Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9842 |
Resumo: | Esta pesquisa traz uma discussão sobre o letramento de uma estudante surda no Ensino Superior, que estabelece um diálogo entre os Estudos dos Surdos e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Dessa forma, delineamos uma reflexão sobre a trajetória educacional de uma graduanda surda que apresenta dificuldades de leitura e de escrita do Português. Nesse sentido, ainda que ela esteja no ensino superior, foi requisitado, por parte dos docentes e da Pró reitoria de ensino da universidade em que ela está matriculada, ações voltadas para o letramento em Libras e em Português, visando a permanência da estudante no ambiente acadêmico. Nesse sentido, este artigo propõe descrever três momentos de atuação, cada qual voltado para atender necessidades distintas. Os resultados das ações desenvolvidas apontam que as práticas de letramento precisam dialogar com as necessidades do educando, o que para a estudante surda envolveu a ampliação do usos da língua de sinais e o acesso aos diferentes gêneros textuais pertinentes ao ensino superior. |
id |
UNEB-2_b8d48bd2d930cc546d627d6a689836d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9842 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e AdultosEsta pesquisa traz uma discussão sobre o letramento de uma estudante surda no Ensino Superior, que estabelece um diálogo entre os Estudos dos Surdos e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Dessa forma, delineamos uma reflexão sobre a trajetória educacional de uma graduanda surda que apresenta dificuldades de leitura e de escrita do Português. Nesse sentido, ainda que ela esteja no ensino superior, foi requisitado, por parte dos docentes e da Pró reitoria de ensino da universidade em que ela está matriculada, ações voltadas para o letramento em Libras e em Português, visando a permanência da estudante no ambiente acadêmico. Nesse sentido, este artigo propõe descrever três momentos de atuação, cada qual voltado para atender necessidades distintas. Os resultados das ações desenvolvidas apontam que as práticas de letramento precisam dialogar com as necessidades do educando, o que para a estudante surda envolveu a ampliação do usos da língua de sinais e o acesso aos diferentes gêneros textuais pertinentes ao ensino superior.UNEB2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9842Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 192-205reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9842/6915Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessDonato Assunção Wandenkolk Alves, Sirlara Jacinto, Carlos AntonioNave Valadão, Michelle 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9842Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos |
title |
Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos Donato Assunção Wandenkolk Alves, Sirlara |
title_short |
Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos |
author |
Donato Assunção Wandenkolk Alves, Sirlara |
author_facet |
Donato Assunção Wandenkolk Alves, Sirlara Jacinto, Carlos Antonio Nave Valadão, Michelle |
author_role |
author |
author2 |
Jacinto, Carlos Antonio Nave Valadão, Michelle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Donato Assunção Wandenkolk Alves, Sirlara Jacinto, Carlos Antonio Nave Valadão, Michelle |
description |
Esta pesquisa traz uma discussão sobre o letramento de uma estudante surda no Ensino Superior, que estabelece um diálogo entre os Estudos dos Surdos e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Dessa forma, delineamos uma reflexão sobre a trajetória educacional de uma graduanda surda que apresenta dificuldades de leitura e de escrita do Português. Nesse sentido, ainda que ela esteja no ensino superior, foi requisitado, por parte dos docentes e da Pró reitoria de ensino da universidade em que ela está matriculada, ações voltadas para o letramento em Libras e em Português, visando a permanência da estudante no ambiente acadêmico. Nesse sentido, este artigo propõe descrever três momentos de atuação, cada qual voltado para atender necessidades distintas. Os resultados das ações desenvolvidas apontam que as práticas de letramento precisam dialogar com as necessidades do educando, o que para a estudante surda envolveu a ampliação do usos da língua de sinais e o acesso aos diferentes gêneros textuais pertinentes ao ensino superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9842 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9842/6915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 192-205 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658907320320 |