Formação dos profissionais de saúde mental para o contexto do Sistema Único de Saúde: : compromisso político e humanístico
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10425 |
Resumo: | O artigo objetiva identificar na literatura problemas relacionados à formação dos profissionais de saúde mental para o contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como mapear políticas de educação em saúde que busquem solucionar tal problemática, enfatizando o campo da saúde mental. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica considerando referências da área e documentos oficiais como leis, decretos e portarias. Realizou-se uma retomada histórica da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica, que tiveram como repercussão o SUS e a política de saúde mental em voga no país, respectivamente, visando elucidar as bases ideológicas dos dois movimentos. O texto discorre brevemente sobre as principais problemáticas da formação em saúde no Brasil: hiperespecialização, distanciamento das questões políticas e ideológicas que norteiam o SUS e a Reforma Psiquiátrica, influência das questões mercadológicas, hegemonia de práticas hospitalocêntricas, ideário liberal de saúde. O panorama de ensino apresentado compromete as conquistas sociais alcançadas pelo sistema de saúde brasileiro. Visando modificar essa realidade, o Ministério da Saúde tem atuado em parceria com o Ministério da Educação desenvolvendo políticas como Pró-Saúde, PET Saúde, entre outras, com o intuito de garantir um corpo profissional que responda às demandas de saúde do país. |
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Formação dos profissionais de saúde mental para o contexto do Sistema Único de Saúde: : compromisso político e humanísticoO artigo objetiva identificar na literatura problemas relacionados à formação dos profissionais de saúde mental para o contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como mapear políticas de educação em saúde que busquem solucionar tal problemática, enfatizando o campo da saúde mental. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica considerando referências da área e documentos oficiais como leis, decretos e portarias. Realizou-se uma retomada histórica da Reforma Sanitária e da Reforma Psiquiátrica, que tiveram como repercussão o SUS e a política de saúde mental em voga no país, respectivamente, visando elucidar as bases ideológicas dos dois movimentos. O texto discorre brevemente sobre as principais problemáticas da formação em saúde no Brasil: hiperespecialização, distanciamento das questões políticas e ideológicas que norteiam o SUS e a Reforma Psiquiátrica, influência das questões mercadológicas, hegemonia de práticas hospitalocêntricas, ideário liberal de saúde. O panorama de ensino apresentado compromete as conquistas sociais alcançadas pelo sistema de saúde brasileiro. Visando modificar essa realidade, o Ministério da Saúde tem atuado em parceria com o Ministério da Educação desenvolvendo políticas como Pró-Saúde, PET Saúde, entre outras, com o intuito de garantir um corpo profissional que responda às demandas de saúde do país.UNEB2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10425Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-24reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10425/7302Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccess Medrado, Ana Carolina Cerqueira2020-12-28T23:35:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10425Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-12-28T23:35:28Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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