O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jarabiza, Vander
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação deMestrado teve como motor a minha trajetóriacomo aprendiz de professor e a maneira comofui me apropriando dos conhecimentos ao longoda minha caminhada pessoal e profissional. Paratal, fui pesquisar o valor do desenho infantil natrajetória de quatro professoras e um professorda rede pública do município de Sinop (MT). Ametodologia está focada no uso das narrativas comnuances de um trabalho biográfico inspirado emJosso (2004). O intuito principal foi o de tornarvisível o valor que atribuíam ao uso do desenhoinfantil em sala de aula, tendo nas lembranças desuas trajetórias educativas, as matrizes potenciais(PERES, 1999) de reservatórios frente possíveisvalorizações. Também fiz uma tentativa de traçaralgumas nuances sobre a influência das referidaslembranças em suas práticas pedagógicas. Foi possível perceber nos resultados da pesquisa, reveladospelas professoras e pelo professor, sujeitos destapesquisa, que a valorização (ou não) do desenhoestá permeada pelas influências de suas trajetóriasde aprendizagem. Com base nos dados, pode-seinferir que o desenho como um apoio pedagógiconão está suficientemente internalizado e objetivadonas suas práticas. Por outro lado, ele aparece comoum adereço para tornar a sala de aula mais bonita.Nesse sentido, a pesquisa reforçou o que outras jádisseram sobre o quanto as lembranças e as imagenssobre o que aprendemos, em especial nos anos iniciais,são importantes para as aprendizagens posteriorese, sobretudo, para as escolhas que fazemos aolongo da nossa jornada pessoal e profissional.
id UNEB-3_12facafa28d07880d49762d63943cf13
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/314
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizaçõesPratica pedagógica. Educação básicaA pesquisa apresentada nesta dissertação deMestrado teve como motor a minha trajetóriacomo aprendiz de professor e a maneira comofui me apropriando dos conhecimentos ao longoda minha caminhada pessoal e profissional. Paratal, fui pesquisar o valor do desenho infantil natrajetória de quatro professoras e um professorda rede pública do município de Sinop (MT). Ametodologia está focada no uso das narrativas comnuances de um trabalho biográfico inspirado emJosso (2004). O intuito principal foi o de tornarvisível o valor que atribuíam ao uso do desenhoinfantil em sala de aula, tendo nas lembranças desuas trajetórias educativas, as matrizes potenciais(PERES, 1999) de reservatórios frente possíveisvalorizações. Também fiz uma tentativa de traçaralgumas nuances sobre a influência das referidaslembranças em suas práticas pedagógicas. Foi possível perceber nos resultados da pesquisa, reveladospelas professoras e pelo professor, sujeitos destapesquisa, que a valorização (ou não) do desenhoestá permeada pelas influências de suas trajetóriasde aprendizagem. Com base nos dados, pode-seinferir que o desenho como um apoio pedagógiconão está suficientemente internalizado e objetivadonas suas práticas. Por outro lado, ele aparece comoum adereço para tornar a sala de aula mais bonita.Nesse sentido, a pesquisa reforçou o que outras jádisseram sobre o quanto as lembranças e as imagenssobre o que aprendemos, em especial nos anos iniciais,são importantes para as aprendizagens posteriorese, sobretudo, para as escolhas que fazemos aolongo da nossa jornada pessoal e profissional.UNEB2013-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/31410.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v20.n36reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314/264Jarabiza, Vanderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:19:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/314Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:19:56Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
title O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
spellingShingle O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
Jarabiza, Vander
Pratica pedagógica. Educação básica
title_short O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
title_full O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
title_fullStr O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
title_full_unstemmed O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
title_sort O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
author Jarabiza, Vander
author_facet Jarabiza, Vander
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jarabiza, Vander
dc.subject.por.fl_str_mv Pratica pedagógica. Educação básica
topic Pratica pedagógica. Educação básica
description A pesquisa apresentada nesta dissertação deMestrado teve como motor a minha trajetóriacomo aprendiz de professor e a maneira comofui me apropriando dos conhecimentos ao longoda minha caminhada pessoal e profissional. Paratal, fui pesquisar o valor do desenho infantil natrajetória de quatro professoras e um professorda rede pública do município de Sinop (MT). Ametodologia está focada no uso das narrativas comnuances de um trabalho biográfico inspirado emJosso (2004). O intuito principal foi o de tornarvisível o valor que atribuíam ao uso do desenhoinfantil em sala de aula, tendo nas lembranças desuas trajetórias educativas, as matrizes potenciais(PERES, 1999) de reservatórios frente possíveisvalorizações. Também fiz uma tentativa de traçaralgumas nuances sobre a influência das referidaslembranças em suas práticas pedagógicas. Foi possível perceber nos resultados da pesquisa, reveladospelas professoras e pelo professor, sujeitos destapesquisa, que a valorização (ou não) do desenhoestá permeada pelas influências de suas trajetóriasde aprendizagem. Com base nos dados, pode-seinferir que o desenho como um apoio pedagógiconão está suficientemente internalizado e objetivadonas suas práticas. Por outro lado, ele aparece comoum adereço para tornar a sala de aula mais bonita.Nesse sentido, a pesquisa reforçou o que outras jádisseram sobre o quanto as lembranças e as imagenssobre o que aprendemos, em especial nos anos iniciais,são importantes para as aprendizagens posteriorese, sobretudo, para as escolhas que fazemos aolongo da nossa jornada pessoal e profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314
10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314/264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955550851072