Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Clarice Wilken de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Leôncio, Silva, Fernanda Aparecida Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5157
Resumo: A atenção à riqueza das experiências culturais presentes nas múltiplas identidades dos jovens e adultos é a base dos movimentos de educação e cultura popular que eclodiram no Brasil na década de 1960. Destacam-se os conceitos assumidos, os objetivos e os planos de ação desenvolvidos no interior do Movimento de Cultura Popular (MCP); da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) com o objetivo de delinear a educação e cultura popular em diferentes contextos e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. Conclui-se que as contribuições da história, trazidas à luz nas referências da década de 1960, indicam a necessidade de um trabalho de cultura popular assumidamente libertador, não mais pensado como uma cultura para as pessoas, mas com as pessoas, com os sujeitos participantes e construtores de uma sociedade que os represente.   
id UNEB-3_3da4575acc4ca656594f1b45a74192ea
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5157
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Educação, cultura popular e educação de jovens e adultosYoung and Adult EducationPopular educationPopular cultureMovement of education and popular cultureSubjectEducação de Jovens e AdultosEducação popularCultura popularMovimentos de educação e cultura popularSujeitosA atenção à riqueza das experiências culturais presentes nas múltiplas identidades dos jovens e adultos é a base dos movimentos de educação e cultura popular que eclodiram no Brasil na década de 1960. Destacam-se os conceitos assumidos, os objetivos e os planos de ação desenvolvidos no interior do Movimento de Cultura Popular (MCP); da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) com o objetivo de delinear a educação e cultura popular em diferentes contextos e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. Conclui-se que as contribuições da história, trazidas à luz nas referências da década de 1960, indicam a necessidade de um trabalho de cultura popular assumidamente libertador, não mais pensado como uma cultura para as pessoas, mas com as pessoas, com os sujeitos participantes e construtores de uma sociedade que os represente.   UNEB2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/515710.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p403-416Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 403-4162358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n59reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5157/6974Copyright (c) 2020 Clarice Wilken de Pinho, Leôncio Soares, Fernanda Aparecida Rodrigues Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Clarice Wilken deSoares, LeôncioSilva, Fernanda Aparecida Rodrigues2023-04-18T00:26:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5157Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:26Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos
title Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos
spellingShingle Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos
Pinho, Clarice Wilken de
Young and Adult Education
Popular education
Popular culture
Movement of education and popular culture
Subject
Educação de Jovens e Adultos
Educação popular
Cultura popular
Movimentos de educação e cultura popular
Sujeitos
title_short Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos
title_full Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos
title_fullStr Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos
title_sort Educação, cultura popular e educação de jovens e adultos
author Pinho, Clarice Wilken de
author_facet Pinho, Clarice Wilken de
Soares, Leôncio
Silva, Fernanda Aparecida Rodrigues
author_role author
author2 Soares, Leôncio
Silva, Fernanda Aparecida Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Clarice Wilken de
Soares, Leôncio
Silva, Fernanda Aparecida Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Young and Adult Education
Popular education
Popular culture
Movement of education and popular culture
Subject
Educação de Jovens e Adultos
Educação popular
Cultura popular
Movimentos de educação e cultura popular
Sujeitos
topic Young and Adult Education
Popular education
Popular culture
Movement of education and popular culture
Subject
Educação de Jovens e Adultos
Educação popular
Cultura popular
Movimentos de educação e cultura popular
Sujeitos
description A atenção à riqueza das experiências culturais presentes nas múltiplas identidades dos jovens e adultos é a base dos movimentos de educação e cultura popular que eclodiram no Brasil na década de 1960. Destacam-se os conceitos assumidos, os objetivos e os planos de ação desenvolvidos no interior do Movimento de Cultura Popular (MCP); da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) com o objetivo de delinear a educação e cultura popular em diferentes contextos e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. Conclui-se que as contribuições da história, trazidas à luz nas referências da década de 1960, indicam a necessidade de um trabalho de cultura popular assumidamente libertador, não mais pensado como uma cultura para as pessoas, mas com as pessoas, com os sujeitos participantes e construtores de uma sociedade que os represente.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5157
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p403-416
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5157
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p403-416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5157/6974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Clarice Wilken de Pinho, Leôncio Soares, Fernanda Aparecida Rodrigues Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Clarice Wilken de Pinho, Leôncio Soares, Fernanda Aparecida Rodrigues Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 59 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 403-416
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n59
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956713721856