Atividades lúdico-pedagógicas no ensino da Educação Infantil: estudo de caso em um município no Recôncavo Baiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9836 |
Resumo: | Este artigo apesenta resultados da investigação de doutorado realizado na Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. O trabalho de campo aconteceu em um município do recôncavo baiano, investigou-se sobre a concepção de educação infantil e a utilização das atividades lúdico-pedagógicas em sala. Foi realizada pesquisa bibliográfica; análise documental e pesquisa de campo. Utilizou-se análise de conteúdo para proceder à análise das respostas e posteriormente realizou-se comparação entre as práticas pedagógicas, documentos legais e concepções de teóricos da área da pedagogia e da psicologia infantil, orientadores da Educação Básica. Registrou-se falta de consistência acerca de conhecimentos teóricos e de aspectos legais sobre a educação infantil, bem como de orientações metodológicas sobre a utilização de atividades lúdico-pedagógicas. Isto compromete o trabalho em sala de aula e em consequência a qualidade da educação infantil no município. Ao longo do trabalho é possível observar que os resultados apontam para uma fragilidade na formação acadêmica e uma prática pedagógica que não privilegia o uso das atividades lúdicas pedagógicas. Isso dificulta atingir os objetivos educacionais para uma educação global e de qualidade para as crianças. |
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Atividades lúdico-pedagógicas no ensino da Educação Infantil: estudo de caso em um município no Recôncavo BaianoEste artigo apesenta resultados da investigação de doutorado realizado na Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. O trabalho de campo aconteceu em um município do recôncavo baiano, investigou-se sobre a concepção de educação infantil e a utilização das atividades lúdico-pedagógicas em sala. Foi realizada pesquisa bibliográfica; análise documental e pesquisa de campo. Utilizou-se análise de conteúdo para proceder à análise das respostas e posteriormente realizou-se comparação entre as práticas pedagógicas, documentos legais e concepções de teóricos da área da pedagogia e da psicologia infantil, orientadores da Educação Básica. Registrou-se falta de consistência acerca de conhecimentos teóricos e de aspectos legais sobre a educação infantil, bem como de orientações metodológicas sobre a utilização de atividades lúdico-pedagógicas. Isto compromete o trabalho em sala de aula e em consequência a qualidade da educação infantil no município. Ao longo do trabalho é possível observar que os resultados apontam para uma fragilidade na formação acadêmica e uma prática pedagógica que não privilegia o uso das atividades lúdicas pedagógicas. Isso dificulta atingir os objetivos educacionais para uma educação global e de qualidade para as crianças.UNEB2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9836Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 137-151reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9836/6911Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Santos, Luiz Claudio 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9836Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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