Atividades lúdico-pedagógicas no ensino da Educação Infantil: estudo de caso em um município no Recôncavo Baiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Santos, Luiz Claudio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9836
Resumo: Este artigo apesenta resultados da investigação de doutorado realizado na Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. O trabalho de campo aconteceu em um município do recôncavo baiano, investigou-se sobre a concepção de educação infantil e a utilização das atividades lúdico-pedagógicas em sala. Foi realizada pesquisa bibliográfica; análise documental e pesquisa de campo. Utilizou-se análise de conteúdo para proceder à análise das respostas e posteriormente realizou-se comparação entre as práticas pedagógicas, documentos legais e concepções de teóricos da área da pedagogia e da psicologia infantil, orientadores da Educação Básica. Registrou-se falta de consistência acerca de conhecimentos teóricos e de aspectos legais sobre a educação infantil, bem como de orientações metodológicas sobre a utilização de atividades lúdico-pedagógicas. Isto compromete o trabalho em sala de aula e em consequência a qualidade da educação infantil no município. Ao longo do trabalho é possível observar que os resultados apontam para uma fragilidade na formação acadêmica e uma prática pedagógica que não privilegia o uso das atividades lúdicas pedagógicas. Isso dificulta atingir os objetivos educacionais para uma educação global e de qualidade para as crianças.
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