TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonneville, Jacques Jules
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/656
Resumo: Em seus aspectos teoricos, a questão da relação entre teoria e prática, no curso de pedagogia, já foi amplamente estudada. É um tema central nas propostas curriculares, cujos pressupostos teóricos, em resumo, rejeitam categoricamente a visão dicotômica, em todas as suas formas (dissociativa, associativa ou positivo-tecnológica), e afirmam a unidade indissolúvel entre os dois polos distintos e interdependentes, caracterizada por uma relação simultãnea e recipróca, e assentada sobre as seguintes premissas: 1) a teoria tem na prática, ao memsmo tempo, sua fonte e sua meta; 2) por sua vez, a prática deve ser enendida como uma atividade consciente e transformadora da realidade social. Destemodo, teoria e prática são dois componentes da "práxis", entendida como "atividade  teoríco-prática, ou seja, tem um lado ideal, teorico, e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos separar, isolar um do outro".
id UNEB-3_4779b77fa7850f2c7251b89bfe8a0b7f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/656
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIAEm seus aspectos teoricos, a questão da relação entre teoria e prática, no curso de pedagogia, já foi amplamente estudada. É um tema central nas propostas curriculares, cujos pressupostos teóricos, em resumo, rejeitam categoricamente a visão dicotômica, em todas as suas formas (dissociativa, associativa ou positivo-tecnológica), e afirmam a unidade indissolúvel entre os dois polos distintos e interdependentes, caracterizada por uma relação simultãnea e recipróca, e assentada sobre as seguintes premissas: 1) a teoria tem na prática, ao memsmo tempo, sua fonte e sua meta; 2) por sua vez, a prática deve ser enendida como uma atividade consciente e transformadora da realidade social. Destemodo, teoria e prática são dois componentes da "práxis", entendida como "atividade  teoríco-prática, ou seja, tem um lado ideal, teorico, e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos separar, isolar um do outro".UNEB2014-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/65610.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 2 n. 2 (1993): Revista da FAEEBA2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v2.n2reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/656/493Sonneville, Jacques Julesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:36:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/656Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:36:23Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Sonneville, Jacques Jules
title_short TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
author Sonneville, Jacques Jules
author_facet Sonneville, Jacques Jules
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonneville, Jacques Jules
description Em seus aspectos teoricos, a questão da relação entre teoria e prática, no curso de pedagogia, já foi amplamente estudada. É um tema central nas propostas curriculares, cujos pressupostos teóricos, em resumo, rejeitam categoricamente a visão dicotômica, em todas as suas formas (dissociativa, associativa ou positivo-tecnológica), e afirmam a unidade indissolúvel entre os dois polos distintos e interdependentes, caracterizada por uma relação simultãnea e recipróca, e assentada sobre as seguintes premissas: 1) a teoria tem na prática, ao memsmo tempo, sua fonte e sua meta; 2) por sua vez, a prática deve ser enendida como uma atividade consciente e transformadora da realidade social. Destemodo, teoria e prática são dois componentes da "práxis", entendida como "atividade  teoríco-prática, ou seja, tem um lado ideal, teorico, e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos separar, isolar um do outro".
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/656
10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/656
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/656/493
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 2 n. 2 (1993): Revista da FAEEBA
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v2.n2
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955889541120