Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana de Oliveira, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822
Resumo: Esse artigo é fruto da tese de doutoramento e apresenta como centralidade a compreensão das macro/micropolíticas e etnométodos para a permanência de jovens e adultos (as) na Educação Básica. No plano teórico, orienta-se pelos conceitos de etnométodos e macro/micropolíticas e, no plano metodológico, pelas práticas de pesquisas do tipo etnográficas, por meio da Etnopesquisa Contrastiva. Buscou-se compreender quais etnométodos e micropolíticas são produzidas pelos (pelas) atores (atrizes) sociais da EJA, particularmente os (as) estudantes jovens e adultos (as), a fim de permanecer e concluir sua formação no nível da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Salvador, que se constituíram em casos a partir dos quais a pesquisa foi desenvolvida. Por meio da pesquisa contrastiva, buscou-se identificar relacionalmente entre os casos, singularidades e contrastes, onde foi possível perceber nas narrativas dos (as) atores (atrizes) sociais maneiras peculiares para lidar com a permanência estudantil na Educação Básica. Dentre outros aspectos, percebeu-se que as condições pelas quais os (as) estudantes trabalhadores (as) dão continuidade aos estudos na Educação Básica ainda requer um esforço individual tamanho, o qual, em muitos casos, gera reincidência na desistência dos estudos. Os resultados indicam, que é na potência do inexistente que residem as micropolíticas, ou seja, a produção das micropolíticas dos (as) jovens e adultos trabalhadores (as) que re (existem), tensionando a criação de políticas públicas de permanência estudantil na Educação Básica que se aproximem de suas necessidades.
id UNEB-2_1ace511b2cd5ed97d29d41484e15f908
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9822
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação BásicaEsse artigo é fruto da tese de doutoramento e apresenta como centralidade a compreensão das macro/micropolíticas e etnométodos para a permanência de jovens e adultos (as) na Educação Básica. No plano teórico, orienta-se pelos conceitos de etnométodos e macro/micropolíticas e, no plano metodológico, pelas práticas de pesquisas do tipo etnográficas, por meio da Etnopesquisa Contrastiva. Buscou-se compreender quais etnométodos e micropolíticas são produzidas pelos (pelas) atores (atrizes) sociais da EJA, particularmente os (as) estudantes jovens e adultos (as), a fim de permanecer e concluir sua formação no nível da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Salvador, que se constituíram em casos a partir dos quais a pesquisa foi desenvolvida. Por meio da pesquisa contrastiva, buscou-se identificar relacionalmente entre os casos, singularidades e contrastes, onde foi possível perceber nas narrativas dos (as) atores (atrizes) sociais maneiras peculiares para lidar com a permanência estudantil na Educação Básica. Dentre outros aspectos, percebeu-se que as condições pelas quais os (as) estudantes trabalhadores (as) dão continuidade aos estudos na Educação Básica ainda requer um esforço individual tamanho, o qual, em muitos casos, gera reincidência na desistência dos estudos. Os resultados indicam, que é na potência do inexistente que residem as micropolíticas, ou seja, a produção das micropolíticas dos (as) jovens e adultos trabalhadores (as) que re (existem), tensionando a criação de políticas públicas de permanência estudantil na Educação Básica que se aproximem de suas necessidades.UNEB2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 22-40reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822/6894Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santana de Oliveira, Rita de Cássia2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9822Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
title Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
Santana de Oliveira, Rita de Cássia
title_short Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
title_full Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
title_sort Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
author Santana de Oliveira, Rita de Cássia
author_facet Santana de Oliveira, Rita de Cássia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana de Oliveira, Rita de Cássia
description Esse artigo é fruto da tese de doutoramento e apresenta como centralidade a compreensão das macro/micropolíticas e etnométodos para a permanência de jovens e adultos (as) na Educação Básica. No plano teórico, orienta-se pelos conceitos de etnométodos e macro/micropolíticas e, no plano metodológico, pelas práticas de pesquisas do tipo etnográficas, por meio da Etnopesquisa Contrastiva. Buscou-se compreender quais etnométodos e micropolíticas são produzidas pelos (pelas) atores (atrizes) sociais da EJA, particularmente os (as) estudantes jovens e adultos (as), a fim de permanecer e concluir sua formação no nível da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Salvador, que se constituíram em casos a partir dos quais a pesquisa foi desenvolvida. Por meio da pesquisa contrastiva, buscou-se identificar relacionalmente entre os casos, singularidades e contrastes, onde foi possível perceber nas narrativas dos (as) atores (atrizes) sociais maneiras peculiares para lidar com a permanência estudantil na Educação Básica. Dentre outros aspectos, percebeu-se que as condições pelas quais os (as) estudantes trabalhadores (as) dão continuidade aos estudos na Educação Básica ainda requer um esforço individual tamanho, o qual, em muitos casos, gera reincidência na desistência dos estudos. Os resultados indicam, que é na potência do inexistente que residem as micropolíticas, ou seja, a produção das micropolíticas dos (as) jovens e adultos trabalhadores (as) que re (existem), tensionando a criação de políticas públicas de permanência estudantil na Educação Básica que se aproximem de suas necessidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822/6894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 22-40
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658892640256