O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314 |
Resumo: | A pesquisa apresentada nesta dissertação deMestrado teve como motor a minha trajetóriacomo aprendiz de professor e a maneira comofui me apropriando dos conhecimentos ao longoda minha caminhada pessoal e profissional. Paratal, fui pesquisar o valor do desenho infantil natrajetória de quatro professoras e um professorda rede pública do município de Sinop (MT). Ametodologia está focada no uso das narrativas comnuances de um trabalho biográfico inspirado emJosso (2004). O intuito principal foi o de tornarvisível o valor que atribuíam ao uso do desenhoinfantil em sala de aula, tendo nas lembranças desuas trajetórias educativas, as matrizes potenciais(PERES, 1999) de reservatórios frente possíveisvalorizações. Também fiz uma tentativa de traçaralgumas nuances sobre a influência das referidaslembranças em suas práticas pedagógicas. Foi possível perceber nos resultados da pesquisa, reveladospelas professoras e pelo professor, sujeitos destapesquisa, que a valorização (ou não) do desenhoestá permeada pelas influências de suas trajetóriasde aprendizagem. Com base nos dados, pode-seinferir que o desenho como um apoio pedagógiconão está suficientemente internalizado e objetivadonas suas práticas. Por outro lado, ele aparece comoum adereço para tornar a sala de aula mais bonita.Nesse sentido, a pesquisa reforçou o que outras jádisseram sobre o quanto as lembranças e as imagenssobre o que aprendemos, em especial nos anos iniciais,são importantes para as aprendizagens posteriorese, sobretudo, para as escolhas que fazemos aolongo da nossa jornada pessoal e profissional. |
id |
UNEB-3_12facafa28d07880d49762d63943cf13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/314 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizaçõesPratica pedagógica. Educação básicaA pesquisa apresentada nesta dissertação deMestrado teve como motor a minha trajetóriacomo aprendiz de professor e a maneira comofui me apropriando dos conhecimentos ao longoda minha caminhada pessoal e profissional. Paratal, fui pesquisar o valor do desenho infantil natrajetória de quatro professoras e um professorda rede pública do município de Sinop (MT). Ametodologia está focada no uso das narrativas comnuances de um trabalho biográfico inspirado emJosso (2004). O intuito principal foi o de tornarvisível o valor que atribuíam ao uso do desenhoinfantil em sala de aula, tendo nas lembranças desuas trajetórias educativas, as matrizes potenciais(PERES, 1999) de reservatórios frente possíveisvalorizações. Também fiz uma tentativa de traçaralgumas nuances sobre a influência das referidaslembranças em suas práticas pedagógicas. Foi possível perceber nos resultados da pesquisa, reveladospelas professoras e pelo professor, sujeitos destapesquisa, que a valorização (ou não) do desenhoestá permeada pelas influências de suas trajetóriasde aprendizagem. Com base nos dados, pode-seinferir que o desenho como um apoio pedagógiconão está suficientemente internalizado e objetivadonas suas práticas. Por outro lado, ele aparece comoum adereço para tornar a sala de aula mais bonita.Nesse sentido, a pesquisa reforçou o que outras jádisseram sobre o quanto as lembranças e as imagenssobre o que aprendemos, em especial nos anos iniciais,são importantes para as aprendizagens posteriorese, sobretudo, para as escolhas que fazemos aolongo da nossa jornada pessoal e profissional.UNEB2013-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/31410.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v20.n36reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314/264Jarabiza, Vanderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:19:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/314Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:19:56Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações |
title |
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações |
spellingShingle |
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações Jarabiza, Vander Pratica pedagógica. Educação básica |
title_short |
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações |
title_full |
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações |
title_fullStr |
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações |
title_full_unstemmed |
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações |
title_sort |
O desenho infantil na prática pedagógica de professores da educação básica: das vivências às valorizações |
author |
Jarabiza, Vander |
author_facet |
Jarabiza, Vander |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jarabiza, Vander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pratica pedagógica. Educação básica |
topic |
Pratica pedagógica. Educação básica |
description |
A pesquisa apresentada nesta dissertação deMestrado teve como motor a minha trajetóriacomo aprendiz de professor e a maneira comofui me apropriando dos conhecimentos ao longoda minha caminhada pessoal e profissional. Paratal, fui pesquisar o valor do desenho infantil natrajetória de quatro professoras e um professorda rede pública do município de Sinop (MT). Ametodologia está focada no uso das narrativas comnuances de um trabalho biográfico inspirado emJosso (2004). O intuito principal foi o de tornarvisível o valor que atribuíam ao uso do desenhoinfantil em sala de aula, tendo nas lembranças desuas trajetórias educativas, as matrizes potenciais(PERES, 1999) de reservatórios frente possíveisvalorizações. Também fiz uma tentativa de traçaralgumas nuances sobre a influência das referidaslembranças em suas práticas pedagógicas. Foi possível perceber nos resultados da pesquisa, reveladospelas professoras e pelo professor, sujeitos destapesquisa, que a valorização (ou não) do desenhoestá permeada pelas influências de suas trajetóriasde aprendizagem. Com base nos dados, pode-seinferir que o desenho como um apoio pedagógiconão está suficientemente internalizado e objetivadonas suas práticas. Por outro lado, ele aparece comoum adereço para tornar a sala de aula mais bonita.Nesse sentido, a pesquisa reforçou o que outras jádisseram sobre o quanto as lembranças e as imagenssobre o que aprendemos, em especial nos anos iniciais,são importantes para as aprendizagens posteriorese, sobretudo, para as escolhas que fazemos aolongo da nossa jornada pessoal e profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/314/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955550851072 |