Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822 |
Resumo: | Esse artigo é fruto da tese de doutoramento e apresenta como centralidade a compreensão das macro/micropolíticas e etnométodos para a permanência de jovens e adultos (as) na Educação Básica. No plano teórico, orienta-se pelos conceitos de etnométodos e macro/micropolíticas e, no plano metodológico, pelas práticas de pesquisas do tipo etnográficas, por meio da Etnopesquisa Contrastiva. Buscou-se compreender quais etnométodos e micropolíticas são produzidas pelos (pelas) atores (atrizes) sociais da EJA, particularmente os (as) estudantes jovens e adultos (as), a fim de permanecer e concluir sua formação no nível da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Salvador, que se constituíram em casos a partir dos quais a pesquisa foi desenvolvida. Por meio da pesquisa contrastiva, buscou-se identificar relacionalmente entre os casos, singularidades e contrastes, onde foi possível perceber nas narrativas dos (as) atores (atrizes) sociais maneiras peculiares para lidar com a permanência estudantil na Educação Básica. Dentre outros aspectos, percebeu-se que as condições pelas quais os (as) estudantes trabalhadores (as) dão continuidade aos estudos na Educação Básica ainda requer um esforço individual tamanho, o qual, em muitos casos, gera reincidência na desistência dos estudos. Os resultados indicam, que é na potência do inexistente que residem as micropolíticas, ou seja, a produção das micropolíticas dos (as) jovens e adultos trabalhadores (as) que re (existem), tensionando a criação de políticas públicas de permanência estudantil na Educação Básica que se aproximem de suas necessidades. |
id |
UNEB-2_1ace511b2cd5ed97d29d41484e15f908 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9822 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação BásicaEsse artigo é fruto da tese de doutoramento e apresenta como centralidade a compreensão das macro/micropolíticas e etnométodos para a permanência de jovens e adultos (as) na Educação Básica. No plano teórico, orienta-se pelos conceitos de etnométodos e macro/micropolíticas e, no plano metodológico, pelas práticas de pesquisas do tipo etnográficas, por meio da Etnopesquisa Contrastiva. Buscou-se compreender quais etnométodos e micropolíticas são produzidas pelos (pelas) atores (atrizes) sociais da EJA, particularmente os (as) estudantes jovens e adultos (as), a fim de permanecer e concluir sua formação no nível da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Salvador, que se constituíram em casos a partir dos quais a pesquisa foi desenvolvida. Por meio da pesquisa contrastiva, buscou-se identificar relacionalmente entre os casos, singularidades e contrastes, onde foi possível perceber nas narrativas dos (as) atores (atrizes) sociais maneiras peculiares para lidar com a permanência estudantil na Educação Básica. Dentre outros aspectos, percebeu-se que as condições pelas quais os (as) estudantes trabalhadores (as) dão continuidade aos estudos na Educação Básica ainda requer um esforço individual tamanho, o qual, em muitos casos, gera reincidência na desistência dos estudos. Os resultados indicam, que é na potência do inexistente que residem as micropolíticas, ou seja, a produção das micropolíticas dos (as) jovens e adultos trabalhadores (as) que re (existem), tensionando a criação de políticas públicas de permanência estudantil na Educação Básica que se aproximem de suas necessidades.UNEB2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 22-40reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822/6894Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccess Santana de Oliveira, Rita de Cássia2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9822Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica |
title |
Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica Santana de Oliveira, Rita de Cássia |
title_short |
Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica |
title_full |
Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica |
title_fullStr |
Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica |
title_sort |
Educação de Jovens e Adultos: macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica |
author |
Santana de Oliveira, Rita de Cássia |
author_facet |
Santana de Oliveira, Rita de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana de Oliveira, Rita de Cássia |
description |
Esse artigo é fruto da tese de doutoramento e apresenta como centralidade a compreensão das macro/micropolíticas e etnométodos para a permanência de jovens e adultos (as) na Educação Básica. No plano teórico, orienta-se pelos conceitos de etnométodos e macro/micropolíticas e, no plano metodológico, pelas práticas de pesquisas do tipo etnográficas, por meio da Etnopesquisa Contrastiva. Buscou-se compreender quais etnométodos e micropolíticas são produzidas pelos (pelas) atores (atrizes) sociais da EJA, particularmente os (as) estudantes jovens e adultos (as), a fim de permanecer e concluir sua formação no nível da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Salvador, que se constituíram em casos a partir dos quais a pesquisa foi desenvolvida. Por meio da pesquisa contrastiva, buscou-se identificar relacionalmente entre os casos, singularidades e contrastes, onde foi possível perceber nas narrativas dos (as) atores (atrizes) sociais maneiras peculiares para lidar com a permanência estudantil na Educação Básica. Dentre outros aspectos, percebeu-se que as condições pelas quais os (as) estudantes trabalhadores (as) dão continuidade aos estudos na Educação Básica ainda requer um esforço individual tamanho, o qual, em muitos casos, gera reincidência na desistência dos estudos. Os resultados indicam, que é na potência do inexistente que residem as micropolíticas, ou seja, a produção das micropolíticas dos (as) jovens e adultos trabalhadores (as) que re (existem), tensionando a criação de políticas públicas de permanência estudantil na Educação Básica que se aproximem de suas necessidades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9822/6894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 22-40 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658892640256 |