Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo discutir o conceito de educação ao longo da vida. Para isto, analisa brevemente conceitos e propostas do Banco Mundial e da UNESCO para a educação de jovens e adultos, desenvolvidas como resposta à nova materialidade do capitalismo internacional, e suas influências nos debates e nas formulações relativas à educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores, no Brasil, na atualidade. Para tanto, analisa os significados das teses acerca da "educação ao longo da vida", a partir da discussão sobre dois pontos: a) as propostas políticas presentes nos documentos internacionais; b) as visões contidas na tese da “educação ao longo da vida”. |
id |
UNEB-2_76212ff4941710f57741fe187532899d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/242 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e AdultosEducação de Jovens e AdultosOrganismos InternacionaisEducação ao Longo da Vida.EJAEsse artigo tem como objetivo discutir o conceito de educação ao longo da vida. Para isto, analisa brevemente conceitos e propostas do Banco Mundial e da UNESCO para a educação de jovens e adultos, desenvolvidas como resposta à nova materialidade do capitalismo internacional, e suas influências nos debates e nas formulações relativas à educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores, no Brasil, na atualidade. Para tanto, analisa os significados das teses acerca da "educação ao longo da vida", a partir da discussão sobre dois pontos: a) as propostas políticas presentes nos documentos internacionais; b) as visões contidas na tese da “educação ao longo da vida”.UNEB2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 29-44reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242/207Ventura, Jaquelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-14T12:11:45Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/242Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-05-14T12:11:45Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos |
title |
Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos Ventura, Jaqueline Educação de Jovens e Adultos Organismos Internacionais Educação ao Longo da Vida. EJA |
title_short |
Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos |
author |
Ventura, Jaqueline |
author_facet |
Ventura, Jaqueline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ventura, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Organismos Internacionais Educação ao Longo da Vida. EJA |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Organismos Internacionais Educação ao Longo da Vida. EJA |
description |
Esse artigo tem como objetivo discutir o conceito de educação ao longo da vida. Para isto, analisa brevemente conceitos e propostas do Banco Mundial e da UNESCO para a educação de jovens e adultos, desenvolvidas como resposta à nova materialidade do capitalismo internacional, e suas influências nos debates e nas formulações relativas à educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores, no Brasil, na atualidade. Para tanto, analisa os significados das teses acerca da "educação ao longo da vida", a partir da discussão sobre dois pontos: a) as propostas políticas presentes nos documentos internacionais; b) as visões contidas na tese da “educação ao longo da vida”. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242/207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 29-44 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658461675520 |