Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386 |
Resumo: | Este artigo assume como objetivo principal discutir e analisar reflexivamente a identidade profissional docente dentro de um quadro epistemológico que oferece a possibilidade de constatar e caracterizar o cenário societal que vivemos. Neste contexto, este cenário é consignado por processos identitários crísicos em várias dimensões e contextos – entre uma “desordem” estabelecida e uma “ordem” desejada. É dentro deste quadro reflexivo e assumindo o contexto escolar como espaço situacional de processos de formação contínua assente em percursos metodológicos de investigação-ação que propomos a possibilidade de emergência da (re)construção de “novos” percursos identitários profissionais docentes. |
id |
UNEB-2_b6c2d7c6bd18f992212b1f2c13b14e88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1386 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem”Identidade profissional docenteformação contínuainvestigação-ação.Este artigo assume como objetivo principal discutir e analisar reflexivamente a identidade profissional docente dentro de um quadro epistemológico que oferece a possibilidade de constatar e caracterizar o cenário societal que vivemos. Neste contexto, este cenário é consignado por processos identitários crísicos em várias dimensões e contextos – entre uma “desordem” estabelecida e uma “ordem” desejada. É dentro deste quadro reflexivo e assumindo o contexto escolar como espaço situacional de processos de formação contínua assente em percursos metodológicos de investigação-ação que propomos a possibilidade de emergência da (re)construção de “novos” percursos identitários profissionais docentes. UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 60-75reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386/915Marinho, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1386Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:48Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem” |
title |
Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem” |
spellingShingle |
Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem” Marinho, Paulo Identidade profissional docente formação contínua investigação-ação. |
title_short |
Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem” |
title_full |
Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem” |
title_fullStr |
Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem” |
title_full_unstemmed |
Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem” |
title_sort |
Identidades Profissionais Docentes – na “desordem” construindo uma “nova ordem” |
author |
Marinho, Paulo |
author_facet |
Marinho, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional docente formação contínua investigação-ação. |
topic |
Identidade profissional docente formação contínua investigação-ação. |
description |
Este artigo assume como objetivo principal discutir e analisar reflexivamente a identidade profissional docente dentro de um quadro epistemológico que oferece a possibilidade de constatar e caracterizar o cenário societal que vivemos. Neste contexto, este cenário é consignado por processos identitários crísicos em várias dimensões e contextos – entre uma “desordem” estabelecida e uma “ordem” desejada. É dentro deste quadro reflexivo e assumindo o contexto escolar como espaço situacional de processos de formação contínua assente em percursos metodológicos de investigação-ação que propomos a possibilidade de emergência da (re)construção de “novos” percursos identitários profissionais docentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1386/915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 60-75 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658514104320 |