Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazziotin, Luciane Sgarbi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/304
Resumo: Por meio das memórias de doze sujeitos, analisam-se, nesta investigação, algumaspráticas de escolarização que determinaram pistas sobre a sistematização daeducação na região rural do município de Bom Jesus, localizado no Rio Grandedo Sul, nos chamados Campos de Cima da Serra. A pesquisa teve o objetivo deinventariar e analisar determinadas maneiras de contornar a carência de escolas, naregião referida, entre os anos de 1910 e 1940. A metodologia utilizada foi a HistóriaOral, as memórias escutadas pertencem ao Acervo Municipal de Memória Oral daCidade. No contexto pesquisado, vários elementos compõem o processo de entenderas práticas que institucionalizaram, em certa medida, o que foi denominado de “aulascom professores em casa”, prática adotada no meio rural em razão da ausência deescolas. Os elementos discutidos na pesquisa dizem respeito às relações de gênero,questões econômicas, culturais, políticas e religiosas. A relação entre eles vai, aolongo da investigação, tecendo um cenário de educação, com suas especificidadesculturais interligadas às políticas públicas da educação em âmbitos estaduais enacionais.
id UNEB-3_3dafec45fe881ce3634da656b00664e3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/304
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)Por meio das memórias de doze sujeitos, analisam-se, nesta investigação, algumaspráticas de escolarização que determinaram pistas sobre a sistematização daeducação na região rural do município de Bom Jesus, localizado no Rio Grandedo Sul, nos chamados Campos de Cima da Serra. A pesquisa teve o objetivo deinventariar e analisar determinadas maneiras de contornar a carência de escolas, naregião referida, entre os anos de 1910 e 1940. A metodologia utilizada foi a HistóriaOral, as memórias escutadas pertencem ao Acervo Municipal de Memória Oral daCidade. No contexto pesquisado, vários elementos compõem o processo de entenderas práticas que institucionalizaram, em certa medida, o que foi denominado de “aulascom professores em casa”, prática adotada no meio rural em razão da ausência deescolas. Os elementos discutidos na pesquisa dizem respeito às relações de gênero,questões econômicas, culturais, políticas e religiosas. A relação entre eles vai, aolongo da investigação, tecendo um cenário de educação, com suas especificidadesculturais interligadas às políticas públicas da educação em âmbitos estaduais enacionais.UNEB2013-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/30410.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v20.n36reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/304/254Grazziotin, Luciane Sgarbiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:22:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/304Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:22:15Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)
title Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)
spellingShingle Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)
Grazziotin, Luciane Sgarbi
title_short Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)
title_full Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)
title_fullStr Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)
title_full_unstemmed Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)
title_sort Aulas com professores em casa: momórias do ensino rural em Bom Jesus (1910-1940)
author Grazziotin, Luciane Sgarbi
author_facet Grazziotin, Luciane Sgarbi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazziotin, Luciane Sgarbi
description Por meio das memórias de doze sujeitos, analisam-se, nesta investigação, algumaspráticas de escolarização que determinaram pistas sobre a sistematização daeducação na região rural do município de Bom Jesus, localizado no Rio Grandedo Sul, nos chamados Campos de Cima da Serra. A pesquisa teve o objetivo deinventariar e analisar determinadas maneiras de contornar a carência de escolas, naregião referida, entre os anos de 1910 e 1940. A metodologia utilizada foi a HistóriaOral, as memórias escutadas pertencem ao Acervo Municipal de Memória Oral daCidade. No contexto pesquisado, vários elementos compõem o processo de entenderas práticas que institucionalizaram, em certa medida, o que foi denominado de “aulascom professores em casa”, prática adotada no meio rural em razão da ausência deescolas. Os elementos discutidos na pesquisa dizem respeito às relações de gênero,questões econômicas, culturais, políticas e religiosas. A relação entre eles vai, aolongo da investigação, tecendo um cenário de educação, com suas especificidadesculturais interligadas às políticas públicas da educação em âmbitos estaduais enacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/304
10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/304
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/304/254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955536171008