Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313 |
Resumo: | A pesquisa de pós-doutorado, realizada em 2016, na Universidade de Sevilha – Espanha, buscou aprofundar o uso do recurso metodológico de análise das histórias de vida pelos estudos biográficos e autobiográficos, bem como pela sistematização de conhecimentos e experiências, para identificar as potencialidades e os limites destes recursos, na compreensão da produção de conhecimento dos educandos e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas relações que podem ser estabelecidas entre conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, produzidos no processo ensino-aprendizagem e nas suas experiências de trabalho e vida. Neste artigo, apresentaremos os aprofundamentos realizados que contribuíram para a retomada dos conceitos de pesquisa e produção do conhecimento em Ciências Humanas; de educação e aprendizagem; de trabalho intelectual e produção de conhecimento, a partir das narrativas, memórias e depoimentos já recolhidos nas pesquisas realizadas nos últimos anos. As análises conceituais e históricas contribuíram, ainda, para a apreensão do potencial de interpretação das histórias de vida e nos aproximaram da experiência mais concreta de aprendizagem efetivada por Antonio Gramsci, em seu processo de estudos e produção no cárcere. |
id |
UNEB-2_ad99548c73f6d5758bbee23846ea6f61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4313 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografiasA pesquisa de pós-doutorado, realizada em 2016, na Universidade de Sevilha – Espanha, buscou aprofundar o uso do recurso metodológico de análise das histórias de vida pelos estudos biográficos e autobiográficos, bem como pela sistematização de conhecimentos e experiências, para identificar as potencialidades e os limites destes recursos, na compreensão da produção de conhecimento dos educandos e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas relações que podem ser estabelecidas entre conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, produzidos no processo ensino-aprendizagem e nas suas experiências de trabalho e vida. Neste artigo, apresentaremos os aprofundamentos realizados que contribuíram para a retomada dos conceitos de pesquisa e produção do conhecimento em Ciências Humanas; de educação e aprendizagem; de trabalho intelectual e produção de conhecimento, a partir das narrativas, memórias e depoimentos já recolhidos nas pesquisas realizadas nos últimos anos. As análises conceituais e históricas contribuíram, ainda, para a apreensão do potencial de interpretação das histórias de vida e nos aproximaram da experiência mais concreta de aprendizagem efetivada por Antonio Gramsci, em seu processo de estudos e produção no cárcere.UNEB2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 9 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 139-158reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313/2705Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Maria Margarida2018-01-02T20:06:17Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4313Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2018-01-02T20:06:17Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias |
title |
Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias |
spellingShingle |
Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias Machado, Maria Margarida |
title_short |
Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias |
title_full |
Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias |
title_fullStr |
Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias |
title_full_unstemmed |
Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias |
title_sort |
Aprendendo com histórias vida – um estudo sobre biografias e autobiografias |
author |
Machado, Maria Margarida |
author_facet |
Machado, Maria Margarida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Maria Margarida |
description |
A pesquisa de pós-doutorado, realizada em 2016, na Universidade de Sevilha – Espanha, buscou aprofundar o uso do recurso metodológico de análise das histórias de vida pelos estudos biográficos e autobiográficos, bem como pela sistematização de conhecimentos e experiências, para identificar as potencialidades e os limites destes recursos, na compreensão da produção de conhecimento dos educandos e educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas relações que podem ser estabelecidas entre conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, produzidos no processo ensino-aprendizagem e nas suas experiências de trabalho e vida. Neste artigo, apresentaremos os aprofundamentos realizados que contribuíram para a retomada dos conceitos de pesquisa e produção do conhecimento em Ciências Humanas; de educação e aprendizagem; de trabalho intelectual e produção de conhecimento, a partir das narrativas, memórias e depoimentos já recolhidos nas pesquisas realizadas nos últimos anos. As análises conceituais e históricas contribuíram, ainda, para a apreensão do potencial de interpretação das histórias de vida e nos aproximaram da experiência mais concreta de aprendizagem efetivada por Antonio Gramsci, em seu processo de estudos e produção no cárcere. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4313/2705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 9 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 139-158 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1788355199761383424 |