A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de, Gouvêa, Fernando César Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8268
Resumo: Este artigo tem o objetivo de investigar a expansão do ensino médio no estado do Rio de Janeiro no arco de tempo de 1945 a 1955, com ênfase sobre a escola secundária. Trata-se de um trabalho ancorado em pesquisa bibliográfica e documental no campo da História da Educação. Percebe-se a discreta participação do poder público na criação de escolas dessa modalidade e, mais do que isto, a política de prover bolsas de estudo para a frequência em escolas privadas. Busca-se, ainda, abordar os problemas relativos aos baixos índices de conclusão e ao desafio de alargar o atendimento a um número expressivo de estudantes que se mantinham a margem do ensino médio no estado do Rio de Janeiro.
id UNEB-3_3ace1206a281b41eb83423bf5ce110ee
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8268
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)History of EducationSecondary EducationRio de Janeiro StateHistória da EducaçãoEnsino secundárioEstado do Rio de JaneiroEste artigo tem o objetivo de investigar a expansão do ensino médio no estado do Rio de Janeiro no arco de tempo de 1945 a 1955, com ênfase sobre a escola secundária. Trata-se de um trabalho ancorado em pesquisa bibliográfica e documental no campo da História da Educação. Percebe-se a discreta participação do poder público na criação de escolas dessa modalidade e, mais do que isto, a política de prover bolsas de estudo para a frequência em escolas privadas. Busca-se, ainda, abordar os problemas relativos aos baixos índices de conclusão e ao desafio de alargar o atendimento a um número expressivo de estudantes que se mantinham a margem do ensino médio no estado do Rio de Janeiro.UNEB2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/826810.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p258-274Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 258-2742358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n59reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8268/6967Copyright (c) 2020 Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra, Claudia Maria Costa Alves de Oliveira, Fernando César Ferreira Gouvêainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Amália Cristina Dias da RochaOliveira, Claudia Maria Costa Alves deGouvêa, Fernando César Ferreira2023-04-18T00:27:22Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8268Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:27:22Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)
title A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)
spellingShingle A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)
Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
History of Education
Secondary Education
Rio de Janeiro State
História da Educação
Ensino secundário
Estado do Rio de Janeiro
title_short A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)
title_full A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)
title_fullStr A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)
title_full_unstemmed A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)
title_sort A Escola Secundária fluminense:: organização, financiamento e desafios (1945-1955)
author Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
author_facet Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
Gouvêa, Fernando César Ferreira
author_role author
author2 Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
Gouvêa, Fernando César Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv History of Education
Secondary Education
Rio de Janeiro State
História da Educação
Ensino secundário
Estado do Rio de Janeiro
topic History of Education
Secondary Education
Rio de Janeiro State
História da Educação
Ensino secundário
Estado do Rio de Janeiro
description Este artigo tem o objetivo de investigar a expansão do ensino médio no estado do Rio de Janeiro no arco de tempo de 1945 a 1955, com ênfase sobre a escola secundária. Trata-se de um trabalho ancorado em pesquisa bibliográfica e documental no campo da História da Educação. Percebe-se a discreta participação do poder público na criação de escolas dessa modalidade e, mais do que isto, a política de prover bolsas de estudo para a frequência em escolas privadas. Busca-se, ainda, abordar os problemas relativos aos baixos índices de conclusão e ao desafio de alargar o atendimento a um número expressivo de estudantes que se mantinham a margem do ensino médio no estado do Rio de Janeiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8268
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p258-274
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8268
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p258-274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8268/6967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 258-274
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n59
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957223329792