Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Maria Margarida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313
Resumo: A pesquisa de pós-doutorado, realizada em 2016, na Universidade de Sevilha – Espanha, buscou aprofundar o uso do recurso metodológico de análise das histórias de vida pelos estudos biográficos e autobiográficos, bem como pela sistematização de conhecimentos e experiências, para identificar as potencialidades e os limites destes recursos, na compreensão da produção de conhecimento dos educandos e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas relações que podem ser estabelecidas entre conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, produzidos no processo ensino-aprendizagem e nas suas experiências de trabalho e vida. Neste artigo, apresentaremos os aprofundamentos realizados que contribuíram para a retomada dos conceitos de pesquisa e produção do conhecimento em Ciências Humanas; de educação e aprendizagem; de trabalho intelectual e produção de conhecimento, a partir das narrativas, memórias e depoimentos já recolhidos nas pesquisas realizadas nos últimos anos. As análises conceituais e históricas contribuíram, ainda, para a apreensão do potencial de interpretação das histórias de vida e nos aproximaram da experiência mais concreta de aprendizagem efetivada por Antonio Gramsci, em seu processo de estudos e produção no cárcere.
id UNEB-2_ad99548c73f6d5758bbee23846ea6f61
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4313
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografiasA pesquisa de pós-doutorado, realizada em 2016, na Universidade de Sevilha – Espanha, buscou aprofundar o uso do recurso metodológico de análise das histórias de vida pelos estudos biográficos e autobiográficos, bem como pela sistematização de conhecimentos e experiências, para identificar as potencialidades e os limites destes recursos, na compreensão da produção de conhecimento dos educandos e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas relações que podem ser estabelecidas entre conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, produzidos no processo ensino-aprendizagem e nas suas experiências de trabalho e vida. Neste artigo, apresentaremos os aprofundamentos realizados que contribuíram para a retomada dos conceitos de pesquisa e produção do conhecimento em Ciências Humanas; de educação e aprendizagem; de trabalho intelectual e produção de conhecimento, a partir das narrativas, memórias e depoimentos já recolhidos nas pesquisas realizadas nos últimos anos. As análises conceituais e históricas contribuíram, ainda, para a apreensão do potencial de interpretação das histórias de vida e nos aproximaram da experiência mais concreta de aprendizagem efetivada por Antonio Gramsci, em seu processo de estudos e produção no cárcere.UNEB2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 9 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 139-158reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313/2705Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Maria Margarida2018-01-02T20:06:17Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4313Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2018-01-02T20:06:17Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias
title Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias
spellingShingle Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias
Machado, Maria Margarida
title_short Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias
title_full Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias
title_fullStr Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias
title_full_unstemmed Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias
title_sort Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias
author Machado, Maria Margarida
author_facet Machado, Maria Margarida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Maria Margarida
description A pesquisa de pós-doutorado, realizada em 2016, na Universidade de Sevilha – Espanha, buscou aprofundar o uso do recurso metodológico de análise das histórias de vida pelos estudos biográficos e autobiográficos, bem como pela sistematização de conhecimentos e experiências, para identificar as potencialidades e os limites destes recursos, na compreensão da produção de conhecimento dos educandos e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas relações que podem ser estabelecidas entre conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, produzidos no processo ensino-aprendizagem e nas suas experiências de trabalho e vida. Neste artigo, apresentaremos os aprofundamentos realizados que contribuíram para a retomada dos conceitos de pesquisa e produção do conhecimento em Ciências Humanas; de educação e aprendizagem; de trabalho intelectual e produção de conhecimento, a partir das narrativas, memórias e depoimentos já recolhidos nas pesquisas realizadas nos últimos anos. As análises conceituais e históricas contribuíram, ainda, para a apreensão do potencial de interpretação das histórias de vida e nos aproximaram da experiência mais concreta de aprendizagem efetivada por Antonio Gramsci, em seu processo de estudos e produção no cárcere.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313/2705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 9 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 139-158
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1788355199761383424