CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Download full: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585 |
Summary: | Com base nos documentos produzidos pelo Conselho das Escolas de Trabalhadores – CET, em seus seminários anuais, realizados no período 1979 a 2009, e nas “oficinas pedagógicas”, promovidas nos anos de 2000 para aprofundar os estudos sobre alguns cursos, este artigo historia e analisa a proposta dessas escolas, que tiveram forte expressão desde o início dos anos de 1970, em vários estados brasileiros. Mostra a grande aproximação das premissas assumidas na proposta pedagógica dessas escolas com a pedagogia de Paulo Freire, embora este não seja explicitamente citado nos documentos definidores da referida proposta. Exemplifica o que designa como “nova pedagogia” com algumas referências à experiência-matriz do Centro de Trabalho e Cultura - CTC, do Recife, responsável pela sistematização da metodologia designada como Criação do Saber. |
id |
UNEB-2_5d993d3f404d13005994f9d4afc88e07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/585 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo FreireCom base nos documentos produzidos pelo Conselho das Escolas de Trabalhadores – CET, em seus seminários anuais, realizados no período 1979 a 2009, e nas “oficinas pedagógicas”, promovidas nos anos de 2000 para aprofundar os estudos sobre alguns cursos, este artigo historia e analisa a proposta dessas escolas, que tiveram forte expressão desde o início dos anos de 1970, em vários estados brasileiros. Mostra a grande aproximação das premissas assumidas na proposta pedagógica dessas escolas com a pedagogia de Paulo Freire, embora este não seja explicitamente citado nos documentos definidores da referida proposta. Exemplifica o que designa como “nova pedagogia” com algumas referências à experiência-matriz do Centro de Trabalho e Cultura - CTC, do Recife, responsável pela sistematização da metodologia designada como Criação do Saber.UNEB2013-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 65-79reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585/458Fávero, Osmarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-25T15:26:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/585Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-12-25T15:26:15Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire |
title |
CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire |
spellingShingle |
CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire Fávero, Osmar |
title_short |
CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire |
title_full |
CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire |
title_fullStr |
CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire |
title_sort |
CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire |
author |
Fávero, Osmar |
author_facet |
Fávero, Osmar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fávero, Osmar |
description |
Com base nos documentos produzidos pelo Conselho das Escolas de Trabalhadores – CET, em seus seminários anuais, realizados no período 1979 a 2009, e nas “oficinas pedagógicas”, promovidas nos anos de 2000 para aprofundar os estudos sobre alguns cursos, este artigo historia e analisa a proposta dessas escolas, que tiveram forte expressão desde o início dos anos de 1970, em vários estados brasileiros. Mostra a grande aproximação das premissas assumidas na proposta pedagógica dessas escolas com a pedagogia de Paulo Freire, embora este não seja explicitamente citado nos documentos definidores da referida proposta. Exemplifica o que designa como “nova pedagogia” com algumas referências à experiência-matriz do Centro de Trabalho e Cultura - CTC, do Recife, responsável pela sistematização da metodologia designada como Criação do Saber. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585/458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 65-79 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658487889921 |