Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/306 |
Resumo: | Considerando a centralidade da escola para a realização dos projetos individuais, esteartigo busca compreender os sentidos das experiências escolares para os/as jovens doDistrito Espraiado e fazendas, localizados em área rural do município baiano de Palmasde Monte Alto. Realizou-se um trabalho de campo, no qual a observação participante, aetnografia e a realização de grupos de discussão constituíram os principais instrumentosde coleta de dados. Foi realizada análise de 02 grupos de discussão com jovens dosexo masculino e feminino, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Aanálise foi feita com base no Método Documentário de Interpretação desenvolvidopor Karl Mannheim e adaptado para a pesquisa social empírica por Ralf Bohnsack.Os resultados apresentados aqui apontam que a escola tem significados positivos paramoças e rapazes, haja vista que se trata de uma área rural de pequeno município emque o processo de escolarização se deu de forma tardia e sexista. |
id |
UNEB-3_63f012c5dc4f45c3e0cab6d494804b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/306 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escolaConsiderando a centralidade da escola para a realização dos projetos individuais, esteartigo busca compreender os sentidos das experiências escolares para os/as jovens doDistrito Espraiado e fazendas, localizados em área rural do município baiano de Palmasde Monte Alto. Realizou-se um trabalho de campo, no qual a observação participante, aetnografia e a realização de grupos de discussão constituíram os principais instrumentosde coleta de dados. Foi realizada análise de 02 grupos de discussão com jovens dosexo masculino e feminino, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Aanálise foi feita com base no Método Documentário de Interpretação desenvolvidopor Karl Mannheim e adaptado para a pesquisa social empírica por Ralf Bohnsack.Os resultados apresentados aqui apontam que a escola tem significados positivos paramoças e rapazes, haja vista que se trata de uma área rural de pequeno município emque o processo de escolarização se deu de forma tardia e sexista.UNEB2013-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/30610.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v20.n36reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/306/256Silva, Catarina Malheirosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:21:40Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/306Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:21:40Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola |
title |
Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola |
spellingShingle |
Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola Silva, Catarina Malheiros |
title_short |
Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola |
title_full |
Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola |
title_fullStr |
Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola |
title_full_unstemmed |
Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola |
title_sort |
Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola |
author |
Silva, Catarina Malheiros |
author_facet |
Silva, Catarina Malheiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Catarina Malheiros |
description |
Considerando a centralidade da escola para a realização dos projetos individuais, esteartigo busca compreender os sentidos das experiências escolares para os/as jovens doDistrito Espraiado e fazendas, localizados em área rural do município baiano de Palmasde Monte Alto. Realizou-se um trabalho de campo, no qual a observação participante, aetnografia e a realização de grupos de discussão constituíram os principais instrumentosde coleta de dados. Foi realizada análise de 02 grupos de discussão com jovens dosexo masculino e feminino, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Aanálise foi feita com base no Método Documentário de Interpretação desenvolvidopor Karl Mannheim e adaptado para a pesquisa social empírica por Ralf Bohnsack.Os resultados apresentados aqui apontam que a escola tem significados positivos paramoças e rapazes, haja vista que se trata de uma área rural de pequeno município emque o processo de escolarização se deu de forma tardia e sexista. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/306 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/306 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/306/256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 20 n. 36 (2011): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v20.n36 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955539316736 |