Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/849 |
Resumo: | Neste trabalho retomo, depois de mais de trinta anos, uma semana de estudos na qual participei, com educadoras e educadores, sob a coordenação de Paulo Freire, em Juazeiro, Bahia, em abril de 1983. Os estudos em Juazeiro levavam em conta um contexto marcado por secas, lutas sociais, crenças e aspirações por justiça e cidadania, e próximo do fim da Ditadura Civil-Militar Brasileira. Na época, os movimentos populares e os trabalhos de base acumulavam força. Durante a semana de estudos, examinamos as práticas educativas e os enfrentamentos políticos contra os senhores que detinham o poder político, grandes extensões de terras, o comércio e as escolas. Freire, como cidadão do mundo, apresentou verdadeiros casos bem sucedidos, experimentados na Guiné-Bissau, na Alemanha, dentre outros países. Nesses casos, o que prevalecia era a versatilidade da inteligência humana, com sua capacidade de propor soluções e de chegar, criativamente, a decisões acertadas. Os casos trazidos por Freire foram decisivos para que pudéssemos, aos poucos, aprender a lidar com situações problemáticas inéditas. |
id |
UNEB-2_7514506b4f28b43bf34b9b7f27185981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/849 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983Anos 80Educação popularDiálogo de saberesAprenderNeste trabalho retomo, depois de mais de trinta anos, uma semana de estudos na qual participei, com educadoras e educadores, sob a coordenação de Paulo Freire, em Juazeiro, Bahia, em abril de 1983. Os estudos em Juazeiro levavam em conta um contexto marcado por secas, lutas sociais, crenças e aspirações por justiça e cidadania, e próximo do fim da Ditadura Civil-Militar Brasileira. Na época, os movimentos populares e os trabalhos de base acumulavam força. Durante a semana de estudos, examinamos as práticas educativas e os enfrentamentos políticos contra os senhores que detinham o poder político, grandes extensões de terras, o comércio e as escolas. Freire, como cidadão do mundo, apresentou verdadeiros casos bem sucedidos, experimentados na Guiné-Bissau, na Alemanha, dentre outros países. Nesses casos, o que prevalecia era a versatilidade da inteligência humana, com sua capacidade de propor soluções e de chegar, criativamente, a decisões acertadas. Os casos trazidos por Freire foram decisivos para que pudéssemos, aos poucos, aprender a lidar com situações problemáticas inéditas. UNEB2014-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/849Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 2 n. 3 (2014): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 26-39reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/849/603Gonçalves, Luiz Gonzagainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-18T19:48:26Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/849Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2014-08-18T19:48:26Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983 |
title |
Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983 |
spellingShingle |
Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983 Gonçalves, Luiz Gonzaga Anos 80 Educação popular Diálogo de saberes Aprender |
title_short |
Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983 |
title_full |
Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983 |
title_fullStr |
Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983 |
title_full_unstemmed |
Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983 |
title_sort |
Diálogos com Paulo Freire em Juazeiro, Bahia: recordações de abril de 1983 |
author |
Gonçalves, Luiz Gonzaga |
author_facet |
Gonçalves, Luiz Gonzaga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Luiz Gonzaga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos 80 Educação popular Diálogo de saberes Aprender |
topic |
Anos 80 Educação popular Diálogo de saberes Aprender |
description |
Neste trabalho retomo, depois de mais de trinta anos, uma semana de estudos na qual participei, com educadoras e educadores, sob a coordenação de Paulo Freire, em Juazeiro, Bahia, em abril de 1983. Os estudos em Juazeiro levavam em conta um contexto marcado por secas, lutas sociais, crenças e aspirações por justiça e cidadania, e próximo do fim da Ditadura Civil-Militar Brasileira. Na época, os movimentos populares e os trabalhos de base acumulavam força. Durante a semana de estudos, examinamos as práticas educativas e os enfrentamentos políticos contra os senhores que detinham o poder político, grandes extensões de terras, o comércio e as escolas. Freire, como cidadão do mundo, apresentou verdadeiros casos bem sucedidos, experimentados na Guiné-Bissau, na Alemanha, dentre outros países. Nesses casos, o que prevalecia era a versatilidade da inteligência humana, com sua capacidade de propor soluções e de chegar, criativamente, a decisões acertadas. Os casos trazidos por Freire foram decisivos para que pudéssemos, aos poucos, aprender a lidar com situações problemáticas inéditas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/849 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/849/603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 2 n. 3 (2014): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 26-39 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658491035648 |