Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850 |
Resumo: | O presente artigo expõe interfaces teóricas do pensamento bakhtiniano e freiriano, com ênfase na noção de palavra, momento em que evocamos contribuições destes autores para os estudos do letramento no Brasil. Busca-se indiciar o diálogo epistemológico, a fim e de apresentar contribuições para o campo das ciências humanas, em especial das ciências da educação e da linguagem, principalmente com o uso da palavra enquanto instrumento simbólico emancipatório de luta e resistência. Nosso movimento investigativo busca situar os dois autores em seus cronótopos, para inferir pontos de confluência nas suas produções. Por uma questão didática, estrutura-se da seguinte maneira: no primeiro momento expõem-se discussões de Mikhail Bakhtin no tocante à palavra enquanto instrumento de poder e ideologia; no segundo momento, discussão sobre os postulados de Paulo Freire sobre a palavra como forma de libertação e tomada de consciência. Nestes dois movimentos discursivos, tematizaremos o letramento como corpora de luta e significação da/pela palavra. Como conclusões, apresentam-se contribuições para se refletir sobre a natureza dialógica de práticas pedagógicas nos contextos de ensino e aprendizagem, a partir de referências conceituais dos dois autores. |
id |
UNEB-2_2af4a8ca676ed450db4bb0901ba0919a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9850 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signoO presente artigo expõe interfaces teóricas do pensamento bakhtiniano e freiriano, com ênfase na noção de palavra, momento em que evocamos contribuições destes autores para os estudos do letramento no Brasil. Busca-se indiciar o diálogo epistemológico, a fim e de apresentar contribuições para o campo das ciências humanas, em especial das ciências da educação e da linguagem, principalmente com o uso da palavra enquanto instrumento simbólico emancipatório de luta e resistência. Nosso movimento investigativo busca situar os dois autores em seus cronótopos, para inferir pontos de confluência nas suas produções. Por uma questão didática, estrutura-se da seguinte maneira: no primeiro momento expõem-se discussões de Mikhail Bakhtin no tocante à palavra enquanto instrumento de poder e ideologia; no segundo momento, discussão sobre os postulados de Paulo Freire sobre a palavra como forma de libertação e tomada de consciência. Nestes dois movimentos discursivos, tematizaremos o letramento como corpora de luta e significação da/pela palavra. Como conclusões, apresentam-se contribuições para se refletir sobre a natureza dialógica de práticas pedagógicas nos contextos de ensino e aprendizagem, a partir de referências conceituais dos dois autores.UNEB2020-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 286-300reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850/6921Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccess Cotrim Assunção, Emerson Tadeude Figueiredo Souza, Ester Maria 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9850Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo |
title |
Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo |
spellingShingle |
Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo Cotrim Assunção, Emerson Tadeu |
title_short |
Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo |
title_full |
Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo |
title_fullStr |
Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo |
title_sort |
Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo |
author |
Cotrim Assunção, Emerson Tadeu |
author_facet |
Cotrim Assunção, Emerson Tadeu de Figueiredo Souza, Ester Maria |
author_role |
author |
author2 |
de Figueiredo Souza, Ester Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotrim Assunção, Emerson Tadeu de Figueiredo Souza, Ester Maria |
description |
O presente artigo expõe interfaces teóricas do pensamento bakhtiniano e freiriano, com ênfase na noção de palavra, momento em que evocamos contribuições destes autores para os estudos do letramento no Brasil. Busca-se indiciar o diálogo epistemológico, a fim e de apresentar contribuições para o campo das ciências humanas, em especial das ciências da educação e da linguagem, principalmente com o uso da palavra enquanto instrumento simbólico emancipatório de luta e resistência. Nosso movimento investigativo busca situar os dois autores em seus cronótopos, para inferir pontos de confluência nas suas produções. Por uma questão didática, estrutura-se da seguinte maneira: no primeiro momento expõem-se discussões de Mikhail Bakhtin no tocante à palavra enquanto instrumento de poder e ideologia; no segundo momento, discussão sobre os postulados de Paulo Freire sobre a palavra como forma de libertação e tomada de consciência. Nestes dois movimentos discursivos, tematizaremos o letramento como corpora de luta e significação da/pela palavra. Como conclusões, apresentam-se contribuições para se refletir sobre a natureza dialógica de práticas pedagógicas nos contextos de ensino e aprendizagem, a partir de referências conceituais dos dois autores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850/6921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 286-300 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658916757504 |