Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Jaqueline
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242
Resumo: Esse artigo tem como objetivo discutir o conceito de educação ao longo da vida. Para isto, analisa brevemente conceitos e propostas do Banco Mundial e da UNESCO para a educação de jovens e adultos, desenvolvidas como resposta à nova materialidade do capitalismo internacional, e suas influências nos debates e nas formulações relativas à educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores, no Brasil, na atualidade. Para tanto, analisa os significados das teses acerca da "educação ao longo da vida", a partir da discussão sobre dois pontos: a) as propostas políticas presentes nos documentos internacionais; b) as visões contidas na tese da “educação ao longo da vida”.
id UNEB-2_76212ff4941710f57741fe187532899d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/242
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e AdultosEducação de Jovens e AdultosOrganismos InternacionaisEducação ao Longo da Vida.EJAEsse artigo tem como objetivo discutir o conceito de educação ao longo da vida. Para isto, analisa brevemente conceitos e propostas do Banco Mundial e da UNESCO para a educação de jovens e adultos, desenvolvidas como resposta à nova materialidade do capitalismo internacional, e suas influências nos debates e nas formulações relativas à educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores, no Brasil, na atualidade. Para tanto, analisa os significados das teses acerca da "educação ao longo da vida", a partir da discussão sobre dois pontos: a) as propostas políticas presentes nos documentos internacionais; b) as visões contidas na tese da “educação ao longo da vida”.UNEB2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 29-44reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242/207Ventura, Jaquelineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-14T12:11:45Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/242Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-05-14T12:11:45Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos
title Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos
Ventura, Jaqueline
Educação de Jovens e Adultos
Organismos Internacionais
Educação ao Longo da Vida.
EJA
title_short Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos
title_full Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos
title_sort Educação ao longo da vida e organismos internacionais: apontamentos para problematizar a função qualificadora da Educação de Jovens e Adultos
author Ventura, Jaqueline
author_facet Ventura, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Organismos Internacionais
Educação ao Longo da Vida.
EJA
topic Educação de Jovens e Adultos
Organismos Internacionais
Educação ao Longo da Vida.
EJA
description Esse artigo tem como objetivo discutir o conceito de educação ao longo da vida. Para isto, analisa brevemente conceitos e propostas do Banco Mundial e da UNESCO para a educação de jovens e adultos, desenvolvidas como resposta à nova materialidade do capitalismo internacional, e suas influências nos debates e nas formulações relativas à educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores, no Brasil, na atualidade. Para tanto, analisa os significados das teses acerca da "educação ao longo da vida", a partir da discussão sobre dois pontos: a) as propostas políticas presentes nos documentos internacionais; b) as visões contidas na tese da “educação ao longo da vida”.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/242/207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 29-44
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658461675520