EDITORIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Livia Fialho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nunes, Eduardo Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1020
Resumo: O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, reúne 17 artigos sobre a temática Mídias e DesignPedagógico e contou com a colaboração dos coordenadores Alfredo Matta e Maria Olívia Matos, professores do Departamento de Educação (Campus I) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. As discussões apresentadas, ao tempo em que parecem novas para o campo da Educação, fazem parte de um conjunto de interpelações sobre como o ato de ensinar é convidado a dialogar com as tendências da contemporaneidade.Os artigos deste número propõem um debate a respeito do papel do designpedagógico e das mídias no processo de construção de conhecimento na realidade educativa atual, ressaltando a positividade dessa nova norma, que, em última instância, tem sido aquela mobilizada com o intuito de ensinar aos jovens as competências para decifrar informações num mundo caracterizado pela agilidade e circulação dos conteúdos. Qual o papel do professor num ensino a distância, cuja dinâmica o separa do seu interlocutor por uma tela de computador e o dilui nas salas de discussão on-line, conferindo-lhe o lugar de mediador? Quais são as novas formas de transmissão? Quem é o estudante virtual? A construção de novos paradigmas que integrem as várias gerações desafia o campo na sua capacidade criativa para elaborar metodologias eficazes que potencializem as mídias na difusão do conhecimento.
id UNEB-3_164ce70fded5ff2f7c8d72c508e9c386
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1020
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling EDITORIALO número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, reúne 17 artigos sobre a temática Mídias e DesignPedagógico e contou com a colaboração dos coordenadores Alfredo Matta e Maria Olívia Matos, professores do Departamento de Educação (Campus I) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. As discussões apresentadas, ao tempo em que parecem novas para o campo da Educação, fazem parte de um conjunto de interpelações sobre como o ato de ensinar é convidado a dialogar com as tendências da contemporaneidade.Os artigos deste número propõem um debate a respeito do papel do designpedagógico e das mídias no processo de construção de conhecimento na realidade educativa atual, ressaltando a positividade dessa nova norma, que, em última instância, tem sido aquela mobilizada com o intuito de ensinar aos jovens as competências para decifrar informações num mundo caracterizado pela agilidade e circulação dos conteúdos. Qual o papel do professor num ensino a distância, cuja dinâmica o separa do seu interlocutor por uma tela de computador e o dilui nas salas de discussão on-line, conferindo-lhe o lugar de mediador? Quais são as novas formas de transmissão? Quem é o estudante virtual? A construção de novos paradigmas que integrem as várias gerações desafia o campo na sua capacidade criativa para elaborar metodologias eficazes que potencializem as mídias na difusão do conhecimento.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/102010.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1020/703Costa, Livia FialhoNunes, Eduardo Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:30:02Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1020Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:30:02Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDITORIAL
title EDITORIAL
spellingShingle EDITORIAL
Costa, Livia Fialho
title_short EDITORIAL
title_full EDITORIAL
title_fullStr EDITORIAL
title_full_unstemmed EDITORIAL
title_sort EDITORIAL
author Costa, Livia Fialho
author_facet Costa, Livia Fialho
Nunes, Eduardo Fernandes
author_role author
author2 Nunes, Eduardo Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Livia Fialho
Nunes, Eduardo Fernandes
description O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, reúne 17 artigos sobre a temática Mídias e DesignPedagógico e contou com a colaboração dos coordenadores Alfredo Matta e Maria Olívia Matos, professores do Departamento de Educação (Campus I) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. As discussões apresentadas, ao tempo em que parecem novas para o campo da Educação, fazem parte de um conjunto de interpelações sobre como o ato de ensinar é convidado a dialogar com as tendências da contemporaneidade.Os artigos deste número propõem um debate a respeito do papel do designpedagógico e das mídias no processo de construção de conhecimento na realidade educativa atual, ressaltando a positividade dessa nova norma, que, em última instância, tem sido aquela mobilizada com o intuito de ensinar aos jovens as competências para decifrar informações num mundo caracterizado pela agilidade e circulação dos conteúdos. Qual o papel do professor num ensino a distância, cuja dinâmica o separa do seu interlocutor por uma tela de computador e o dilui nas salas de discussão on-line, conferindo-lhe o lugar de mediador? Quais são as novas formas de transmissão? Quem é o estudante virtual? A construção de novos paradigmas que integrem as várias gerações desafia o campo na sua capacidade criativa para elaborar metodologias eficazes que potencializem as mídias na difusão do conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1020
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1020
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1020/703
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955932532736