Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850 |
Resumo: | O presente artigo é o resultado de um estudo de propostas educacionais mais próximas do saber cotidiano, do lugar do diálogo do educador e do educando, considerando as Lições de Coisas, o método intuitivo, do século XIX e a concepção educacional de Paulo Freire. O método intuitivo propõe a valorização do contato direto da criança com as coisas sensíveis do seu mundo, o cultivo de sua curiosidade, de modo que possa, com o tempo, apoderar-se da intuição intelectual e de seus recursos de abstração. Nosso estudo é uma pequena contribuição para a História da Educação e para a Educação de Jovens e Adultos. Buscamos uma aproximação das práticas educativas, voltadas para a aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva da educação dos sentidos e da valorização da curiosidade do educando. |
id |
UNEB-2_cbc79a6efa4696760abaefeaa26f6906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/850 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximaçõesConcepção Educacional FreireanaEducação de Jovens e AdultosLições de Coisas.O presente artigo é o resultado de um estudo de propostas educacionais mais próximas do saber cotidiano, do lugar do diálogo do educador e do educando, considerando as Lições de Coisas, o método intuitivo, do século XIX e a concepção educacional de Paulo Freire. O método intuitivo propõe a valorização do contato direto da criança com as coisas sensíveis do seu mundo, o cultivo de sua curiosidade, de modo que possa, com o tempo, apoderar-se da intuição intelectual e de seus recursos de abstração. Nosso estudo é uma pequena contribuição para a História da Educação e para a Educação de Jovens e Adultos. Buscamos uma aproximação das práticas educativas, voltadas para a aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva da educação dos sentidos e da valorização da curiosidade do educando.UNEB2014-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 2 n. 3 (2014): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 40-53reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850/604Cavalcante, Arilu da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-18T19:48:26Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/850Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2014-08-18T19:48:26Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações |
title |
Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações |
spellingShingle |
Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações Cavalcante, Arilu da Silva Concepção Educacional Freireana Educação de Jovens e Adultos Lições de Coisas. |
title_short |
Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações |
title_full |
Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações |
title_fullStr |
Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações |
title_full_unstemmed |
Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações |
title_sort |
Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações |
author |
Cavalcante, Arilu da Silva |
author_facet |
Cavalcante, Arilu da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Arilu da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepção Educacional Freireana Educação de Jovens e Adultos Lições de Coisas. |
topic |
Concepção Educacional Freireana Educação de Jovens e Adultos Lições de Coisas. |
description |
O presente artigo é o resultado de um estudo de propostas educacionais mais próximas do saber cotidiano, do lugar do diálogo do educador e do educando, considerando as Lições de Coisas, o método intuitivo, do século XIX e a concepção educacional de Paulo Freire. O método intuitivo propõe a valorização do contato direto da criança com as coisas sensíveis do seu mundo, o cultivo de sua curiosidade, de modo que possa, com o tempo, apoderar-se da intuição intelectual e de seus recursos de abstração. Nosso estudo é uma pequena contribuição para a História da Educação e para a Educação de Jovens e Adultos. Buscamos uma aproximação das práticas educativas, voltadas para a aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva da educação dos sentidos e da valorização da curiosidade do educando. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850/604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 2 n. 3 (2014): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 40-53 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658492084224 |