A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Henrique José Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320
Resumo: Como resultado de pesquisa concluída, este texto focaliza as políticas de alfabetização – da UNESCO, do Estado brasileiro, do município de Vitória e de uma escola exclusivamente de EJA, tendo como objeto para a concentração do olhar as concepções de alfabetização que balizaram tais políticas. Em diálogo com diferentes autores, tomamos como intercessores privilegiados o educador Paulo Freire, pela via da educação popular e o filósofo Jacques Derrida, pela via de seu gesto de desconstrução, para investigar a heterogeneidade de sentidos que caracterizam as políticas de alfabetização, tendo como ênfase a categoria da prática, bem como a atual dispersão conceitual em relação à alfabetização e ao modo de conceber o sujeito que se alfabetiza. A pluralização da noção de alfabetização com base na questão do contexto e da prática, parte da necessidade, na visão da UNESCO, de concentrar esforços financeiros em grupos sociais mais vulneráveis em que ganham força os conceitos de políticas focais e de empoderamento. Os resultados indicam que as políticas de alfabetização das duas últimas décadas podem nos dar elementos para a criação de uma política da memória, que os tempos atuais, de esvaziamento da institucionalidade democrática, requerem para combatermos uma política de esquecimento, que caracteriza os períodos de arbítrio, bem como impulsionar o prosseguimento das lutas.  
id UNEB-2_8715ff3f477ef11a9ce7929e43f4c8fc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4320
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da práticaComo resultado de pesquisa concluída, este texto focaliza as políticas de alfabetização – da UNESCO, do Estado brasileiro, do município de Vitória e de uma escola exclusivamente de EJA, tendo como objeto para a concentração do olhar as concepções de alfabetização que balizaram tais políticas. Em diálogo com diferentes autores, tomamos como intercessores privilegiados o educador Paulo Freire, pela via da educação popular e o filósofo Jacques Derrida, pela via de seu gesto de desconstrução, para investigar a heterogeneidade de sentidos que caracterizam as políticas de alfabetização, tendo como ênfase a categoria da prática, bem como a atual dispersão conceitual em relação à alfabetização e ao modo de conceber o sujeito que se alfabetiza. A pluralização da noção de alfabetização com base na questão do contexto e da prática, parte da necessidade, na visão da UNESCO, de concentrar esforços financeiros em grupos sociais mais vulneráveis em que ganham força os conceitos de políticas focais e de empoderamento. Os resultados indicam que as políticas de alfabetização das duas últimas décadas podem nos dar elementos para a criação de uma política da memória, que os tempos atuais, de esvaziamento da institucionalidade democrática, requerem para combatermos uma política de esquecimento, que caracteriza os períodos de arbítrio, bem como impulsionar o prosseguimento das lutas.  UNEB2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 9 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 159-177reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320/2711Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Henrique José Alves2018-01-02T20:06:17Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4320Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2018-01-02T20:06:17Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática
title A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática
spellingShingle A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática
Rodrigues, Henrique José Alves
title_short A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática
title_full A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática
title_fullStr A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática
title_full_unstemmed A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática
title_sort A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática
author Rodrigues, Henrique José Alves
author_facet Rodrigues, Henrique José Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Henrique José Alves
description Como resultado de pesquisa concluída, este texto focaliza as políticas de alfabetização – da UNESCO, do Estado brasileiro, do município de Vitória e de uma escola exclusivamente de EJA, tendo como objeto para a concentração do olhar as concepções de alfabetização que balizaram tais políticas. Em diálogo com diferentes autores, tomamos como intercessores privilegiados o educador Paulo Freire, pela via da educação popular e o filósofo Jacques Derrida, pela via de seu gesto de desconstrução, para investigar a heterogeneidade de sentidos que caracterizam as políticas de alfabetização, tendo como ênfase a categoria da prática, bem como a atual dispersão conceitual em relação à alfabetização e ao modo de conceber o sujeito que se alfabetiza. A pluralização da noção de alfabetização com base na questão do contexto e da prática, parte da necessidade, na visão da UNESCO, de concentrar esforços financeiros em grupos sociais mais vulneráveis em que ganham força os conceitos de políticas focais e de empoderamento. Os resultados indicam que as políticas de alfabetização das duas últimas décadas podem nos dar elementos para a criação de uma política da memória, que os tempos atuais, de esvaziamento da institucionalidade democrática, requerem para combatermos uma política de esquecimento, que caracteriza os períodos de arbítrio, bem como impulsionar o prosseguimento das lutas.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320/2711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 9 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 159-177
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658587504640