é a folha. Verificou-se que o conhecimento etnofarmacológico foi passado de geração para geração, contribuindo para a conservação desse conhecimento, os dados também possibilitam a realização de atividades de educação ambiental na escola, envolvendo toda a comunidade escolar e até as famílias dos alunos e ressalta o resgate de valores e conhecimentos. Universidade do Estado da Bahia - UNEB2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1488Ouricuri Magazine; Vol. 5 No. 2 (2015); 117-131Revista Ouricuri; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 117-131Ouricuri Magazine; Vol. 5 No. 2 (2015); 117-131Revista Ouricuri; v. 5 n. 2 (2015); 117-1312317-01312176-3216reponame:Revista Ouricuri (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/1488/982Copyright (c) 2015 Victor Hugo de Oliveira Henrique, Victoria Souza Magalhães, Makson Alexandre, Maria Corette Pasahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/?ref=chooser-v1info:eu-repo/semantics/openAccessHenrique, Victor Hugo de OliveiraMagalhães, Victoria SouzaAlexandre, MaksonPasa, Maria Corette2024-01-31T20:54:21Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1488Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuriPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/oai||ouricuri@nectas.org2317-01312176-3216opendoar:2024-01-31T20:54:21Revista Ouricuri (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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