MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4977 |
Resumo: | O texto analisa como a mais sistemática e informada reforma do ensino secundário no século XIX em Portugal, datada de 1894-1895, configura os valores preponderantes para reconhecer a herança cultural do país e dessa forma inscrever duradouramente no currículo da educação pública a questão do patrimônio como fator estruturante da consolidação do Estado-nação. A reforma que leva o nome do principal político, pedagogo e investigador que nela participa, Jaime Moniz, atualiza o sistema português de ensino de acordo com as experiências internacionais, marcando um momento fundador da educação comparada e o ponto de adesão a uma pedagogia de âmbito universal. Tal como nas experiências pedagógicas de outros países, o alcance da instrução secundária joga-se, então, na formação de uma classe média com um conhecimento geral que serve de âncora para os estudos superiores e constitui o ponto comum da mentalidade nacional, da formação do espírito público e da união moral da nação. |
id |
UNEB-3_13e8726c7722a17507299e78268abddd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4977 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895)Jaime MonizInstrução secundáriaHerança culturalMonumentosO texto analisa como a mais sistemática e informada reforma do ensino secundário no século XIX em Portugal, datada de 1894-1895, configura os valores preponderantes para reconhecer a herança cultural do país e dessa forma inscrever duradouramente no currículo da educação pública a questão do patrimônio como fator estruturante da consolidação do Estado-nação. A reforma que leva o nome do principal político, pedagogo e investigador que nela participa, Jaime Moniz, atualiza o sistema português de ensino de acordo com as experiências internacionais, marcando um momento fundador da educação comparada e o ponto de adesão a uma pedagogia de âmbito universal. Tal como nas experiências pedagógicas de outros países, o alcance da instrução secundária joga-se, então, na formação de uma classe média com um conhecimento geral que serve de âncora para os estudos superiores e constitui o ponto comum da mentalidade nacional, da formação do espírito público e da união moral da nação.UNEB2018-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/497710.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p233-249Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 233-2492358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n51reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4977/3184Copyright (c) 2018 António Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenriques, António2023-04-18T00:46:10Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4977Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:46:10Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895) |
title |
MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895) |
spellingShingle |
MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895) Henriques, António Jaime Moniz Instrução secundária Herança cultural Monumentos |
title_short |
MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895) |
title_full |
MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895) |
title_fullStr |
MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895) |
title_full_unstemmed |
MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895) |
title_sort |
MODERNIDADE PEDAGÓGICA, TRANSMISSÃO DA HERANÇA CULTURAL E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NA REFORMA DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PORTUGAL (1894-1895) |
author |
Henriques, António |
author_facet |
Henriques, António |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jaime Moniz Instrução secundária Herança cultural Monumentos |
topic |
Jaime Moniz Instrução secundária Herança cultural Monumentos |
description |
O texto analisa como a mais sistemática e informada reforma do ensino secundário no século XIX em Portugal, datada de 1894-1895, configura os valores preponderantes para reconhecer a herança cultural do país e dessa forma inscrever duradouramente no currículo da educação pública a questão do patrimônio como fator estruturante da consolidação do Estado-nação. A reforma que leva o nome do principal político, pedagogo e investigador que nela participa, Jaime Moniz, atualiza o sistema português de ensino de acordo com as experiências internacionais, marcando um momento fundador da educação comparada e o ponto de adesão a uma pedagogia de âmbito universal. Tal como nas experiências pedagógicas de outros países, o alcance da instrução secundária joga-se, então, na formação de uma classe média com um conhecimento geral que serve de âncora para os estudos superiores e constitui o ponto comum da mentalidade nacional, da formação do espírito público e da união moral da nação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4977 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p233-249 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4977 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p233-249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4977/3184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 António Henriques info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 António Henriques |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 51 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 233-249 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v27.n51 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956707430400 |