Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Arilu da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850
Resumo: O presente artigo é o resultado de um estudo de propostas educacionais mais próximas do saber cotidiano, do lugar do diálogo do educador e do educando, considerando as Lições de Coisas, o método intuitivo, do século XIX e a concepção educacional de Paulo Freire. O método intuitivo propõe a valorização do contato direto da criança com as coisas sensíveis do seu mundo, o cultivo de sua curiosidade, de modo que possa, com o tempo, apoderar-se da intuição intelectual e de seus recursos de abstração. Nosso estudo é uma pequena contribuição para a História da Educação e para a Educação de Jovens e Adultos. Buscamos uma aproximação das práticas educativas, voltadas para a aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva da educação dos sentidos e da valorização da curiosidade do educando.
id UNEB-2_cbc79a6efa4696760abaefeaa26f6906
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/850
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximaçõesConcepção Educacional FreireanaEducação de Jovens e AdultosLições de Coisas.O presente artigo é o resultado de um estudo de propostas educacionais mais próximas do saber cotidiano, do lugar do diálogo do educador e do educando, considerando as Lições de Coisas, o método intuitivo, do século XIX e a concepção educacional de Paulo Freire. O método intuitivo propõe a valorização do contato direto da criança com as coisas sensíveis do seu mundo, o cultivo de sua curiosidade, de modo que possa, com o tempo, apoderar-se da intuição intelectual e de seus recursos de abstração. Nosso estudo é uma pequena contribuição para a História da Educação e para a Educação de Jovens e Adultos. Buscamos uma aproximação das práticas educativas, voltadas para a aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva da educação dos sentidos e da valorização da curiosidade do educando.UNEB2014-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 2 n. 3 (2014): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 40-53reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850/604Cavalcante, Arilu da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-18T19:48:26Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/850Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2014-08-18T19:48:26Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações
title Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações
spellingShingle Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações
Cavalcante, Arilu da Silva
Concepção Educacional Freireana
Educação de Jovens e Adultos
Lições de Coisas.
title_short Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações
title_full Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações
title_fullStr Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações
title_full_unstemmed Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações
title_sort Lições de coisas e a aprendizagem em Paulo Freire: primeiras aproximações
author Cavalcante, Arilu da Silva
author_facet Cavalcante, Arilu da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Arilu da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Concepção Educacional Freireana
Educação de Jovens e Adultos
Lições de Coisas.
topic Concepção Educacional Freireana
Educação de Jovens e Adultos
Lições de Coisas.
description O presente artigo é o resultado de um estudo de propostas educacionais mais próximas do saber cotidiano, do lugar do diálogo do educador e do educando, considerando as Lições de Coisas, o método intuitivo, do século XIX e a concepção educacional de Paulo Freire. O método intuitivo propõe a valorização do contato direto da criança com as coisas sensíveis do seu mundo, o cultivo de sua curiosidade, de modo que possa, com o tempo, apoderar-se da intuição intelectual e de seus recursos de abstração. Nosso estudo é uma pequena contribuição para a História da Educação e para a Educação de Jovens e Adultos. Buscamos uma aproximação das práticas educativas, voltadas para a aprendizagem dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, numa perspectiva da educação dos sentidos e da valorização da curiosidade do educando.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/850/604
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 2 n. 3 (2014): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 40-53
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658492084224