Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841 |
Resumo: | Este artigo partiu do interesse em investigar percepções de leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado e outra de doutorado, desenvolvidas na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal da Bahia, respectivamente. O texto em tela teve como concepção norteadora as ideias de autores como Freire (2011) e Lajolo (1982). No que se refere aos aspectos metodológicos, partimos do escopo teórico da etnopesquisa (MACEDO, 2006). Assim, os conhecimentos advindos deste estudo surgiram dos entrelaçamentos entre as leituras realizadas, os diálogos com os sujeitos e as reflexões construídas pelas pesquisadoras. Os trabalhos de campo aconteceram em escolas da Rede Pública do Município de Salvador-Bahia e tiveram como instrumentos para coleta de dados entrevistas e observações de aulas. A partir dos resultados das pesquisas, percebeu-se a necessidade da articulação entre a leitura de mundo e da palavra no processo formativo de leitores plenos. Dessa forma, a participação cidadã desses sujeitos pode ser ampliada por meio da mediação escolar. Espera-se que este estudo contribua para as discussões sobre essa modalidade de educação, pois as pesquisas e propostas de intervenção para o público da EJA precisam ouvir o que os estudantes dizem sobre as suas demandas de aprendizagem. |
id |
UNEB-2_50134e7fd460ab522024f44f0f722913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9841 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor plenoEste artigo partiu do interesse em investigar percepções de leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado e outra de doutorado, desenvolvidas na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal da Bahia, respectivamente. O texto em tela teve como concepção norteadora as ideias de autores como Freire (2011) e Lajolo (1982). No que se refere aos aspectos metodológicos, partimos do escopo teórico da etnopesquisa (MACEDO, 2006). Assim, os conhecimentos advindos deste estudo surgiram dos entrelaçamentos entre as leituras realizadas, os diálogos com os sujeitos e as reflexões construídas pelas pesquisadoras. Os trabalhos de campo aconteceram em escolas da Rede Pública do Município de Salvador-Bahia e tiveram como instrumentos para coleta de dados entrevistas e observações de aulas. A partir dos resultados das pesquisas, percebeu-se a necessidade da articulação entre a leitura de mundo e da palavra no processo formativo de leitores plenos. Dessa forma, a participação cidadã desses sujeitos pode ser ampliada por meio da mediação escolar. Espera-se que este estudo contribua para as discussões sobre essa modalidade de educação, pois as pesquisas e propostas de intervenção para o público da EJA precisam ouvir o que os estudantes dizem sobre as suas demandas de aprendizagem. UNEB2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 175-191reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841/6914Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira da Conceição , Andreia Bastos da Silva, Erica 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9841Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno |
title |
Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno |
spellingShingle |
Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno Vieira da Conceição , Andreia |
title_short |
Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno |
title_full |
Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno |
title_fullStr |
Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno |
title_full_unstemmed |
Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno |
title_sort |
Concepções de leitura de estudantes da EJA: entre a decifração e a formação do leitor pleno |
author |
Vieira da Conceição , Andreia |
author_facet |
Vieira da Conceição , Andreia Bastos da Silva, Erica |
author_role |
author |
author2 |
Bastos da Silva, Erica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira da Conceição , Andreia Bastos da Silva, Erica |
description |
Este artigo partiu do interesse em investigar percepções de leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado e outra de doutorado, desenvolvidas na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal da Bahia, respectivamente. O texto em tela teve como concepção norteadora as ideias de autores como Freire (2011) e Lajolo (1982). No que se refere aos aspectos metodológicos, partimos do escopo teórico da etnopesquisa (MACEDO, 2006). Assim, os conhecimentos advindos deste estudo surgiram dos entrelaçamentos entre as leituras realizadas, os diálogos com os sujeitos e as reflexões construídas pelas pesquisadoras. Os trabalhos de campo aconteceram em escolas da Rede Pública do Município de Salvador-Bahia e tiveram como instrumentos para coleta de dados entrevistas e observações de aulas. A partir dos resultados das pesquisas, percebeu-se a necessidade da articulação entre a leitura de mundo e da palavra no processo formativo de leitores plenos. Dessa forma, a participação cidadã desses sujeitos pode ser ampliada por meio da mediação escolar. Espera-se que este estudo contribua para as discussões sobre essa modalidade de educação, pois as pesquisas e propostas de intervenção para o público da EJA precisam ouvir o que os estudantes dizem sobre as suas demandas de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9841/6914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 175-191 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658906271744 |