Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/305 |
Resumo: | Este artigo procura analisar o que dizem e o que silenciam os professores e professorasda cidade sobre os alunos e alunas da roça; como representam os alunos e as alunasda roça em suas práticas discursivas/pedagógicas. Por entender que as identidadessão pontos de apego temporário às posições-de-sujeito que as práticas discursivasconstroem para nós, busco analisar as práticas discursivas que se materializam na escolada cidade e que materializam as identidades dos alunos e alunas da roça, por meio dainscrição desses sujeitos nos discursos escolares dos professores e professoras, sendoeste um espaço de ancoração simbólica e cambiante dos sentidos e saberes fundadoresde identidades. Portanto, este texto traz práticas discursivas/pedagógicas desenvolvidasna escola da cidade, desvelando os sentidos produzidos sobre os alunos e alunas da roçapor meio dos relatos dos professores e professoras do Programa Educação de Jovense Adultos (EJA) do município de Serrolândia (BA) e pelas atividades desenvolvidasnas salas de aula, mostrando os fios discursivos tecidos na escola na “legitimação”,desconstrução, contestação e negociação da identidade e dos saberes do aluno e alunada roça que estudam na cidade. |
id |
UNEB-3_3fec8155df999177ec7640dc8ea60adb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/305 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola.Este artigo procura analisar o que dizem e o que silenciam os professores e professorasda cidade sobre os alunos e alunas da roça; como representam os alunos e as alunasda roça em suas práticas discursivas/pedagógicas. Por entender que as identidadessão pontos de apego temporário às posições-de-sujeito que as práticas discursivasconstroem para nós, busco analisar as práticas discursivas que se materializam na escolada cidade e que materializam as identidades dos alunos e alunas da roça, por meio dainscrição desses sujeitos nos discursos escolares dos professores e professoras, sendoeste um espaço de ancoração simbólica e cambiante dos sentidos e saberes fundadoresde identidades. Portanto, este texto traz práticas discursivas/pedagógicas desenvolvidasna escola da cidade, desvelando os sentidos produzidos sobre os alunos e alunas da roçapor meio dos relatos dos professores e professoras do Programa Educação de Jovense Adultos (EJA) do município de Serrolândia (BA) e pelas atividades desenvolvidasnas salas de aula, mostrando os fios discursivos tecidos na escola na “legitimação”,desconstrução, contestação e negociação da identidade e dos saberes do aluno e alunada roça que estudam na cidade.UNEB2013-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/30510.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v20.n36reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/305/255Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:21:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/305Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:21:52Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. |
title |
Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. |
spellingShingle |
Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
title_short |
Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. |
title_full |
Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. |
title_fullStr |
Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. |
title_full_unstemmed |
Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. |
title_sort |
Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. |
author |
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author_facet |
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco |
description |
Este artigo procura analisar o que dizem e o que silenciam os professores e professorasda cidade sobre os alunos e alunas da roça; como representam os alunos e as alunasda roça em suas práticas discursivas/pedagógicas. Por entender que as identidadessão pontos de apego temporário às posições-de-sujeito que as práticas discursivasconstroem para nós, busco analisar as práticas discursivas que se materializam na escolada cidade e que materializam as identidades dos alunos e alunas da roça, por meio dainscrição desses sujeitos nos discursos escolares dos professores e professoras, sendoeste um espaço de ancoração simbólica e cambiante dos sentidos e saberes fundadoresde identidades. Portanto, este texto traz práticas discursivas/pedagógicas desenvolvidasna escola da cidade, desvelando os sentidos produzidos sobre os alunos e alunas da roçapor meio dos relatos dos professores e professoras do Programa Educação de Jovense Adultos (EJA) do município de Serrolândia (BA) e pelas atividades desenvolvidasnas salas de aula, mostrando os fios discursivos tecidos na escola na “legitimação”,desconstrução, contestação e negociação da identidade e dos saberes do aluno e alunada roça que estudam na cidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/305 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/305 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/305/255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955537219584 |