A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320 |
Resumo: | Como resultado de pesquisa concluída, este texto focaliza as políticas de alfabetização – da UNESCO, do Estado brasileiro, do município de Vitória e de uma escola exclusivamente de EJA, tendo como objeto para a concentração do olhar as concepções de alfabetização que balizaram tais políticas. Em diálogo com diferentes autores, tomamos como intercessores privilegiados o educador Paulo Freire, pela via da educação popular e o filósofo Jacques Derrida, pela via de seu gesto de desconstrução, para investigar a heterogeneidade de sentidos que caracterizam as políticas de alfabetização, tendo como ênfase a categoria da prática, bem como a atual dispersão conceitual em relação à alfabetização e ao modo de conceber o sujeito que se alfabetiza. A pluralização da noção de alfabetização com base na questão do contexto e da prática, parte da necessidade, na visão da UNESCO, de concentrar esforços financeiros em grupos sociais mais vulneráveis em que ganham força os conceitos de políticas focais e de empoderamento. Os resultados indicam que as políticas de alfabetização das duas últimas décadas podem nos dar elementos para a criação de uma política da memória, que os tempos atuais, de esvaziamento da institucionalidade democrática, requerem para combatermos uma política de esquecimento, que caracteriza os períodos de arbítrio, bem como impulsionar o prosseguimento das lutas. |
id |
UNEB-2_8715ff3f477ef11a9ce7929e43f4c8fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4320 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da práticaComo resultado de pesquisa concluída, este texto focaliza as políticas de alfabetização – da UNESCO, do Estado brasileiro, do município de Vitória e de uma escola exclusivamente de EJA, tendo como objeto para a concentração do olhar as concepções de alfabetização que balizaram tais políticas. Em diálogo com diferentes autores, tomamos como intercessores privilegiados o educador Paulo Freire, pela via da educação popular e o filósofo Jacques Derrida, pela via de seu gesto de desconstrução, para investigar a heterogeneidade de sentidos que caracterizam as políticas de alfabetização, tendo como ênfase a categoria da prática, bem como a atual dispersão conceitual em relação à alfabetização e ao modo de conceber o sujeito que se alfabetiza. A pluralização da noção de alfabetização com base na questão do contexto e da prática, parte da necessidade, na visão da UNESCO, de concentrar esforços financeiros em grupos sociais mais vulneráveis em que ganham força os conceitos de políticas focais e de empoderamento. Os resultados indicam que as políticas de alfabetização das duas últimas décadas podem nos dar elementos para a criação de uma política da memória, que os tempos atuais, de esvaziamento da institucionalidade democrática, requerem para combatermos uma política de esquecimento, que caracteriza os períodos de arbítrio, bem como impulsionar o prosseguimento das lutas. UNEB2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 9 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 159-177reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320/2711Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Henrique José Alves2018-01-02T20:06:17Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4320Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2018-01-02T20:06:17Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática |
title |
A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática |
spellingShingle |
A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática Rodrigues, Henrique José Alves |
title_short |
A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática |
title_full |
A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática |
title_fullStr |
A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática |
title_full_unstemmed |
A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática |
title_sort |
A emergência da escola de EJA de Vitória/ES e as políticas de alfabetização: a primazia da prática |
author |
Rodrigues, Henrique José Alves |
author_facet |
Rodrigues, Henrique José Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Henrique José Alves |
description |
Como resultado de pesquisa concluída, este texto focaliza as políticas de alfabetização – da UNESCO, do Estado brasileiro, do município de Vitória e de uma escola exclusivamente de EJA, tendo como objeto para a concentração do olhar as concepções de alfabetização que balizaram tais políticas. Em diálogo com diferentes autores, tomamos como intercessores privilegiados o educador Paulo Freire, pela via da educação popular e o filósofo Jacques Derrida, pela via de seu gesto de desconstrução, para investigar a heterogeneidade de sentidos que caracterizam as políticas de alfabetização, tendo como ênfase a categoria da prática, bem como a atual dispersão conceitual em relação à alfabetização e ao modo de conceber o sujeito que se alfabetiza. A pluralização da noção de alfabetização com base na questão do contexto e da prática, parte da necessidade, na visão da UNESCO, de concentrar esforços financeiros em grupos sociais mais vulneráveis em que ganham força os conceitos de políticas focais e de empoderamento. Os resultados indicam que as políticas de alfabetização das duas últimas décadas podem nos dar elementos para a criação de uma política da memória, que os tempos atuais, de esvaziamento da institucionalidade democrática, requerem para combatermos uma política de esquecimento, que caracteriza os períodos de arbítrio, bem como impulsionar o prosseguimento das lutas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4320/2711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 9 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 159-177 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658587504640 |