História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4407 |
Resumo: | O texto toma como centralidade experiências e trajetórias de vida-formação de uma professora idosa aposentada, participante da Universidade Aberta à Terceira Idade. Busca-se, assim, analisar como o Programa se constitui como um lócus em que as experiências ganham novos sentidos, a partir da compreensão que o sujeito constrói sobre si ao narrar suas histórias formativas. Adotamos princípios epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e da pesquisa (auto)biográfica, utilizando como dispositivo de pesquisa a entrevista narrativa. A análise apresentada parte do processo de biografização, com ênfase em aspectos vinculados às trajetórias de vida-formação da professora idosa, na condição de professora aposentada. O texto revela, também, modos próprios como a professora aposentada narra suas histórias de formação e inserção profissional, bem como suas aprendizagens no âmbito da Universidade Aberta à Terceira Idade, ao revelar experiências e sentidos sobre a formação, a profissão e a atuação profissional. |
id |
UNEB-2_df56767a847c7219fc66a71653c69025 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4407 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentadaNarrativas (Auto)biográficasProfessora AposentadaUATIO texto toma como centralidade experiências e trajetórias de vida-formação de uma professora idosa aposentada, participante da Universidade Aberta à Terceira Idade. Busca-se, assim, analisar como o Programa se constitui como um lócus em que as experiências ganham novos sentidos, a partir da compreensão que o sujeito constrói sobre si ao narrar suas histórias formativas. Adotamos princípios epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e da pesquisa (auto)biográfica, utilizando como dispositivo de pesquisa a entrevista narrativa. A análise apresentada parte do processo de biografização, com ênfase em aspectos vinculados às trajetórias de vida-formação da professora idosa, na condição de professora aposentada. O texto revela, também, modos próprios como a professora aposentada narra suas histórias de formação e inserção profissional, bem como suas aprendizagens no âmbito da Universidade Aberta à Terceira Idade, ao revelar experiências e sentidos sobre a formação, a profissão e a atuação profissional.UNEB2018-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4407Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 45-64reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4407/2781Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Adson dos SantosSouza, Elizeu Clementino de2018-01-22T04:59:37Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4407Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2018-01-22T04:59:37Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada |
title |
História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada |
spellingShingle |
História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada Bastos, Adson dos Santos Narrativas (Auto)biográficas Professora Aposentada UATI |
title_short |
História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada |
title_full |
História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada |
title_fullStr |
História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada |
title_full_unstemmed |
História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada |
title_sort |
História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada |
author |
Bastos, Adson dos Santos |
author_facet |
Bastos, Adson dos Santos Souza, Elizeu Clementino de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Elizeu Clementino de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Adson dos Santos Souza, Elizeu Clementino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas (Auto)biográficas Professora Aposentada UATI |
topic |
Narrativas (Auto)biográficas Professora Aposentada UATI |
description |
O texto toma como centralidade experiências e trajetórias de vida-formação de uma professora idosa aposentada, participante da Universidade Aberta à Terceira Idade. Busca-se, assim, analisar como o Programa se constitui como um lócus em que as experiências ganham novos sentidos, a partir da compreensão que o sujeito constrói sobre si ao narrar suas histórias formativas. Adotamos princípios epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e da pesquisa (auto)biográfica, utilizando como dispositivo de pesquisa a entrevista narrativa. A análise apresentada parte do processo de biografização, com ênfase em aspectos vinculados às trajetórias de vida-formação da professora idosa, na condição de professora aposentada. O texto revela, também, modos próprios como a professora aposentada narra suas histórias de formação e inserção profissional, bem como suas aprendizagens no âmbito da Universidade Aberta à Terceira Idade, ao revelar experiências e sentidos sobre a formação, a profissão e a atuação profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4407 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/4407/2781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 5 n. 10 (2017): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 45-64 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658839162880 |