Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotrim Assunção, Emerson Tadeu
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Figueiredo Souza, Ester Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850
Resumo: O presente artigo expõe interfaces teóricas do pensamento bakhtiniano e freiriano, com ênfase na noção de palavra, momento em que evocamos contribuições destes autores para os estudos do letramento no Brasil. Busca-se indiciar o diálogo epistemológico, a fim e de apresentar contribuições para o campo das ciências humanas, em especial das ciências da educação e da linguagem, principalmente com o uso da palavra enquanto instrumento simbólico emancipatório de luta e resistência. Nosso movimento investigativo busca situar os dois autores em seus cronótopos, para inferir pontos de confluência nas suas produções. Por uma questão didática, estrutura-se da seguinte maneira: no primeiro momento expõem-se discussões de Mikhail Bakhtin no tocante à palavra enquanto instrumento de poder e ideologia; no segundo momento, discussão sobre os postulados de Paulo Freire sobre a palavra como forma de libertação e tomada de consciência. Nestes dois movimentos discursivos, tematizaremos o letramento como corpora de luta e significação da/pela palavra. Como conclusões, apresentam-se contribuições para se refletir sobre a natureza dialógica de práticas pedagógicas nos contextos de ensino e aprendizagem, a partir de referências conceituais dos dois autores.
id UNEB-2_2af4a8ca676ed450db4bb0901ba0919a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9850
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signoO presente artigo expõe interfaces teóricas do pensamento bakhtiniano e freiriano, com ênfase na noção de palavra, momento em que evocamos contribuições destes autores para os estudos do letramento no Brasil. Busca-se indiciar o diálogo epistemológico, a fim e de apresentar contribuições para o campo das ciências humanas, em especial das ciências da educação e da linguagem, principalmente com o uso da palavra enquanto instrumento simbólico emancipatório de luta e resistência. Nosso movimento investigativo busca situar os dois autores em seus cronótopos, para inferir pontos de confluência nas suas produções. Por uma questão didática, estrutura-se da seguinte maneira: no primeiro momento expõem-se discussões de Mikhail Bakhtin no tocante à palavra enquanto instrumento de poder e ideologia; no segundo momento, discussão sobre os postulados de Paulo Freire sobre a palavra como forma de libertação e tomada de consciência. Nestes dois movimentos discursivos, tematizaremos o letramento como corpora de luta e significação da/pela palavra. Como conclusões, apresentam-se contribuições para se refletir sobre a natureza dialógica de práticas pedagógicas nos contextos de ensino e aprendizagem, a partir de referências conceituais dos dois autores.UNEB2020-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 286-300reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850/6921Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccess Cotrim Assunção, Emerson Tadeude Figueiredo Souza, Ester Maria 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9850Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo
title Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo
spellingShingle Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo
Cotrim Assunção, Emerson Tadeu
title_short Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo
title_full Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo
title_fullStr Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo
title_full_unstemmed Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo
title_sort Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo
author Cotrim Assunção, Emerson Tadeu
author_facet Cotrim Assunção, Emerson Tadeu
de Figueiredo Souza, Ester Maria
author_role author
author2 de Figueiredo Souza, Ester Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotrim Assunção, Emerson Tadeu
de Figueiredo Souza, Ester Maria
description O presente artigo expõe interfaces teóricas do pensamento bakhtiniano e freiriano, com ênfase na noção de palavra, momento em que evocamos contribuições destes autores para os estudos do letramento no Brasil. Busca-se indiciar o diálogo epistemológico, a fim e de apresentar contribuições para o campo das ciências humanas, em especial das ciências da educação e da linguagem, principalmente com o uso da palavra enquanto instrumento simbólico emancipatório de luta e resistência. Nosso movimento investigativo busca situar os dois autores em seus cronótopos, para inferir pontos de confluência nas suas produções. Por uma questão didática, estrutura-se da seguinte maneira: no primeiro momento expõem-se discussões de Mikhail Bakhtin no tocante à palavra enquanto instrumento de poder e ideologia; no segundo momento, discussão sobre os postulados de Paulo Freire sobre a palavra como forma de libertação e tomada de consciência. Nestes dois movimentos discursivos, tematizaremos o letramento como corpora de luta e significação da/pela palavra. Como conclusões, apresentam-se contribuições para se refletir sobre a natureza dialógica de práticas pedagógicas nos contextos de ensino e aprendizagem, a partir de referências conceituais dos dois autores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850/6921
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 286-300
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658916757504