Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Margarida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Garcia, Lênin Tomazett
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/243
Resumo: O texto apresenta conclusões parciais de estudos que buscam os sentidos e significados produzidos, no contexto da educação brasileira, para as relações que se estabeleceram entre a educação de jovens e adultos (EJA) e a qualificação profissional, em programas implementados pelo governo federal. Neste artigo, partindo da investigação que identificou diversas ações, projetos e programas federais das últimas seis décadas, optamos por apresentar uma análise de concepções e princípios expressos em dois programas implementados, em contextos diferenciados: o primeiro consolidado na Ditadura Militar, o Programa Intensivo de Preparação da Mão-de-Obra (PIPMO); o segundo, no atual governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Identifica-se, na relação passado e presente dos programas analisados, duas tendências constitutivas de suas lógicas: a primeira trata-se da reedição da privatização do público pelo financiamento das ações de qualificação profissional na iniciativa privada e a segunda repõe a negação da oferta de uma educação integral, com a permanência de cursos de qualificação isolados da escolarização para maioria dos jovens e adultos, o que nos faz concluir que está distante a efetivação da educação como direito e da qualificação profissional na perspectiva da formação humana integral dos trabalhadores.
id UNEB-2_2e23fd3ed1a6db53e6a5f816804692de
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/243
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultosEducação de Jovens e AdultosTrabalhoQualificação Profissional.O texto apresenta conclusões parciais de estudos que buscam os sentidos e significados produzidos, no contexto da educação brasileira, para as relações que se estabeleceram entre a educação de jovens e adultos (EJA) e a qualificação profissional, em programas implementados pelo governo federal. Neste artigo, partindo da investigação que identificou diversas ações, projetos e programas federais das últimas seis décadas, optamos por apresentar uma análise de concepções e princípios expressos em dois programas implementados, em contextos diferenciados: o primeiro consolidado na Ditadura Militar, o Programa Intensivo de Preparação da Mão-de-Obra (PIPMO); o segundo, no atual governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Identifica-se, na relação passado e presente dos programas analisados, duas tendências constitutivas de suas lógicas: a primeira trata-se da reedição da privatização do público pelo financiamento das ações de qualificação profissional na iniciativa privada e a segunda repõe a negação da oferta de uma educação integral, com a permanência de cursos de qualificação isolados da escolarização para maioria dos jovens e adultos, o que nos faz concluir que está distante a efetivação da educação como direito e da qualificação profissional na perspectiva da formação humana integral dos trabalhadores.UNEB2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/243Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 45-64reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/243/208Machado, Maria MargaridaGarcia, Lênin Tomazettinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-14T12:11:45Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/243Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-05-14T12:11:45Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos
title Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos
spellingShingle Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos
Machado, Maria Margarida
Educação de Jovens e Adultos
Trabalho
Qualificação Profissional.
title_short Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos
title_full Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos
title_fullStr Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos
title_full_unstemmed Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos
title_sort Passado e presente na formação de trabalhadores jovens e adultos
author Machado, Maria Margarida
author_facet Machado, Maria Margarida
Garcia, Lênin Tomazett
author_role author
author2 Garcia, Lênin Tomazett
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria Margarida
Garcia, Lênin Tomazett
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Trabalho
Qualificação Profissional.
topic Educação de Jovens e Adultos
Trabalho
Qualificação Profissional.
description O texto apresenta conclusões parciais de estudos que buscam os sentidos e significados produzidos, no contexto da educação brasileira, para as relações que se estabeleceram entre a educação de jovens e adultos (EJA) e a qualificação profissional, em programas implementados pelo governo federal. Neste artigo, partindo da investigação que identificou diversas ações, projetos e programas federais das últimas seis décadas, optamos por apresentar uma análise de concepções e princípios expressos em dois programas implementados, em contextos diferenciados: o primeiro consolidado na Ditadura Militar, o Programa Intensivo de Preparação da Mão-de-Obra (PIPMO); o segundo, no atual governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Identifica-se, na relação passado e presente dos programas analisados, duas tendências constitutivas de suas lógicas: a primeira trata-se da reedição da privatização do público pelo financiamento das ações de qualificação profissional na iniciativa privada e a segunda repõe a negação da oferta de uma educação integral, com a permanência de cursos de qualificação isolados da escolarização para maioria dos jovens e adultos, o que nos faz concluir que está distante a efetivação da educação como direito e da qualificação profissional na perspectiva da formação humana integral dos trabalhadores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/243
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/243/208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 45-64
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658462724096