CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire

Bibliographic Details
Main Author: Fávero, Osmar
Publication Date: 2013
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Download full: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585
Summary: Com base nos documentos produzidos pelo Conselho das Escolas de Trabalhadores – CET, em seus seminários anuais, realizados no período 1979 a 2009, e nas “oficinas pedagógicas”, promovidas nos anos de 2000 para aprofundar os estudos sobre alguns cursos, este artigo historia e analisa a proposta dessas escolas, que tiveram forte expressão desde o início dos anos de 1970, em vários estados brasileiros.   Mostra a grande aproximação das premissas assumidas na proposta pedagógica dessas escolas com a pedagogia de Paulo Freire, embora este não seja explicitamente citado nos documentos definidores da referida proposta.  Exemplifica o que designa como “nova pedagogia” com algumas referências à experiência-matriz do Centro de Trabalho e Cultura - CTC, do Recife, responsável pela sistematização da metodologia designada como Criação do Saber.
id UNEB-2_5d993d3f404d13005994f9d4afc88e07
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/585
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo FreireCom base nos documentos produzidos pelo Conselho das Escolas de Trabalhadores – CET, em seus seminários anuais, realizados no período 1979 a 2009, e nas “oficinas pedagógicas”, promovidas nos anos de 2000 para aprofundar os estudos sobre alguns cursos, este artigo historia e analisa a proposta dessas escolas, que tiveram forte expressão desde o início dos anos de 1970, em vários estados brasileiros.   Mostra a grande aproximação das premissas assumidas na proposta pedagógica dessas escolas com a pedagogia de Paulo Freire, embora este não seja explicitamente citado nos documentos definidores da referida proposta.  Exemplifica o que designa como “nova pedagogia” com algumas referências à experiência-matriz do Centro de Trabalho e Cultura - CTC, do Recife, responsável pela sistematização da metodologia designada como Criação do Saber.UNEB2013-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 65-79reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585/458Fávero, Osmarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-25T15:26:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/585Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-12-25T15:26:15Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
title CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
spellingShingle CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
Fávero, Osmar
title_short CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
title_full CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
title_fullStr CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
title_full_unstemmed CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
title_sort CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
author Fávero, Osmar
author_facet Fávero, Osmar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Osmar
description Com base nos documentos produzidos pelo Conselho das Escolas de Trabalhadores – CET, em seus seminários anuais, realizados no período 1979 a 2009, e nas “oficinas pedagógicas”, promovidas nos anos de 2000 para aprofundar os estudos sobre alguns cursos, este artigo historia e analisa a proposta dessas escolas, que tiveram forte expressão desde o início dos anos de 1970, em vários estados brasileiros.   Mostra a grande aproximação das premissas assumidas na proposta pedagógica dessas escolas com a pedagogia de Paulo Freire, embora este não seja explicitamente citado nos documentos definidores da referida proposta.  Exemplifica o que designa como “nova pedagogia” com algumas referências à experiência-matriz do Centro de Trabalho e Cultura - CTC, do Recife, responsável pela sistematização da metodologia designada como Criação do Saber.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/585/458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 65-79
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658487889921