Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira da Conceição , Andreia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bastos da Silva, Erica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841
Resumo: Este artigo partiu do interesse em investigar percepções de leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado e outra de doutorado, desenvolvidas na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal da Bahia, respectivamente. O texto em tela teve como concepção norteadora as ideias de autores como Freire (2011) e Lajolo (1982). No que se refere aos aspectos metodológicos, partimos do escopo teórico da etnopesquisa (MACEDO, 2006). Assim, os conhecimentos advindos deste estudo surgiram dos entrelaçamentos entre as leituras realizadas, os diálogos com os sujeitos e as reflexões construídas pelas pesquisadoras.  Os trabalhos de campo aconteceram em escolas da Rede Pública do Município de Salvador-Bahia e tiveram como instrumentos para coleta de dados entrevistas e observações de aulas. A partir dos resultados das pesquisas, percebeu-se a necessidade da articulação entre a leitura de mundo e da palavra no processo formativo de leitores plenos. Dessa forma, a participação cidadã desses sujeitos pode ser ampliada por meio da mediação  escolar. Espera-se que este estudo contribua para as discussões sobre essa modalidade de educação, pois as pesquisas e propostas de intervenção para o público da EJA precisam ouvir o que os estudantes dizem sobre as suas demandas de aprendizagem.  
id UNEB-2_50134e7fd460ab522024f44f0f722913
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9841
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor plenoEste artigo partiu do interesse em investigar percepções de leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado e outra de doutorado, desenvolvidas na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal da Bahia, respectivamente. O texto em tela teve como concepção norteadora as ideias de autores como Freire (2011) e Lajolo (1982). No que se refere aos aspectos metodológicos, partimos do escopo teórico da etnopesquisa (MACEDO, 2006). Assim, os conhecimentos advindos deste estudo surgiram dos entrelaçamentos entre as leituras realizadas, os diálogos com os sujeitos e as reflexões construídas pelas pesquisadoras.  Os trabalhos de campo aconteceram em escolas da Rede Pública do Município de Salvador-Bahia e tiveram como instrumentos para coleta de dados entrevistas e observações de aulas. A partir dos resultados das pesquisas, percebeu-se a necessidade da articulação entre a leitura de mundo e da palavra no processo formativo de leitores plenos. Dessa forma, a participação cidadã desses sujeitos pode ser ampliada por meio da mediação  escolar. Espera-se que este estudo contribua para as discussões sobre essa modalidade de educação, pois as pesquisas e propostas de intervenção para o público da EJA precisam ouvir o que os estudantes dizem sobre as suas demandas de aprendizagem.  UNEB2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 175-191reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841/6914Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira da Conceição , Andreia Bastos da Silva, Erica 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9841Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno
title Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno
spellingShingle Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno
Vieira da Conceição , Andreia
title_short Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno
title_full Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno
title_fullStr Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno
title_full_unstemmed Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno
title_sort Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno
author Vieira da Conceição , Andreia
author_facet Vieira da Conceição , Andreia
Bastos da Silva, Erica
author_role author
author2 Bastos da Silva, Erica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira da Conceição , Andreia
Bastos da Silva, Erica
description Este artigo partiu do interesse em investigar percepções de leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado e outra de doutorado, desenvolvidas na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal da Bahia, respectivamente. O texto em tela teve como concepção norteadora as ideias de autores como Freire (2011) e Lajolo (1982). No que se refere aos aspectos metodológicos, partimos do escopo teórico da etnopesquisa (MACEDO, 2006). Assim, os conhecimentos advindos deste estudo surgiram dos entrelaçamentos entre as leituras realizadas, os diálogos com os sujeitos e as reflexões construídas pelas pesquisadoras.  Os trabalhos de campo aconteceram em escolas da Rede Pública do Município de Salvador-Bahia e tiveram como instrumentos para coleta de dados entrevistas e observações de aulas. A partir dos resultados das pesquisas, percebeu-se a necessidade da articulação entre a leitura de mundo e da palavra no processo formativo de leitores plenos. Dessa forma, a participação cidadã desses sujeitos pode ser ampliada por meio da mediação  escolar. Espera-se que este estudo contribua para as discussões sobre essa modalidade de educação, pois as pesquisas e propostas de intervenção para o público da EJA precisam ouvir o que os estudantes dizem sobre as suas demandas de aprendizagem.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841/6914
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 175-191
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658906271744